As percepções de estudantes indígenas do curso técnico em enfermagem: reflexões a partir de uma avaliação institucional com egressos

Perceptions of Indigenous Students in the Vocational Nursing Education Program: Reflections from an Institutional Evaluation with Graduates

Autores

Palavras-chave:

Indígenas, Educação Profissional e Tecnológica, Enfermagem

Resumo

Compondo relatório de projeto de pesquisa financiado, este artigo tem como principal objetivo compreender a percepção de estudantes indígenas em processos pedagógicos de ensino- aprendizagem no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para isso, foi aplicado um questionário com 106 estudantes das etnias Apurinã, Paumari, Karipuna, Baniwa, Mura, Mayoruna, Dessana, Jamamadi, Kubeo, Tatuyo, Munduruku, Kokama e Tikuna. A pesquisa apontou que o trabalho educacional no contexto indígena ainda é um entrelaçamento de desafios, apesar de o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) incluir em suas modalidades de ensino técnico a educação indígena ligada ao setor saúde, de acordo com as exigências legais. Concluiu-se que o referido Curso Técnico em Enfermagem aprofundou o compromisso entre indígenas e a coletividade, envolvendo-os, principalmente, no contexto dos problemas de saúde que as etnias enfrentam no Amazonas.

Palavras-chave: Indígenas; Educação Profissional e Tecnológica; Enfermagem.

 

Abstract

Composing a report for a funded research project, this article aims to understand the perception of indigenous students in pedagogical teaching-learning processes within the context of Technical Vocational Education at the Secondary Level (EPTNM). For this purpose, a questionnaire was administered to 106 students from the Apurinã, Paumari, Karipuna, Baniwa, Mura, Mayoruna, Dessana, Jamamadi, Kubeo, Tatuyo, Munduruku, Kokama, and Tikuna ethnic groups. The research indicated that educational work in the indigenous context remains an interweaving of challenges, despite the fact that the Amazonas Technological Education Center (CETAM) includes indigenous education related to the health sector in its technical education modalities, in accordance with legal requirements. It was concluded that the aforementioned Nursing Technical Course deepened the commitment between indigenous people and the community, involving them mainly in the context of the health problems that the ethnic groups face in Amazonas.

Keywords: Indigenous; Professional and Technological Education; Nursing.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salatiel da Rocha Gomes, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM

 Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e especialista em Acompanhamento, monitoramento e avaliação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia e atualmente exerce a função de Analista Técnico Educação do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). E-mail: salatielrocha@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8877-2969

Liliane Oliveira, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição e atualmente exerce a função de professora na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e bolsista de projeto de extensão do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). E-mail: lilioliveira123@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2923-2767.

Geycielle de Oliveira Batista , Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-graduação Enfermagem no Contexto Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (PPGENF- MP/UFAM). Atuando na gestão do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas. E-mail: geycielleo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5117-7944.

Referências

ABRAHÃO, Ana Lúcia; CASSAL, Luan Carpes Barros. Caminhos para a integralidade na educação profissional técnica de nível médio em saúde. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 2, p. 249-264, jul./out.2009.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

GIDDENS, Antony. Sociologia. Tradução de Alexandra Figueiredo, Ana Patrícia Duarte Baltazar, Catarina Lorga da Silva, Patrícia Matos Vasco Gil. 6 ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Serviço de Educação e Bolsas, Lisboa 2008.

GOLDENBERG, Mirían. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GOMES, Salatiel da Rocha. Por uma educação profissional e tecnológica crítica: por que precisamos de novas rupturas epistemológicas? In: MOTA, Josiany Dantas da; SOUZA, Pedro Santarém de; GOMES, Salatiel da Rocha (orgs.). Saberes e fazeres da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM): possibilidades de atuação no contexto amazonense. Manaus: EDUA; São Paulo: Alexa Cultural, 2021.

GOMES, Salatiel da Rocha; OLIVEIRA, Liliane Costa de. BATISTA, Geycielle de Oliveira. Vivenciando a interculturalidade na formação técnica e profissional no contexto indígena. Embu das Artes, SP: Alexa Cultural, 2024.

GOULART, Bárbara Niegia Garcia de; CHIARI, Brasília Maria. Humanização das práticas do profissional de saúde – contribuições para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, 15(1):255-268, 2010.

OLIVEIRA, Raniele Cardoso de. A percepção das famílias indígenas sobre a escolarização das crianças. João Pessoa: UFPB, 2016.

Pierre BOURDIEU; Jean-Claude PASSERON. A Reprodução: elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Recensão de: Ana Paula Rosendo. Portugal: Covilhã, 2009 (Colecção: Recensões LUSOSOFIA).

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; SOUZA JUNIOR, Antonio de. A Educação Profissional no Brasil. Interacções n°. 40, pp. 152-169, 2016. Disponível em: http://www.eses.pt/interaccoes

Downloads

Publicado

25/08/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 138
  • pdf downloads: 55

Como Citar

DA ROCHA GOMES, S.; OLIVEIRA, L.; DE OLIVEIRA BATISTA , G. As percepções de estudantes indígenas do curso técnico em enfermagem: reflexões a partir de uma avaliação institucional com egressos: Perceptions of Indigenous Students in the Vocational Nursing Education Program: Reflections from an Institutional Evaluation with Graduates. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8547. Acesso em: 23 nov. 2024.