Cibercultura no contexto escolar de alunos com deficiência intelectual: conectando potenciais
Cyberculture in the school context of students with intellectual disabilities: connecting potentials
Palavras-chave:
Cibercultura; Deficiência; Feuerstein; Vigotski.Resumo
Este artigo objetiva apresentar reflexões sobre o uso da cibercultura no ensino escolar de alunos com deficiência intelectual com base nas teorias da aprendizagem de Vigotski e Feuerstein. Apontamos dois objetivos específicos: descrever a perspectiva de Vigotski e de Feuerstein para o processo de aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e correlacionar tais teorias à cibercultura. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica, ancorada em: Santaella (2003), Levy (1993), Lemos (2002; 2022), Buckingham (2006; 2008; 2010) entre outros, para discutir sobre a cibercultura e as contribuições teóricas de Vigotski (2021) e Feuerstein (2016) sobre a aprendizagem da criança com deficiência. Nas conclusões defende-se à cibercultura para a educação de crianças com deficiência intelectual em virtude da adequação das referidas teorias à realidade contemporânea.
Palavras-chave: Cibercultura; Deficiência; Feuerstein; Vigotski.
Abstract
This article aims to present reflections on the use of cyberculture in school teaching for students with intellectual disabilities based on the learning theories of Vygotski and Feuerstein. We point out two specific objectives: to describe Vygotsky and Feuerstein's perspective on the learning process of children with intellectual disabilities and to correlate such theories with cyberculture. This is a qualitative, bibliographical research, anchored in: Santaella (2003), Levy (1993), Lemos (2002; 2022), Buckingham (2006; 2008; 2010) among others, to discuss cyberculture and the theoretical contributions by Vigotski (2021) and Feuerstein (2016) on the learning of children with disabilities. The conclusions defend cyberculture for the education of children with intellectual disabilities due to the adequacy of the aforementioned theories to contemporary reality.
Keywords: Cyberculture; Deficiency; Feuerstein; Vygotsky.
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