Programa Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia da UFSM: uma análise a partir do ciclo de políticas
Pedagogical Residency Program in the Pedagogy Course at UFSM: an analysis based on the policy cycle
Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Ciclo de Políticas, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre uma política de governo. Para isso, partiu-se da seguinte problemática: como a política do Programa Residência Pedagógica foi desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)? Para respondê-la, a pesquisa teve abordagem qualitativa, com o aporte metodológico no ciclo de políticas, tendo a Análise Textual Discursiva como estratégia para a interpretação dos dados. Como resultados, identificou-se que, nos contextos da influência e da estratégia política, os acordos internacionais incentivaram mudanças no cenário educacional brasileiro; já no contexto da produção do texto, foi possível verificar os anseios pretendidos, bem como, identificar as concepções subjacentes aos textos em diferentes governos; e, nos contextos da prática e dos resultados ou efeitos, compreendeu-se como a política foi colocada em prática na Instituição de Ensino Superior (IES) e nas Escolas de Educação Básica (EEB) integrantes do Programa.
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica; Ciclo de políticas; Formação de professores.
Abstract
This article presents a study of a government policy. To this end, we started with the following problem: how was the Pedagogical Residency Program policy developed in the Pedagogy Course at Federal University of Santa Maria (UFSM)? To answer it, the research took a qualitative approach, with the methodological support of the policy cycle, using Textual Discourse Analysis as a strategy for interpreting the data. The results show that, in the contexts of influence and political strategy, the international agreements encouraged changes in the Brazilian educational scenario; in the context of text production, it was possible to verify the intended desires, as well as identify the conceptions underlying the texts in different governments; and, in the contexts of practice and results or effects, it was possible to understand how the policy was set into practice at the Higher Education Institution (HEI) and the Basic School Education (BSEs) that were part of the Program.
Keywords: Pedagogical Residency Program; Policy cycle; Teacher education.
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