As percepções de estudantes indígenas do curso técnico em enfermagem: reflexões a partir de uma avaliação institucional com egressos

Perceptions of Indigenous Students in the Vocational Nursing Education Program: Reflections from an Institutional Evaluation with Graduates

Autores

Palavras-chave:

Indígenas, Educação Profissional e Tecnológica, Enfermagem

Resumo

Compondo relatório de projeto de pesquisa financiado, este artigo tem como principal objetivo compreender a percepção de estudantes indígenas em processos pedagógicos de ensino- aprendizagem no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para isso, foi aplicado um questionário com 106 estudantes das etnias Apurinã, Paumari, Karipuna, Baniwa, Mura, Mayoruna, Dessana, Jamamadi, Kubeo, Tatuyo, Munduruku, Kokama e Tikuna. A pesquisa apontou que o trabalho educacional no contexto indígena ainda é um entrelaçamento de desafios, apesar de o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) incluir em suas modalidades de ensino técnico a educação indígena ligada ao setor saúde, de acordo com as exigências legais. Concluiu-se que o referido Curso Técnico em Enfermagem aprofundou o compromisso entre indígenas e a coletividade, envolvendo-os, principalmente, no contexto dos problemas de saúde que as etnias enfrentam no Amazonas.

Palavras-chave: Indígenas; Educação Profissional e Tecnológica; Enfermagem.

 

Abstract

Composing a report for a funded research project, this article aims to understand the perception of indigenous students in pedagogical teaching-learning processes within the context of Technical Vocational Education at the Secondary Level (EPTNM). For this purpose, a questionnaire was administered to 106 students from the Apurinã, Paumari, Karipuna, Baniwa, Mura, Mayoruna, Dessana, Jamamadi, Kubeo, Tatuyo, Munduruku, Kokama, and Tikuna ethnic groups. The research indicated that educational work in the indigenous context remains an interweaving of challenges, despite the fact that the Amazonas Technological Education Center (CETAM) includes indigenous education related to the health sector in its technical education modalities, in accordance with legal requirements. It was concluded that the aforementioned Nursing Technical Course deepened the commitment between indigenous people and the community, involving them mainly in the context of the health problems that the ethnic groups face in Amazonas.

Keywords: Indigenous; Professional and Technological Education; Nursing.

 

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Biografia do Autor

Salatiel da Rocha Gomes, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM

 Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e especialista em Acompanhamento, monitoramento e avaliação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia e atualmente exerce a função de Analista Técnico Educação do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). E-mail: salatielrocha@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8877-2969

Liliane Oliveira, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição e atualmente exerce a função de professora na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e bolsista de projeto de extensão do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). E-mail: lilioliveira123@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2923-2767.

Geycielle de Oliveira Batista , Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-graduação Enfermagem no Contexto Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (PPGENF- MP/UFAM). Atuando na gestão do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas. E-mail: geycielleo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5117-7944.

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

DA ROCHA GOMES, S.; OLIVEIRA, L.; DE OLIVEIRA BATISTA , G. As percepções de estudantes indígenas do curso técnico em enfermagem: reflexões a partir de uma avaliação institucional com egressos: Perceptions of Indigenous Students in the Vocational Nursing Education Program: Reflections from an Institutional Evaluation with Graduates. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8547. Acesso em: 26 dez. 2024.