Cibercultura no contexto escolar de alunos com deficiência intelectual: conectando potenciais

Cyberculture in the school context of students with intellectual disabilities: connecting potentials

Autores

Palavras-chave:

Cibercultura; Deficiência; Feuerstein; Vigotski.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar reflexões sobre o uso da cibercultura no ensino escolar de alunos com deficiência intelectual com base nas teorias da aprendizagem de Vigotski e Feuerstein. Apontamos dois objetivos específicos: descrever a perspectiva de Vigotski e de Feuerstein para o processo de aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e correlacionar tais teorias à cibercultura. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica, ancorada em: Santaella (2003), Levy (1993), Lemos (2002; 2022), Buckingham (2006; 2008; 2010) entre outros, para discutir sobre a cibercultura e as contribuições teóricas de Vigotski (2021) e Feuerstein (2016) sobre a aprendizagem da criança com deficiência. Nas conclusões defende-se à cibercultura para a educação de crianças com deficiência intelectual em virtude da adequação das referidas teorias à realidade contemporânea.

Palavras-chave: Cibercultura; Deficiência; Feuerstein; Vigotski.

 

Abstract

This article aims to present reflections on the use of cyberculture in school teaching for students with intellectual disabilities based on the learning theories of Vygotski and Feuerstein. We point out two specific objectives: to describe Vygotsky and Feuerstein's perspective on the learning process of children with intellectual disabilities and to correlate such theories with cyberculture. This is a qualitative, bibliographical research, anchored in: Santaella (2003), Levy (1993), Lemos (2002; 2022), Buckingham (2006; 2008; 2010) among others, to discuss cyberculture and the theoretical contributions by Vigotski (2021) and Feuerstein (2016) on the learning of children with disabilities. The conclusions defend cyberculture for the education of children with intellectual disabilities due to the adequacy of the aforementioned theories to contemporary reality.

Keywords: Cyberculture; Deficiency; Feuerstein; Vygotsky.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rony Jefferson Albuquerque Farias, UFAL

Doutorando em educação pelo PPED/UNIT, Mestre em Sociedade e Políticas Públicas pelo SOTEPP/AL, Graduado em Pedagogia – ESTÁCIO e Direito - CESMAC, membro do NEEDI/UFAL, Membro do Conselho Científico da Editora GPHIAL e da Revista de Estudos Indígenas de Alagoas -Campiô. servidor público Técnico Administrativo em Educação na UFAL.

Email: profronyfarias@gmail.com. Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-0368-6047

 

Alexandre Chagas, UNIT

Doutor em Educação, PPED/UNIT; Mestre em Educação (PPED/UNIT), graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (2000). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Editor Gerente do Portal de Periódicos do Grupo Tiradentes com 14 revistas, especialista em sistema de submissão SEER (OJS) e processo editorial de periódicos e livros. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Email: profamchagas@gmail.com   Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-3459-4399

José Adelson Peixoto, UNEAL

Professor Titular na UNEAL, Campus Palmeira dos Índios, coordenador do Grupo de Pesquisas em História Índigena de Alagoas - GPHIAL e da Licenciatura Intercultural Índigena de Alagoas, Graduado em História – UNEAL, Mestre em Antroplogia – UFPB e Doutor em Ciências da Religião – UNICAP. Email: adelsonlopes@uneal.edu.br    Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-5179-108X

Referências

ARAÚJO, J. M. A pedagogia dos meios: um estudo preliminar. Trabalho de Conclusão de Curso FE/UFG. Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação, 2013

BUCKINGHAM, D. Cultura Digital: Educação Midiática e o lugar da Escolarização. Educação & Realidade, 35(3), 2010, 37-58. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/3172/317227078004.pdf Acesso em: 09 jan. 2023.

BUCKINGHAM, D. . O novo divisor digital. In: Revista Pátio, 11(44), 2008 09-11.

BUCKINGHAM, D. . Crescer na Era das Mídias: após a morte da infância. (G. Girardello & I. Orofino, Trad.). Florianópolis, 2006. [Trabalho não publicado].

BEYER, H. O. . O Fazer Psicopedagógico: a abordagem de Reuven Feuerstein a partir de Piaget e Vygotsky. Porto Alegre: Mediação, 2001.

CASTELLS, M. . A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FEUERSTEIN, R., FEUERSTEIN, R. S., & FALIK, L. H. . Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. (A. Kaehler, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

Han, B.-C. ). No enxame: perspectivas do digital. (L. Machado, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

LEMOS, A. ). Os desafios atuais da cibercultura, 2002. Disponível em: http://www.lab404.ufba.br/?p=3599 Acesso em: 10 fev. 2023.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina. 2002

LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2 ed. São Paulo: Editora 34. 1993

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8 ed.. São Paulo: Cortez. 2005

MANTOAN, M. T. A Solicitação do Meio Escolar e a Construção das Estruturas da Inteligência no Deficiente Mental. (Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas), 1991 Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/36466 Acesso em: 15 mar. 2023.

MANUAL de Orientação. Saúde de crianças e adolescentes na era digital. Departamento de Adolescência. Sociedade Brasileira de Pediatria. Out. 2016. Disponível em: http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/11/19166d-MOrient-SaudeCrian-e-Adolesc.pdf Acesso em: 09 jan. 2023.

PORTO, C., Oliveira, K. E., & CHAGAS, A. WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Editus – Edufba, 2017. Recuperado de http://books.scielo.org/id/r3xgc/pdf/porto-9788523220204.pdf Acesso em: 09 jan. 2023.

SANTAELLA, L. . Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-Humano. Revista Famecos, (22),2003, 23-32. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3229/2493 Acesso em:01 maio 2024.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L.S. Vigotski (Z. Prestes & E. Tunes, Org. e Trad.). São Paulo: Expressão Popular. 2021

VIGOTSKI, L. S.. Problemas de defectologia v.1 (Z. Prestes & E. Tunes, Org., Ed., Trad. e Rev. Técnica). São Paulo: Expressão Popular. 2021

ZANATTA DA ROS, S. Pedagogia e mediação em Reuven Feuerstein: o processo em adultos com história de deficiência. São Paulo: Plexus Editora. 2002

Downloads

Publicado

03/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 22
  • pdf downloads: 11

Como Citar

ALBUQUERQUE FARIAS, R. J.; CHAGAS, A.; PEIXOTO, J. A. Cibercultura no contexto escolar de alunos com deficiência intelectual: conectando potenciais: Cyberculture in the school context of students with intellectual disabilities: connecting potentials . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8615. Acesso em: 26 dez. 2024.