O Programa Agrinho em Quixeré/CE: práticas docentes em meio ao agronegócio

El Programa Agrinho en Quixeré/CE: prácticas docentes entre el agronegocio

Autores

Palavras-chave:

Programa Agrinho, Quixeré, Escolas Rurais

Resumo

Busca-se analisar a inserção do agronegócio na educação básica a partir do Programa Agrinho, no município de Quixeré – Ceará, apresentando um panorama do programa considerando seu contexto histórico e sua relação com o agronegócio, bem como averiguando as percepções e práticas docentes a ele relacionadas. A metodologia considerou: i) levantamento bibliográfico; ii) realização de trabalho de campo; iii) levantamento documental; iv) aplicação e análise de entrevistas semiestruturadas com professoras e gestoras. Com a pesquisa realizada, verificou-se que as práticas docentes executadas ao longo do programa não abordam diretamente a perspectiva enaltecedora do agronegócio, porém percebeu-se que o agronegócio permeia a trajetória do programa através das formações, culminâncias e parcerias com a participação de empresas locais do setor.

Palavras-chave: Programa Agrinho; Quixeré; Escolas Rurais.  

 

Abstract

This research aims to analyze the insertion of agribusiness in basic education based on the Agrinho Program, in the municipality of Quixeré – Ceará, presenting an overview of the program considering its historical context and its relationship with agribusiness, as well as investigating teacher’s perceptions and practices related to it. The methodology considered: i) bibliographical survey; ii field survey; iii) documentary survey; iv) application and analysis of semi-structured interviews with teachers and school managers. With the research carried out, it was found that the teaching practices carried out throughout the program do not directly address the uplifting perspective of agribusiness, however it was noticed that agribusiness permeates the program's trajectory through training, culminations and partnerships with the participation of companies sector locations.

Keywords: Agrinho Program; Quixeré; Rural Schools.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Tamires Teotônio Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Geografia e Mestra em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Educação Básica. Realiza pesquisas nas áreas de Geografia Agrária, Ensino de Geografia e Educação, com ênfase nos seguintes temas: questão agrária; geografia escolar; ideologia do agronegócio e educação básica. E-mail para contato: tamyres_lyma@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9582-8489.

Leandro Vieira Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus de Caicó. Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Geografia Agrária, Geografia do Semiárido e Ensino de Geografia. E-mail para contato: leandro.cavalcante@ufrn.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3970-6655

Lúcia Helena de Brito, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências Sociais, Mestra em Educação e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFRN). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus de Limoeiro do Norte. Realiza pesquisas nas áreas de Educação e Sociologia, sobretudo acerca dos seguintes temas: cultura popular, sociabilidade, escola pública e processos formativos. E-mail para contato: lhelena.brito@uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0242-0709.

Referências

ALVES, Jackeline Silva. A disseminação do ideário pedagógico capitalista na educação do campo no estado de Goiás: o Programa Agrinho na escola (2008-2020). 2021. 210f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

CAMACHO, Rodrigo Simão. Paradigmas em disputa na educação do campo. 2014. 807f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2014.

CAVALCANTE, Leandro Vieira. “As firmas tomaram conta de tudo”: agronegócio e questão agrária no Baixo Jaguaribe – CE. 2019. 398f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.

CAVALCANTE, Leandro Vieira. Entre fazendas e firmas: agronegócio da fruticultura e concentração fundiária no Baixo Jaguaribe/CE. Campo-Território, Uberlândia, v. 18, p. 216-240, 2023.

CORDEIRO, Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e. “Agro sem partido”? Coerção e consenso - a investida do agronegócio na educação brasileira. Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v. 20, n. 41, p. 1-22, 2022.

CORDEIRO, Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e. “O agro é tudo”, inclusive educador? Intencionalidades e reflexos da investida do agronegócio na educação. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, XIV, Anais... ENANPEGE, Campina Grande, p. 1-19, 2021.

