As percepções de estudantes indígenas do curso técnico em enfermagem: reflexões a partir de uma avaliação institucional com egressos
Perceptions of Indigenous Students in the Vocational Nursing Education Program: Reflections from an Institutional Evaluation with Graduates
Palavras-chave:
Indígenas, Educação Profissional e Tecnológica, EnfermagemResumo
Compondo relatório de projeto de pesquisa financiado, este artigo tem como principal objetivo compreender a percepção de estudantes indígenas em processos pedagógicos de ensino- aprendizagem no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para isso, foi aplicado um questionário com 106 estudantes das etnias Apurinã, Paumari, Karipuna, Baniwa, Mura, Mayoruna, Dessana, Jamamadi, Kubeo, Tatuyo, Munduruku, Kokama e Tikuna. A pesquisa apontou que o trabalho educacional no contexto indígena ainda é um entrelaçamento de desafios, apesar de o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) incluir em suas modalidades de ensino técnico a educação indígena ligada ao setor saúde, de acordo com as exigências legais. Concluiu-se que o referido Curso Técnico em Enfermagem aprofundou o compromisso entre indígenas e a coletividade, envolvendo-os, principalmente, no contexto dos problemas de saúde que as etnias enfrentam no Amazonas.
Palavras-chave: Indígenas; Educação Profissional e Tecnológica; Enfermagem.
Abstract
Composing a report for a funded research project, this article aims to understand the perception of indigenous students in pedagogical teaching-learning processes within the context of Technical Vocational Education at the Secondary Level (EPTNM). For this purpose, a questionnaire was administered to 106 students from the Apurinã, Paumari, Karipuna, Baniwa, Mura, Mayoruna, Dessana, Jamamadi, Kubeo, Tatuyo, Munduruku, Kokama, and Tikuna ethnic groups. The research indicated that educational work in the indigenous context remains an interweaving of challenges, despite the fact that the Amazonas Technological Education Center (CETAM) includes indigenous education related to the health sector in its technical education modalities, in accordance with legal requirements. It was concluded that the aforementioned Nursing Technical Course deepened the commitment between indigenous people and the community, involving them mainly in the context of the health problems that the ethnic groups face in Amazonas.
Keywords: Indigenous; Professional and Technological Education; Nursing.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, Ana Lúcia; CASSAL, Luan Carpes Barros. Caminhos para a integralidade na educação profissional técnica de nível médio em saúde. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 2, p. 249-264, jul./out.2009.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
GIDDENS, Antony. Sociologia. Tradução de Alexandra Figueiredo, Ana Patrícia Duarte Baltazar, Catarina Lorga da Silva, Patrícia Matos Vasco Gil. 6 ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Serviço de Educação e Bolsas, Lisboa 2008.
GOLDENBERG, Mirían. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GOMES, Salatiel da Rocha. Por uma educação profissional e tecnológica crítica: por que precisamos de novas rupturas epistemológicas? In: MOTA, Josiany Dantas da; SOUZA, Pedro Santarém de; GOMES, Salatiel da Rocha (orgs.). Saberes e fazeres da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM): possibilidades de atuação no contexto amazonense. Manaus: EDUA; São Paulo: Alexa Cultural, 2021.
GOMES, Salatiel da Rocha; OLIVEIRA, Liliane Costa de. BATISTA, Geycielle de Oliveira. Vivenciando a interculturalidade na formação técnica e profissional no contexto indígena. Embu das Artes, SP: Alexa Cultural, 2024.
GOULART, Bárbara Niegia Garcia de; CHIARI, Brasília Maria. Humanização das práticas do profissional de saúde – contribuições para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, 15(1):255-268, 2010.
OLIVEIRA, Raniele Cardoso de. A percepção das famílias indígenas sobre a escolarização das crianças. João Pessoa: UFPB, 2016.
Pierre BOURDIEU; Jean-Claude PASSERON. A Reprodução: elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Recensão de: Ana Paula Rosendo. Portugal: Covilhã, 2009 (Colecção: Recensões LUSOSOFIA).
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; SOUZA JUNIOR, Antonio de. A Educação Profissional no Brasil. Interacções n°. 40, pp. 152-169, 2016. Disponível em: http://www.eses.pt/interaccoes
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 138
- pdf downloads: 55