Explorando o Contexto Amazônico como Recurso para a Alfabetização Científica de Ribeirinhos: Desafios e Oportunidades
Exploring the Amazon Context as a Resource for Scientific Literacy with Riverside Community Students: Challenges and Opportunities
Palavras-chave:
Alfabetização científica. Comunidades ribeirinhas. Estratégias pedagógicasResumo
Este artigo propõe compreender o que as produções acadêmicas expressam sobre a alfabetização científica em contextos ribeirinhos. Considerando as peculiaridades ambientais, culturais e socioeconômicas da Região Amazônica, este estudo visou a observar aspectos relacionados ao contexto local (ensino contextualizado), à formação docente, aos materiais e recursos metodológicos e os desafios enfrentados, para que possam efetivamente favorecer a Educação Científica de estudantes ribeirinhos, por meio de atividades científicas relevantes para suas vidas cotidianas. A metodologia pautou-se na pesquisa bibliográfica em que foram discutidos os desafios e oportunidades associados ao desenvolvimento da alfabetização científica contextualizada, destacando a importância da sensibilidade cultural, do conhecimento tradicional e da sustentabilidade ambiental. Por meio de uma revisão crítica das produções selecionadas, este trabalho pretende fornecer contribuições e reflexões para educadores, para a produção de políticas e pesquisadores interessados no desenvolvimento da alfabetização científica em contextos ribeirinhos da Amazônia.
Palavras-Chave: Alfabetização científica. Comunidades ribeirinhas. Pesquisa bibliográfica.
Abstract
This article aims to understand what academic productions express about scientific literacy in riverside contexts. Considering the environmental, cultural, and socioeconomic peculiarities of the Amazon Region, this study sought to observe aspects related to the local context (contextualized teaching), teacher education, materials and methodological resources, and the challenges faced, in order to effectively promote Scientific Education for riverside students through scientific activities relevant to their daily lives. The methodology was based on bibliographic research, in which the challenges and opportunities associated with the development of contextualized scientific literacy were discussed, highlighting the importance of cultural sensitivity, traditional knowledge, and environmental sustainability. Through a critical review of the selected productions, this work aims to provide contributions and reflections for educators, policymakers, and researchers interested in the development of scientific literacy in riverside contexts in the Amazon.
Keywords: Scientific literacy. Riverside community students. Bibliographic research.
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