FREITAS, Bernadete Maria Coêlho. Expansão da fronteira agrícola capitalista e disputas territoriais na Chapada do Apodi, Ceará. In: Encontro Nacional de Geografia Agrária, XXI, Anais... ENGA, Uberlândia, 2012.

LAMOSA, Rodrigo. Educação e agronegócio: a nova ofensiva do capital nas escolas públicas. Curitiba: Appris, 2016.

LIMA, Rosângela Cristina Rosinski. Na contramão da educação do campo: programas de interesse do capital em disputa nas escolas públicas. 2020. 308f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.

LIMA, Maria Tamires Teotônio; CAVALCANTE, Leandro Vieira. Questão agrária e ensino de Geografia: representações sobre o agronegócio na Chapada do Apodi, Ceará. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, p. 188-207, 2019.

LINHARES, Ingrid da Silva. Educação como meio, estado como fim: as disputas e construção do consenso para o projeto de formação profissional para o campo SENAR pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA (1963- 2016). 2021. 143f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.

LOPES, Rafaela Lopes de; CAVALCANTE, Leandro Vieira; LIMA, Luiz Cruz; SANTOS, Camila Dutra dos. Quixeré/CE no olho do furacão do agronegócio: a injustiça socioambiental em análise. Revista Pegada, Presidente Prudente, v. 3, p. 63-83, 2020.

MALLMANN, Adaiana. Desenvolvimento rural sustentável e educação ambiental: entre o discurso e a prática do Programa “Agrinho”. 2019. 146f. Dissertação (Desenvolvimento Rural Sustentável) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2019.

MARTINS, Erivaldo Paiva; CAVALCANTE, Leandro Vieira; SILVA, Francisco Ricardo Leite. Questão agrária e latifúndio em Quixeré/CE: concentração fundiária e propriedade da terra. Élisée - Revista de Geografia, Goiás, v. 12, p. 1-23, 2023.

NASCIMENTO, Érica Nayara Santana do; ALMEIDA, Rosemeire Aparecida de. A mercantilização da educação pública nos moldes do capital: agronegócio na escola. Revista Eletrônica da AGB, Três Lagoas, v. 1, n. 34, p. 49-68, 2021.

REVISTA AGRINHO 15 ANOS. Curitiba – PR: Sistema FAEP/SENAR-PR/SINRURAL, 2011, p. 01-72. Versão online. Disponível em: https://issuu.com/sistemafaep/docs/agrinho15anos. Acesso em: 26 set. 2022.

REVISTA ESPECIAL DO PROGRAMA AGRINHO – 15 ANOS. Fortaleza: Sistema FAEC/SENAR-AR-CE/SINRURAL, 2017, p. 01-20. Versão online. Disponível em: http://faec.org.br/novo/wp-content/uploads/2017/11/Revista-Agrinho-2017-16.11.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.

ROSSI, Rafael; VARGAS, Icléia Albuquerque de. Ideologia e educação: para a crítica do programa Agrinho. Revista NERA, Presidente Prudente, v. 20, n. 40, p. 206-224, 2017.

SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Apresentação do Programa Agrinho. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/CE, 2018. Disponível em: <http://www.senarce.org.br/agrinho/apresentacao/historia/>. Acesso em: 08 fev. 2022.

TORRES, Patrícia Lupion; ANDREOLI, Fabiana Nadai; TORRES, Tattiana. A educação ambiental e o Programa Agrinho. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, XI, Anais... EDUCERE, Curitiba, p. 29685-29696, 2013.

Downloads

Publicado

07/07/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 147
  • pdf downloads: 63

Como Citar

TEOTÔNIO LIMA, M. T.; VIEIRA CAVALCANTE, L.; DE BRITO, L. H. O Programa Agrinho em Quixeré/CE: práticas docentes em meio ao agronegócio: El Programa Agrinho en Quixeré/CE: prácticas docentes entre el agronegocio. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8606. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)