O Programa Agrinho em Quixeré/CE: práticas docentes em meio ao agronegócio

El Programa Agrinho en Quixeré/CE: prácticas docentes entre el agronegocio

Autores

Palavras-chave:

Programa Agrinho, Quixeré, Escolas Rurais

Resumo

Busca-se analisar a inserção do agronegócio na educação básica a partir do Programa Agrinho, no município de Quixeré – Ceará, apresentando um panorama do programa considerando seu contexto histórico e sua relação com o agronegócio, bem como averiguando as percepções e práticas docentes a ele relacionadas. A metodologia considerou: i) levantamento bibliográfico; ii) realização de trabalho de campo; iii) levantamento documental; iv) aplicação e análise de entrevistas semiestruturadas com professoras e gestoras. Com a pesquisa realizada, verificou-se que as práticas docentes executadas ao longo do programa não abordam diretamente a perspectiva enaltecedora do agronegócio, porém percebeu-se que o agronegócio permeia a trajetória do programa através das formações, culminâncias e parcerias com a participação de empresas locais do setor.

Palavras-chave: Programa Agrinho; Quixeré; Escolas Rurais.  

 

Abstract

This research aims to analyze the insertion of agribusiness in basic education based on the Agrinho Program, in the municipality of Quixeré – Ceará, presenting an overview of the program considering its historical context and its relationship with agribusiness, as well as investigating teacher’s perceptions and practices related to it. The methodology considered: i) bibliographical survey; ii field survey; iii) documentary survey; iv) application and analysis of semi-structured interviews with teachers and school managers. With the research carried out, it was found that the teaching practices carried out throughout the program do not directly address the uplifting perspective of agribusiness, however it was noticed that agribusiness permeates the program's trajectory through training, culminations and partnerships with the participation of companies sector locations.

Keywords: Agrinho Program; Quixeré; Rural Schools.

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Biografia do Autor

Maria Tamires Teotônio Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Geografia e Mestra em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Educação Básica. Realiza pesquisas nas áreas de Geografia Agrária, Ensino de Geografia e Educação, com ênfase nos seguintes temas: questão agrária; geografia escolar; ideologia do agronegócio e educação básica. E-mail para contato: tamyres_lyma@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9582-8489.

Leandro Vieira Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus de Caicó. Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Geografia Agrária, Geografia do Semiárido e Ensino de Geografia. E-mail para contato: leandro.cavalcante@ufrn.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3970-6655

Lúcia Helena de Brito, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências Sociais, Mestra em Educação e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFRN). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus de Limoeiro do Norte. Realiza pesquisas nas áreas de Educação e Sociologia, sobretudo acerca dos seguintes temas: cultura popular, sociabilidade, escola pública e processos formativos. E-mail para contato: lhelena.brito@uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0242-0709.

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Publicado

07/07/2024
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Como Citar

TEOTÔNIO LIMA, M. T.; VIEIRA CAVALCANTE, L.; DE BRITO, L. H. O Programa Agrinho em Quixeré/CE: práticas docentes em meio ao agronegócio: El Programa Agrinho en Quixeré/CE: prácticas docentes entre el agronegocio. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8606. Acesso em: 26 dez. 2024.

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