Explorando o Contexto Amazônico como Recurso para a Alfabetização Científica de Ribeirinhos: Desafios e Oportunidades

Exploring the Amazon Context as a Resource for Scientific Literacy with Riverside Community Students: Challenges and Opportunities

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização científica. Comunidades ribeirinhas. Estratégias pedagógicas

Resumo

Este artigo propõe compreender o que as produções acadêmicas expressam sobre a alfabetização científica em contextos ribeirinhos. Considerando as peculiaridades ambientais, culturais e socioeconômicas da Região Amazônica, este estudo visou a observar aspectos relacionados ao contexto local (ensino contextualizado), à formação docente, aos materiais e recursos metodológicos e os desafios enfrentados, para que possam efetivamente favorecer a Educação Científica de estudantes ribeirinhos, por meio de atividades científicas relevantes para suas vidas cotidianas. A metodologia pautou-se na pesquisa bibliográfica em que foram discutidos os desafios e oportunidades associados ao desenvolvimento da alfabetização científica contextualizada, destacando a importância da sensibilidade cultural, do conhecimento tradicional e da sustentabilidade ambiental. Por meio de uma revisão crítica das produções selecionadas, este trabalho pretende fornecer contribuições e reflexões para educadores, para a produção de políticas e pesquisadores interessados no desenvolvimento da alfabetização científica em contextos ribeirinhos da Amazônia.

Palavras-Chave: Alfabetização científica. Comunidades ribeirinhas. Pesquisa bibliográfica.

 

Abstract

This article aims to understand what academic productions express about scientific literacy in riverside contexts. Considering the environmental, cultural, and socioeconomic peculiarities of the Amazon Region, this study sought to observe aspects related to the local context (contextualized teaching), teacher education, materials and methodological resources, and the challenges faced, in order to effectively promote Scientific Education for riverside students through scientific activities relevant to their daily lives. The methodology was based on bibliographic research, in which the challenges and opportunities associated with the development of contextualized scientific literacy were discussed, highlighting the importance of cultural sensitivity, traditional knowledge, and environmental sustainability. Through a critical review of the selected productions, this work aims to provide contributions and reflections for educators, policymakers, and researchers interested in the development of scientific literacy in riverside contexts in the Amazon.

Keywords: Scientific literacy. Riverside community students. Bibliographic research.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Darque de souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialista em Gestão e Administração Escolar pela Faculdade Alfa América (2018), Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) (2010). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2024). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Processos Educativos na Contemporaneidade, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM (2023). E-mail: darqueraimunda@gmail.com.  Orcid : https://orcid.org/0009-0008-2236-264X  

Eliane Regina Martins Batista, UFAM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Rondônia. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2010), no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE. Concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC na Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT. É Professora Adjunta no curso de Pedagogia e demais licenciaturas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, no município de Humaitá - Amazonas. E-mail: eliane_rm@ufam.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6018-7140.

Josemar Farias da Silva, UFAM

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH-UFAM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em rede - PROFEI/UNESP/IFAM.E-mail: josemar.silva@ifam.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7258-7822.

 

Referências

BARREIRA, César. Prefácio. In: WITKOSKI, Antônio Carlos. Terras, florestas e águas de trabalho: os camponeses amazônicos e as formas de uso de seus recursos naturais. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 2007.

BAPTISTA, N. Q e CAMPOS, C. H. Educação contextualizada para a convivência com o Semiárido. In: SILVA, Irio Luiz & SCHROEDER, Edni Oscar (organizadores). Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social. Editora IABS, Brasília-DF, Brasil – 2017.

CACHAPUZ, António et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CALDEIRAS, A. M. A; BASTOS, F. Alfabetização científica. Escola pública e sociedade. Bauru: Saraiva, 2002.

CARVALHO, Nazaré Cristina. Saberes do cotidiano da criança ribeirinha. In Revista Cocar. Vol.4, n.8, 2010.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

DEMO, Pedro. Educação e Alfabetização Científica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2010.

SILVA, Thais Soares. Alfabetização Científica e o ensino de Ciências na educação infantil: a construção do conhecimento científico. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica. Recife, v. 4, n.1, p. 378-387, 2018.

Downloads

Publicado

27/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 68
  • pdf downloads: 24

Como Citar

DE SOUZA, R. . D.; MARTINS BATISTA, E. R.; FARIAS DA SILVA, J. Explorando o Contexto Amazônico como Recurso para a Alfabetização Científica de Ribeirinhos: Desafios e Oportunidades : Exploring the Amazon Context as a Resource for Scientific Literacy with Riverside Community Students: Challenges and Opportunities. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8500. Acesso em: 21 jan. 2025.