Transformações e permanências na educação comercial: o legado da Academia de Comércio Epitácio Pessoa (ACEP) ao longo de um século
Transformations and continuities in commercial education: the legacy of the Epitácio Pessoa Commerce Academy (ACEP) over a century
Palavras-chave:
Ensino técnico, Instituições escolares, Ensino comercialResumo
Este artigo explora a trajetória da Academia de Comércio Epitácio Pessoa (ACEP) de 1922 a 2022, visando entender sua contribuição à formação profissional contábil e ao progresso socioeconômico de João Pessoa - Paraíba. Empregando uma abordagem qualitativa, que inclui análise documental, revisão bibliográfica, observação direta, pesquisa de campo e entrevistas temáticas, o estudo se fundamenta nos princípios teóricos de Magalhães (2004) e Nosella e Buffa (2013) sobre o papel das instituições educacionais na sociedade. Os resultados revelam que a ACEP atendeu às demandas do mercado por profissionais qualificados e se adaptou às transformações socioeconômicas, mantendo sua relevância educacional. Conclui-se que este trabalho sublinha a importância de preservar o legado da ACEP, evidenciando seu papel insubstituível no desenvolvimento local e na educação contábil.
Palavras-chave: Ensino técnico; Instituições escolares; Ensino comercial.
Abstract
This article explores the trajectory of the Epitácio Pessoa Commercial Academy (ACEP) from 1922 to 2022 to understand its contribution to professional accounting education and the socioeconomic progress of the city of João Pessoa, Paraíba, Brazil. Using a qualitative approach, which includes document analysis, bibliographic review, direct observation, field research, and thematic interviews, the study is grounded in the theoretical principles of Magalhães (2004), and Nosella and Buffa (2013) on the role of educational institutions in society. The results reveal that the ACEP met market demands for qualified professionals and adapted to socioeconomic transformations, while it maintained its educational relevance. As to its conclusion, this work underscores the importance of preserving ACEP's legacy, as it highlights ACEP’s irreplaceable role in local development and accounting education.
Keywords: Technical education; Educational institutions; Commercial education.
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