Um estudo sobre a elaboração de roteiros para entrevista semiestruturada

A study for preparing semi-structured interview guides

Autores

  • Eduardo José Manzini eduardo.manzini@unesp.br
    ocente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, Campus de Marília, Marília, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7157-8227
  • Raffaela Lupetina raffaelalupetina@ibc.gov.br
    Docente do Instituto Benjamin Constant (IBC) no Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual https://orcid.org/0000-0002-5816-2550

Palavras-chave:

Metodologia de Pesquisa, Entrevista, Roteiro

Resumo

A entrevista semiestruturada tem como característica a elaboração de um roteiro prévio. Assim, objetivou-se analisar a elaboração dos roteiros, antes e após uma aula sobre entrevista semiestruturada. A coleta de dados ocorreu durante uma disciplina de Metodologia de Pesquisa da qual participaram 14 estudantes de mestrado. A aula abordou a conceituação e classificação das entrevistas, elaboração de roteiros e preâmbulos. Uma semana antes do início da aula, foi solicitado aos discentes que elaborassem um roteiro incluindo os objetivos, os participantes e as questões pertinentes ao tema. Após a aula, foi solicitado que reformulassem os roteiros. O tratamento de dados foi realizado de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados indicaram que a maior dificuldade estava associada às questões que incorporaram frases manipulativas. Pôde-se concluir que houve melhor qualificação das perguntas do roteiro após a atividade desenvolvida.

Palavras-chave: Metodologia de Pesquisa; Entrevista; Roteiro.

 

             

Abstract

The semi-structured interview is characterized by the development of a guide beforehand. Thus, this study aimed to examine the preparing these guides, both before and after a lesson on semi-structured interviews. The data was collected during a Research Methodology course attended by 14 master's students. This lesson addressed the conceptualization and classification of interviews, as well as the preparation of interview guides and introductions. One week prior to the commencement of this lesson, the students were tasked with creating a guide that outlined the objectives, participants, and questions. Following the lesson, they were instructed to revise their guides. The analysis of the data was conducted using both quantitative and qualitative methods. The findings revealed that the most significant challenges were associated with questions that incorporated manipulative statements. The study concluded that the quality of the questions in the guides improved after the conducted activity.

Keywords: Research Methodology; Interview; Guide.

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo José Manzini, ocente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, Campus de Marília, Marília, São Paulo, Brasil

Doutor em Psicologia Experimental pela USP - São Paulo, livre-docente em Educação pela Unesp de Marília, Pós-Doutorado pela UERJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, Campus de Marília, Marília, São Paulo, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais. Pesquisador do CNPq - 1 A. E-mail: eduardo.manzini@unesp.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7157-8227.

Raffaela Lupetina, Docente do Instituto Benjamin Constant (IBC) no Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual

Doutora em Educação pela UERJ, Pós-Doutorado em Educação pela UFRRJ e Pós-Doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente do Instituto Benjamin Constant (IBC) no Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual (MPEDV). Coordena o grupo de pesquisa GPESBRA: Grupo de Pesquisa sobre o Sistema Braille.

E-mail: raffaelalupetina@ibc.gov.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-5816-2550.

Referências

ARAGÃO, José Wellington Marinho de; MENDES NETA, Maria Adelina Hayne. Metodologia científica. Salvador: UFBA, Faculdade de Educação, Superintendência de Educação a Distância, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30900/1/eBook%20-%20Metodologia%20Cientifica.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

ADURENS, Fernanda Delai Lucas; DELIBERATO, Débora; MANZINI, Eduardo José. Elaboração de um roteiro para entrevista semiestruturada: aspectos teóricos e práticos. In:

SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E SENSORIAIS, 5., Marília, 2019. Anais do Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais..., Marília: Unesp, v.2, 2019, p. 205-214.

BLANCHET, Alain. Complementations et interpretations d`un interviewer dans l`entretien de recherche: leurs effects sur le discours de l`interviewé. Paris, v. 33, n. 4, p. 280-288, 1988.

BLEGER, José. Temas em psicologia: entrevistas e grupos. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2005.

GOMES, William Barbosa. A entrevista fenomenológica e o estudo da experiência consciente. Psicologia USP, São Paulo, v. 8 n. 2, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/5xXhPd4vGV7GmhXyL3RdRQK/?lang=pt#. Acesso em 14 ago. 2023

MANZINI, Eduardo José. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2, 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais... Bauru: USC, 2004. CD-ROOM. ISBN:85-98623-01-6.

MANZINI, Eduardo José. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE, Maria Cristina; ALMEIDA, Maria Amelia; OMOTE; Sadao. (org.). Colóquios sobre pesquisa em educação especial. Londrina: Eduel, 2003. p.11-25.

MANZINI, Eduardo José. Considerações sobre a entrevista para a pesquisa social em educação especial: um estudo sobre análise de dados. In: JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; VICTOR, Sônia Lopes. Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória: UFES, 2006, p. 361-386.

MANZINI, Eduardo José. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012. Disponível em: http://hdl.handle. net/11449/114753. Acesso em: 17 mar. 2017.

MANZINI, Eduardo José. Análise de entrevista. Marília: Abpee, 2020.

MANZINI, Eduardo José; GLAT, Rosana. Influence of researcher's social representations in analysis of interviews: a study in the field of special education. Education Policy Analysis Archives, v.22, p.1 - 18, 2014.

MENEZES, Afonso Henrique Novaes; DUARTE, Francisco Ricardo; CARVALHO, Luis Osete Ribeiro; SOUZA, Tito Eugênio Santos. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Petrolina-PE, 2019. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/dacc/noticias/livro-univasf/metodologia-cientifica-teoria-e-aplicacao-na-educacao-a-distancia.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

DIAS, Tárcia Regina S.; OMOTE, Sadao. Entrevista em educação especial: aspectos metodológicos. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 3, p. 93-100, 1995.

REA, Louis M.; PARKER, Richard A. Metodologia de pesquisa: do planejamento à execução. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. São Paulo: Pioneira, 2000.

ROMANELLI, Geraldo. A entrevista antropológica: teoria e prática. In: ROMANELLI, Geraldo; BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes. (org.). Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto: Legis Summa, 1998. p.119-123.

SEIDMAN, Irving. A structure for in – Depth, Phenomenological Interviewing. In: SEIDMAN, Irving. Interview as a qualitative research teacher. College Press, New York, 1988.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013. Disponível em: https://faculdadefastech.com.br/fotos_upload/2022-02-16_10-05-41.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

Downloads

Publicado

03/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 158
  • pdf downloads: 54

Como Citar

MANZINI, E. J.; LUPETINA, R. Um estudo sobre a elaboração de roteiros para entrevista semiestruturada: A study for preparing semi-structured interview guides. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8418. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas