Fútbol Callejero como Estratégia Metodológica para a Formação Humana: um estudo de revisão bibliográfica

Fútbol Callejero as a Methodological Strategy for Human Formation: a bibliographic review study

Autores

Palavras-chave:

Fútbol Callejero, Ensino, Formação Humana

Resumo

Com o objetivo de identificar e analisar as produções científicas relacionadas ao fútbol callejero, como estratégia metodológica para ampliar as possibilidades de trabalhar a formação humana em espaços de educação formal e não-formal, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma revisão bibliográfica, que utiliza a Análise Textual Discursiva para examinar periódicos indexados na CAPES e na BDTD. Os resultados convergiram na relevância da metodologia do fútbol callejero para a promoção de valores intrínsecos como respeito, companheirismo, solidariedade, autonomia e igualdade de gênero. Apesar das variações nos contextos, o enfoque e as categorias emergentes, as investigações ressaltam a versatilidade desse fenômeno educacional, que se adapta a distintos propósitos educacionais, corroborando sua relevância enquanto ferramenta pedagógica em prol da formação humana.

Palavras-chave: Fútbol Callejero; Ensino; Formação Humana.

 

Abstract

With the objective of identifying and analyzing the scientific productions related to fútbol callejero, as a methodological strategy to expand the work possibilities on human formation in formal and non-formal Education spaces, this research adopts a qualitative approach, characterized as a literature review, which uses Discursive Textual Analysis to examine journals indexed in CAPES and BDTD. The results converged on the relevance of the fútbol callejero methodology in the promotion of intrinsic values such as respect, companionship, solidarity, autonomy and gender equality. Despite the variations in contexts, focus and emerging categories, the investigations highlight the versatility of this educational phenomenon, which adapts to different educational purposes, corroborating its relevance as a pedagogical tool in favor of human formation.

Keywords: Fútbol Callejero; Teaching; Human Formation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudionor Nunes Cavalheiro, IFMT PDL

Doutorando em Ensino pela UNIVATES, Docente do IFMT. E-mail: claudionor.cavalheiro@ifmt.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2695-0103.

 

Valéria de Souza Marcelino, IFF - Instituto Federal Fluminense

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, Docente do IFF.  E-mail: vmarcelino67@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6024-3771

Derli Juliano Neuenfeldt, UNIVATES - Universidade Vale do Taquari

Doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento, Docente da UNIVATES. E-mail: derlijul@univates.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1875-7226.

 

Referências

APELANZ, Ildefonso. Movimiento fútbol callejero y las ligas COED en Estados Unidos. Revista Con, [S. l.], p. 1–8, 2016.

ARTAVIA-LORÍA, Roberto. Defensores del Chaco: o futuro construído por todos. Santiago: Viva Trust, 2008.

BASTOS, Eliana Nunes Maciel. Formação docente: por uma atuação humanística na Educação de Jovens e Adultos. 2020. Dissertação - IFPR, Curitiba, 2020.

BELMONTE, Maurício Mendes. Fútbol Callejero: processos educativos decorrentes de uma motricidade emergente. 2019. Doutorado em Educação - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

BELMONTE, Maurício Mendes; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Fútbol callejero: nascido e criado no Sul. Revista Crítica de Ciências Sociais, [S. l.], n. 116, p. 155–178, 2018. DOI: 10.4000/rccs.7403.

BELMONTE, Mauricio Mendes; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Fútbol callejero: esperançando alteridade. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 323–332, 2020. DOI: 10.29181/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p323-332.

CASTRO, Ligia Estronioli. A construção de valores orientada pela metodologia callejera na Educação Física Escolar. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018.

COON, Jeremy; DURBIN, Paula. Fútbol callejero y cambio en el conurbado de Buenos Aires. Desarrollo de Base. Revista de la Fundación Interamericana, [S. l.], v. 34, p. 11–21, 2013.

DARIDO, Suraya Cristina; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; GINCIENE, Guy. O afastamento e a indisciplina dos alunos de Educação Física Escolar. Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF - Disciplina: Problemáticas da Educação Física, [S. l.], 2018.

DOTTO, Augusto Dias. Esporte social, redes sociais e permeabilidades: uma análise do movimento de futebol callejero a partir das teorias das ações coletivas. 2019. Dissertação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre RS, 2019.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 23, n. 79, p. 257–272, 2002. DOI: 10.1590/S0101-73302002000300013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 54. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo SP: Atlas, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas nas escolas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, [S. l.], v. 14, n. 50, p. 27–38, 2006.

GRIFONI, Tiago. Processos educativos emergentes de uma unidade didática com o Fútbol Callejero nas aulas de Educação Física. 2020. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos SP, 2020.

GUTIERREZ, Cláudio Augusto Silva; DOTTO, Augusto; ALLET, Andressa. Futebol Callejero, juventude e cidadania. Lúdica Pedagógica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 19–29, 2016.

MORAES, Fabio De. Educação Física Escolar e a contribuição da metodologia callejera nos conhecimentos atitudinais. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.

MORAES, Fabio De; COUTO, Yara Aparecida. Os saberes atitudinais e a metodologia callejera na educação física escolar. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 134–145, 2021. DOI: 10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-145.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual: discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

OLIVEIRA, Maria Carolina Derencio; GRIFONI, Tiago; VAROTTO, Nathan Raphael. Participação de meninas no Fútbol Callejero: intervenção na Educação Física Escolar. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 15–26, 2020. DOI: 10.29181/2594-6463.2020.v4.n1.p15-26.

PEIXOTO, Ronny Barroso. Possibilidades para o protagonismo crítico mediado nas aulas de educação física na escola de tempo integral de Fortaleza. 2020. Dissertação - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

ROSSINI, Luciano; SERRANI, Esteban; WEIBEL, Matias; WAINFELD, Manuel. Fútbol callejero: juventud, liderazgo y participación-trayectorias juveniles em organizaciones sociales de América Latina. Buenos Aires: FUDE, 2012.

URBANETZ, Sandra Terezinha; BASTOS, Eliana Nunes Maciel. Paulo Freire e a Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Praxis Educativa, [S. l.], p. 1–14, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16602.011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/praxeduc/v16/1809-4309-praxeduc-16-e2116602.pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.

VAROTTO, Nathan Raphael. A prática social da mediação no fútbol callejero: processos educativos decorrentes. 2020. Dissertação - UFSCar, São Carlos SP, 2020.

VAROTTO, Nathan Raphael; GONÇALVES JUNIOR, Luiz; LEMOS, Fábio Ricardo Mizuno. Fútbol callejero: processos educativos emergentes da prática social da mediação. Kinesis, [S. l.], v. 35, n. 3, p. 91–100, 2017.

VAROTTO, Nathan Raphael; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira. Fútbol callejero: um olhar para os processos educativos. FuLiA / UFMG, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 43–60, 2019. DOI: 10.17851/2526-4494.4.2.43-60.

Downloads

Publicado

25/08/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 144
  • pdf downloads: 74

Como Citar

NUNES CAVALHEIRO, C.; MARCELINO, V.; NEUENFELDT, D. Fútbol Callejero como Estratégia Metodológica para a Formação Humana: um estudo de revisão bibliográfica: Fútbol Callejero as a Methodological Strategy for Human Formation: a bibliographic review study. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8819. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)