O perfil dos educandos da Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba no final do oitocentos

The profile of the students at the Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba at the end of the nineteenth century

Autores

Palavras-chave:

Escola de Aprendizes Marinheiros, Perfil social, Inteculturalidade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o perfil dos alunos encontrados nos Livros de Socorros (1896-1899) da Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba no final do oitocentos. Essa unidade compôs uma rede de escolas fundada no século XIX e encarregada de formar, elementar e profissionalmente, a infância vulnerável da nação. Para tanto, reunia em seu interior jovens de origens, idades e raças distintas cuja coexistência abria margem para que aquele fosse um ambiente sujeito a tensões e desigualdades. Para tal investigação, adotamos metodologicamente a análise do discurso (Foucault, 2014) e o diálogo com categorias como disciplina e anormal (Foucault, 2018, 2001), cotidiano (Certeau, 1996) e interculturalidade (Candau, 2008), como ferramentas de análise das fontes. Concluiu-se que naquele contexto, se enxergava na Escola um perfil discente incompatível com os interesses da Marinha.

Palavras-chave: Escola de Aprendizes Marinheiros; Perfil; Interculturalidade.

 

 

Abstract

The aim of this paper is to analyze the profile of the students found in the Aid Books (1896-1899) of the Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba the end of the nineteenth century. This unit was part of a network of schools founded in the nineteenth century and tasked with providing elementary and professional training for the nation's so-called vulnerable children. To this end, it brought together young people of different origins, ages and races, whose coexistence meant that it was an environment subject to tensions and inequalities. For this investigation, we methodologically adopted discourse analysis (Foucault, 2014) and dialog with categories such as discipline and the abnormal (Foucault, 2018, 2001), everyday life (Certeau, 1996) and interculturality (Candau, 2008), as tools for analyzing the sources. It was concluded that in that context, a student profile incompatible with the interests of the Navy was established at the school.

Keywords: Escola de Aprendizes Marinheiros; Profile; Interculturality.

             

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Azemar dos Santos Soares Júnior, UFRN

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande, Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba. Professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DEPEC-CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório das Heterotopias (UFRN). Email: azemarsoares@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0015-415X

 

Luiz Felipe Soares de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório das Heterotopias (UFRN). Email: felipesoares013@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0315-8156

Referências

ALMEIDA, Sílvia Capanema de. “Nous, marins, citoyens brésiliens et républicains”: identités, modernité et mémoire de la révolte des matelots de 1910. 2009. 586f. Tese (Doutorado em História), École des Hautes Études en Sciences Sociales. Paris-França, 2009.

BARRETO NETO, Raul Coelho. Marujos de primeira viagem: os aprendizes-marinheiros da Bahia (1910-1945). Salvador: EDUNEB, 2013.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996.

CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: Estratégia, poder-saber. Ditos e

escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, p. 203-222.

FOUCAULT, Michel. Aula de 22 de janeiro de 1975. In: Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2018.

LINS, Monica Regina Ferreira. Viveiros de “homens do mar”: Escolas de Aprendizes Marinheiros e as experiências formativas na Marinha Militar do Rio de Janeiro (1870-1910). 2012. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana). Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

LIVRO DE COPIADOR DE OFÍCIO. Arquivo da Marinha do Brasil. Rio de Janeiro, 1899-1901.

LIVROS DE SOCORROS. Arquivo da Marinha do Brasil. Rio de Janeiro, 1896-1897.

NASCIMENTO, Álvaro Pereira do. Um reduto negro: cor e cidadania na Armada (1870-1910). CUNHA, Olívia Maria Gomes da; GOMES, Flávio dos Santos (org.). Quase-cidadão: histórias e antropologias da pós-emancipação no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

PESAVENTO, Sandra. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SILVA, Rozenilda Maria de Castro. A prática educativa na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí (1874-1915). 2017. 210f. Teresina: Universidade Federal do Piauí. Tese (Doutorado em Educação), 2017.

SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos; LIMA, Luiz Felipe Soares de. O alistamento de menores e a disciplina de corpos na Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba nas primeiras décadas do século XX. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, p. 2-16, 2021b.

VENÂNCIO, Renato Pinto. Os aprendizes da guerra. In: PRIORE, Mary Del (Org). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.

Downloads

Publicado

27/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 26
  • pdf downloads: 17

Como Citar

DOS SANTOS SOARES JÚNIOR, A.; SOARES DE LIMA, L. F. O perfil dos educandos da Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba no final do oitocentos: The profile of the students at the Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba at the end of the nineteenth century. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8427. Acesso em: 8 dez. 2024.