Coordenação Pedagógica: o fomento da iniciação científica na educação básica, desafios e possibilidades

Pedagogical Coordination: fostering research projects in basic education, challenges and possibilities

Autores

Palavras-chave:

Coordenação Educacional; Iniciação Científica; Educação básica.

Resumo

Este trabalho investiga a atuação do coordenador pedagógico no Ensino Médio de instituições de educação básica, com foco no fomento, mediação e intervenção junto aos professores em projetos de iniciação científica. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, busca-se compreender o papel do coordenador pedagógico nesse contexto, analisando os desafios e oportunidades encontrados nesse cargo, que é de extrema importância nas instituições de ensino, sobretudo ao servir como estímulo em projetos de iniciação científica. Os resultados da pesquisa documental indicam que a pesquisa científica na educação básica oferece uma oportunidade singular para os coordenadores pedagógicos integrarem elementos essenciais à prática pedagógica. A coordenação pedagógica precisa expandir seu papel de fomento e tornar-se mais dinâmica, especialmente em projetos de iniciação científica, atuando de forma colaborativa no processo educativo na educação básica, particularmente no Ensino Médio, que é a transição para a Universidade.

Palavras-chave: Coordenação Pedagógica; Iniciação Científica; Educação Básica.

 

Abstract

This study investigates the role of educational coordinators in high schools within basic education institutions, focusing on promoting, mediating, and intervening with teachers in scientific initiation projects. Through bibliographic and documentary research, the study seeks to understand the role of the educational coordinator in this context, analyzing the challenges and opportunities associated with this position, which plays a crucial role in educational institutions, especially by stimulating participation in scientific initiation projects. The findings from the documentary research indicate that scientific research in basic education provides a unique opportunity for educational coordinators to integrate essential elements into pedagogical practice. Educational coordination needs to expand its role in fostering such projects and become more dynamic, particularly in scientific initiation initiatives, acting collaboratively in the educational process within basic education, especially in high school, which serves as the gateway to university.

Keywords: Pedagogical Coordination; Scientific Initiation; Basic Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra da Silveira Padilha, ufrgs

Mestranda em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

E-mail:    00582423@ufrgs.br     Orcid iD: https://orcid.org/0009-0003-3957-5901

Juliana Carvalho Pereira , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

E-mail:   julianapereir@gmail.com      Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-0473-109X

 

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

E-mail:  mrfontoura@gmail.com       Orcid iD:   https://orcid.org/0000-0002-9888-7185

 

Referências

ALVES, R. Entre a ciência e sapiência: o dilema da educação. 20.ed. São. Paulo: Loyola,1999.

ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. de S. (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Loyola, 2005.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2018.

DEMO, Pedro. Educar Pela Pesquisa. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

DEMO, P. Pesquisa-princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011

FAZENDA, I. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1968.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.

RANGEL, M. Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 8ª. ed. Campinas: Papirus, 2005.

MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 1994.

MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F.; MOREIRA, A. F. O aluno pesquisador. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFGM, 2010. p. 1-8.

PICHETH, F. M. PeArte: um ambiente colaborativo para a formação do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participação em pesquisas do tipo estado da arte. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.

ROMANOWSKI, J.P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

Downloads

Publicado

21/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

DA SILVEIRA PADILHA, A.; CARVALHO PEREIRA , J.; DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA, M. Coordenação Pedagógica: o fomento da iniciação científica na educação básica, desafios e possibilidades: Pedagogical Coordination: fostering research projects in basic education, challenges and possibilities . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8397. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.