Formação Continuada de professores no âmbito da Educação Inclusiva: Percepções e proposições formativas a partir de professores da rede municipal

Continuing Formation of teachers within the scope of Inclusive Education: Perceptions and formative propositions from teachers in the municipal network

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação Continuada, Cultura Inclusiva

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as necessidades formativas percebidas por professores(as) da Rede Municipal de Ensino de Caruaru, no âmbito da Educação Inclusiva. Está teoricamente fundamentado a partir de Candau (1997), Pimenta (2002), Gatti (2008), Franco (2009) e Imbernón (2010), para conceitualizar a formação continuada, e, a partir de Mendes e Fialho (2004) e Glat (2018), discutindo a formação continuada no âmbito da Educação Inclusiva. A pesquisa é de abordagem qualitativa e o procedimento de produção dos dados é a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que, apesar de a Secretaria de Educação realizar formações continuadas, o seu modelo está focado no “treinamento” e na desassociação entre os(as) profissionais de apoio escolar e os(as) professores(as) do ensino regular, existindo caminhos de resistência em transformar a realidade escolar para a consolidação de uma cultura inclusiva nas escolas do município.

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Formação Continuada; Cultura Inclusiva.

 

 

Abstract  

The article aims to analyze the training needs perceived by teachers from the Caruaru Municipal Education Network within the scope of Inclusive Education. Theoretically based on Candau (1997), Pimenta (2002), Gatti (2008), Franco (2009) and Imbernón (2010) to conceptualize continuing education and, based on Capellini and Mendes (2004) and Glat (2018), discussing continued formation within the scope of Inclusive Education. The research has a qualitative approach and the data production procedure is a semi-structured interview. The results indicate that although the education department carries out continuing education, its model is focused on “training” and the disassociation between school support professionals and regular education teachers, with paths of resistance existing in transform the school reality to consolidate an inclusive culture in the municipality’s schools.

Keywords: Inclusive Education; Continuing Formation; Inclusive Culture.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Carolina de Souza Silva, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste - Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea

Mestranda em Educação pelo Programa de  Pós-Graduação  em  Educação Contemporânea (PPGEduC-UFPE-CAA). Bolsista FACEPE. Especialista em Neuropsicopedagogia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste.  Membro do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE).

E-mail: carolina.souzas@ufpe.br.  Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-0733-3030.

 

Maria Vitória Gois Mayrinck, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia. Professora da Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA).

E-mail: vitoriamayrinck@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0009-0001-3602-3664

Maria Joselma do Nascimento Franco , Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste - Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea

Doutora em Educação pela USP. Professora/pesquisadora do PPGEduC da Universidade Federal de Pernambuco-Campus Acadêmico do Agreste. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco no Campus do Agreste-UFPE-CAA em Caruaru-PE. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE). Coordenadora de ensino do CAA-UFPE e da Alternância Pedagógica da Licenciatura Intercultural Indígena.

E-mail: mariajoselma.franco@ufpe.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-6384-1876.

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Publicado

27/12/2024
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Como Citar

SILVA, A. C. de S.; MAYRINCK, M. V. G.; FRANCO , M. J. do N. Formação Continuada de professores no âmbito da Educação Inclusiva: Percepções e proposições formativas a partir de professores da rede municipal : Continuing Formation of teachers within the scope of Inclusive Education: Perceptions and formative propositions from teachers in the municipal network. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8482. Acesso em: 30 jan. 2025.