A escola-mercado; Projeto de Vida e saúde mental no contexto do “Novo Ensino Médio Capixaba”: um relato de experiência

The market-school; Life Project and mental health in the context of the 'New Capixaba High School': an experience report

Autores

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio Capixaba, Neoliberalismo, Saúde mental

Resumo

Ao investigar os enunciados discursivos presentes nos documentos que orientam o “Novo Ensino Médio Capixaba” (2020), o artigo discute como a lógica produtivista e empreendedora do terceiro setor tem operado nas escolas capixabas por meio de parcerias público-privadas. Adota, como metodologia, a Análise Dialógica do Discurso (ADD) bakhtiniana,  discutindo a atual configuração da disciplina Projeto de Vida (PV). Identifica como as questões relacionadas a saúde mental estão vinculadas a um projeto neoliberal voltado a jovens de quem se exige flexibilidade frente as demandas de trabalho e emprego, resultando em um processo de adoecimento psíquico. Pautado pela crítica à razão neoliberal, conclui pela aposta do Currículo do Espírito Santo na flexibilização e massificação dos sujeitos. Propõe, ao fim, um dispositivo de enfrentamento a lógica universalizante da qual deriva a escola-mercado.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio Capixaba. Neoliberalismo. Saúde mental.

 

Abstract

By investigating the discursive statements present in the documents that guide the New High School (2020), the article discusses how the productivist and entrepreneurial logic of the third sector has operated in Espírito Santo schools through public-private partnerships. It adopts Bakhtinian Dialogical Discourse Analysis (ADD) as its methodology, discussing the current configuration of the Life Project discipline. It identifies how issues related to mental health are linked to a neoliberal project aimed at young people who are required to be flexible in the face of work and employment demands, resulting in a process of mental illness. Guided by criticism of neoliberal reason, it concludes that the Espírito Santo Curriculum is committed to the flexibility and massification of subjects. Finally, it proposes a device to confront the universalizing logic from which the school-market derives.

Keywords: New High School in Espírito Santo State. Neoliberalism. Mental health.

 

 

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Biografia do Autor

André Alves Cruz, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicólogo pelas Faculdades Integradas Espírito Santenses (Faesa), psicanalista e mestrando em Psicologia Institucional pelo Programa de Psicologia Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) . E-mail: andrealvesc06@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8140-2102.

Martinho Guilherme Fonseca Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em História Social das Relações Políticas pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor de História e Projeto de Vida. E-mail: martinhoesoares@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-1593-3922.

 

 

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Publicado

23/09/2024
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Como Citar

ALVES CRUZ, A.; FONSECA SOARES, M. G. A escola-mercado; Projeto de Vida e saúde mental no contexto do “Novo Ensino Médio Capixaba”: um relato de experiência: The market-school; Life Project and mental health in the context of the ’New Capixaba High School’: an experience report . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8419. Acesso em: 7 out. 2024.