A contribuição de jogos para o cálculo mental no Ensino Médio: um relato de experiência
The contribution of games to mental calculation in Ensino Médio: an experience report
Palavras-chave:
Relato de Experiência, Jogos, Cálculo MentalResumo
O presente trabalho visa a contribuir com discussões sobre o ensino da Matemática por meio de um relato de experiência. O objetivo deste trabalho é descrever uma experiência de ensino de equações do segundo grau incompletas, utilizando o cálculo mental e um jogo de dominó de equações. O estudo foi realizado com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Canindé-CE. Primeiro, foi ministrada uma aula teórica, depois, uma atividade de competição em equipes. Os resultados sugerem que o uso de jogos pode modificar a dinâmica das aulas de Matemática e ser uma ferramenta didática eficaz para promover o engajamento dos alunos, tornando o ambiente de aprendizagem mais participativo.
Palavras-chave: Relato de Experiência; Jogos; Cálculo Mental.
Abstract
The present work aims to contribute to discussions about the teaching of Mathematics through an experience report. The objective of this work is to describe an experience of teaching incomplete quadratic equations, using mental calculation and a game of equation dominoes. The study was carried out with second-year Ensino Médio students from a state school in the city of Canindé-CE. A theoretical class was taught followed by a team competition activity. The results suggest that the use of games can modify the dynamics of Mathematics classes and be an effective teaching tool to promote student engagement, making the learning environment more participatory.
Keywords: Experience Report; Games; Mental Calculation.
Downloads
Referências
BAUMGARTEL, P.; POSSAMAI, J. P. Jogo didático e o desenvolvimento do cálculo mental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. 2020.
CRUZ, A. P.; PANOSSIAN, M. L. Jogos matemáticos: análise de propostas inclusivas para potencializar o cálculo mental. Revista Educação Especial, vol. 34, 2021, pp. 1-22 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil.
D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 12 ed. Campinas: Papirus, 2005.
GRANDO, R. C. O jogo suas Possibilidades Metodológicas no Processo Ensino Aprendizagem na Matemática. 1995. 194 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
LORENTE, F. Utilizando a calculadora nas aulas de Matemática. http://www. diaadiaeducacao. pr. gov. br/portals/pde/arquivos/371-4. pdf/phpsessid, v. 200905041, p. 6095955, 2009.
MEDEIROS, K. M. A influência da calculadora na resolução de problemas matemáticos abertos. 2003.
MELO S. A.; SARDINHA, M. O. B. Jogos no ensino aprendizagem de matemática: uma estratégia para aulas mais dinâmicas. Revista F@pciência. Apucarana, PR, 2009.
MIORIM, M. A.; FIORENTINI, D. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.
PARRA, C. Cálculo Mental na escola primária. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 186-235, 1996.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PIOVESAN, S. B.; ZANARDINI, J. B. Artigo produzido como requisito de conclusão do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 2008, da Secretaria de Estado de Educação.
RIBEIRO, J. B. O uso da calculadora em sala de aula. Araruna – PB, 2011.
RODRIGUES, L. L. A Matemática ensinada na escola e a sua relação com o cotidiano. Brasília: UCB, 2005.
ROSA, S. A Importância do Jogo na Aprendizagem das Quatro Operações. 2010.
SCHLEMMER E.; BARBOSA J. Novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson, 2011.
SELVA, R. K; CAMARGO, M. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. X Encontro Gaúcho de educação matemática. Ihui/RS, 2009.
SILVA, T. N.; BRIGO, G. P.; STAMBERG, C. O USO DE NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ALUNOS COM DISCALCULIA. Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica, 2019.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema: Ensino Fundamental: Jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Artmed Editora, 2007.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 12
- pdf downloads: 17