Configurações da Educação Social no contexto de crianças e adolescentes ameaçados de morte: relato das Educadoras Sociais do PPCAAM/PR

Configurations of Social Education in the context of death-threatened children and young people: PPCAAM/PR Social Educators’ report

Autores

Palavras-chave:

Educação Social, Pedagogia Social, Letalidade Juvenil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo caracterizar a prática pedagógica das Educadoras Sociais no contexto do Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM no âmbito do Estado do Paraná. O PPCAAM é um programa nacional, atuando em formato descentralizado nos Estados e Distrito Federal, por meio de convênio entre poder público e organizações da sociedade civil, pela garantia do direito à vida das crianças e adolescentes ameaçados de morte. O procedimento investigativo apresenta natureza qualitativa e exploratória, sendo que consistirá no emprego de entrevista semiestruturada para o levantamento de informações relacionadas ao cotidiano laboral das Educadoras Sociais que atuam com a temática em questão. O processo pedagógico consistirá como eixo central de elaboração da pesquisa, considerando o crescimento da violência letal contra crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Educação Social; Pedagogia Social; Letalidade Juvenil.

Abstract

This article aims to characterize the teaching practice of Social Educators in the context of the Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameçados de Morte – PPCAAM (Protection of Death-Threatened Children and Young People Program) in the State of Paraná. The PPCAAM is a national program, which acts in a decentralized way in the different States and Federal District by means of partnerships between the public power and civil society organizations, to guarantee the right to live of death-threatened children and adolescents. This is a qualitative and exploratory study, using semi-structured interview to gather information related to the routine work of social educators involved with the relevant theme. The teaching process is the central axis of the research elaboration, considering the growth of lethal violence against children and adolescents.

Keywords: Social Education; Social Pedagogy; Juvenile Lethality.

 

             

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Biografia do Autor

Tiago Marques do Carmo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Aluno de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bacharel em Serviço Social e Especialista em Gerontologia (UEPG). Licenciando em Pedagogia (UEPG). Assistente Social da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa. Atuou como Educador Social da Política Pública de Assistência Social por 13 anos. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NUPEPES/UEPG). E-mail: tiagomarquesdocarmo@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1698-1627

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professora lotada no Departamento de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NUPEPES/UEPG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação permanente, políticas públicas, terceira idade, educação de jovens e adultos e políticas educacionais. E-mail: paola_scortegagna@hotmail.com.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1243-1989.

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Publicado

03/12/2024
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Como Citar

MARQUES DO CARMO, T.; ANDRESSA SCORTEGAGNA, P. Configurações da Educação Social no contexto de crianças e adolescentes ameaçados de morte: relato das Educadoras Sociais do PPCAAM/PR: Configurations of Social Education in the context of death-threatened children and young people: PPCAAM/PR Social Educators’ report. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8734. Acesso em: 18 dez. 2024.