Programa Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia da UFSM: uma análise a partir do ciclo de políticas

Pedagogical Residency Program in the Pedagogy Course at UFSM: an analysis based on the policy cycle

Autores

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Ciclo de Políticas, Formação de Professores

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre uma política de governo. Para isso, partiu-se da seguinte problemática: como a política do Programa Residência Pedagógica foi desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)? Para respondê-la, a pesquisa teve abordagem qualitativa, com o aporte metodológico no ciclo de políticas, tendo a Análise Textual Discursiva como estratégia para a interpretação dos dados. Como resultados, identificou-se que, nos contextos da influência e da estratégia política, os acordos internacionais incentivaram mudanças no cenário educacional brasileiro; já no contexto da produção do texto, foi possível verificar os anseios pretendidos, bem como, identificar as concepções subjacentes aos textos em diferentes governos; e, nos contextos da prática e dos resultados ou efeitos, compreendeu-se como a política foi colocada em prática na Instituição de Ensino Superior (IES) e nas Escolas de Educação Básica (EEB) integrantes do Programa.

Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica; Ciclo de políticas; Formação de professores.

 

 

Abstract

This article presents a study of a government policy. To this end, we started with the following problem: how was the Pedagogical Residency Program policy developed in the Pedagogy Course at Federal University of Santa Maria (UFSM)? To answer it, the research took a qualitative approach, with the methodological support of the policy cycle, using Textual Discourse Analysis as a strategy for interpreting the data. The results show that, in the contexts of influence and political strategy, the international agreements encouraged changes in the Brazilian educational scenario; in the context of text production, it was possible to verify the intended desires, as well as identify the conceptions underlying the texts in different governments; and, in the contexts of practice and results or effects, it was possible to understand how the policy was set into practice at the Higher Education Institution (HEI) and the Basic School Education (BSEs) that were part of the Program.

Keywords:  Pedagogical Residency Program; Policy cycle; Teacher education.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Patrícia Brondani Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria / UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

Graduada em Pedagogia - Habilitação Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas do 2º grau e Habilitação em Educação Infantil pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS (2002). Especialista em Gestão Educacional pelo CE/UFSM (2005). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSM (2023). Atua como professora de Anos Iniciais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lívia Menna Barreto- Santa Maria e atuou como Professora Preceptora do Programa Residência Pedagógica - Pedagogia/Alfabetização, nos Editais Capes nº 01/2020 e nº 24/2022, junto a Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior.

Email: patriciabrondanipivetta@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0009-0005-7214-880X

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atua como professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar. Atuou como Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica - Pedagogia/Alfabetização, nos Editais Capes nº 01/2020 e nº 24/2022, junto a Universidade Federal de Santa Maria. Líder do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior.

Email: elisiane.lunardi@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2276-2466

 

 

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Publicado

16/07/2024
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Como Citar

BRONDANI PIVETTA, P.; MACHADO LUNARDI, E. Programa Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia da UFSM: uma análise a partir do ciclo de políticas: Pedagogical Residency Program in the Pedagogy Course at UFSM: an analysis based on the policy cycle. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8401. Acesso em: 12 nov. 2024.