Educação política para a democracia e combate ao neonazifascismo: uma proposta curricular

Political education for democracy and the fight against neo-Nazi fascism: a curricular proposal

Autores

Palavras-chave:

Neonazifascismo; Educação política; Democracia

Resumo

Este artigo tem como escopo sugerir a educação política como uma estratégia para a defesa e proteção da democracia contra o ideário neonazifascista bolsonarista que se levantou contra a sociedade brasileira na gestão do governo federal de 2019 a 2022. Adotou-se a abordagem qualitativa do tipo exploratória com fundamentação teórica de fontes secundárias e evidências empíricas da realidade observada e vivida. Empregou-se a análise de conteúdo e do discurso narrativo sócio-histórico de forma contextualizada. Os resultados parciais conclusivos atestam que: I) a educação política em relação aos valores e princípios da democracia é demasiadamente deficitária; II) as ideias e ideário neonazifascistas bolsonaristas foram derrotados apenas nas urnas, sendo necessário agora os derrotar também nas redes e nas ruas; III) postula-se que a educação política seja uma estratégia eficiente visando à defesa da democracia.

Palavras-chave: Neonazifascismo; Educação política; Democracia.

 

 

Resumen

Este artículo objetiva sugerir la educación política como una estrategia para la defensa y protección de la democracia contra el ideario neonazifascita bolsonarista que se instaló en la sociedad brasileña en la gestión del gobierno federal de 2019 a 2022. Se adoptó un abordaje cualitativo de tipo exploratorio con fundamentación teórica de fuentes secundarias y evidencias empíricas de la realidad observada y vivida. Se empregó el análisis de contenido y del discurso narrativo sociohistórico de forma contextualizada. Los resultados parciales conclusivos apuntan que: I) la educación política en cuanto a los valores y principios de la democracia es demasiado deficitaria; II) las ideas y ideario neonazifascistas bolsonaristas fueron derrotados solamente en las urnas,  siendo todavía necesario derrotarlos en las redes y en las calles; III) se defiende que la educación política sea una estrategia eficiente para defender la democracia.

Palabras clave: Neonazifascismo; Educación política; Democracia.

             

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Pós-doutor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Líder do grupo de pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS) da Unilab, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: roberto@unilab.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3018-2058.

Edmilson Alves Maia Junior, Universidade Estadual do Ceará-Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - Uece-Feclesc

Supervisor de pós-doutoramento nesta pesquisa. Pós-doutor e doutor em História, respectivamente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), Quixadá-Ceará-Brasil. E-mailedmilson.junior@uece.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8568-6448.

Referências

ABRASCO. Dossiê Abrasco: pandemia de Covid-19. Rio de Janeiro: Abrasco, 2022.

BARRETO, Marcelo Menna. O bolsonarismo tem tendências nazistas e fascistas, diz historiador judeu. Extra Classe, Porto Alegre, 17 jun. 2021. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/politica/2021/06/o-bolsonarismo-e-nazifascista-diz-historiador-judeu/. Acesso em: 3 ago. 2023.

BARROS, José D’Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para a cidadania e em direitos humanos. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2., 1998, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: Feusp, 1998. p. 165-177.

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para a democracia. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 38, p. 223-237, 1996.

BOITO JÚNIOR, Armando. Por que caracterizar o bolsonarismo como neofascismo. Crítica Marxista, Campinas, n. 50, p. 111-119, 2020.

BOLSONARO, Jair Messias. Proposta de plano de governo. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos! O caminho da prosperidade. Brasília, DF: Governo Federal, 2018.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Decreto nº 10.004, de 5 de setembro 2019. Institui o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 6 set. 2019.

BRASIL. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União: Brasília. 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1º out. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

CALDEIRA NETO, Odilon. Neofascismo, “nova república” e a ascensão das direitas no Brasil. Conhecer: Debate entre o Público e o Privado, Fortaleza, v. 10, n. 24, p. 120-140, 2020. DOI: 10.32335/2238-0426.2020.10.24.2060. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/2060. Acesso em: 7 ago. 2023.

CALDEIRA NETO, Odilon. O neofascismo no Brasil, do local ao global?. Esboços, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 599-619, 2022.

Capez, Fernando. 8 de janeiro de 2023: um triste dia para a democracia. Consultor Jurídico, [S.l.], 8 jan. 2023. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2023-jan-12/janeiro-2023-triste-dia-democracia/. Acesso em: 15 fev. 2023.

CARMO, Jefferson Carriello do. A reforma do ensino médio, de Giovanni Gentile, e o Estado fascista. Quaestio: Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, v. 3, n. 1, 2001. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1423. Acesso em: 8 ago. 2023.

CAVHCAST. Adriana Dias. Youtube, 12 ago. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fERFJJs6hQY. Acesso em: 8 ago. 2023.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

DANTAS, Humberto. Apresentação: o caráter essencial da educação política e desenvolvimento da democracia no Brasil. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, 2010.

Democracia não é apenas um regime político e uma forma de governo: é um modo de vida. Jornal da USP, São Paulo, 9 ago. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/professora-maria-victoria-benevides-agradeceu-honrada-e-comovida-a-homenagem-recebida-da-faculdade-de-educacao/. Acesso em: 13 out. 2023.

DEMORI, Leandro. Pesquisadora encontra carta de Bolsonaro publicada em sites neonazistas em 2004. Intercept Brasil, [S.l.], 28 jul. 2021. Disponível em: https://www.intercept.com.br/2021/07/28/carta-bolsonaro-neonazismo/. Acesso em: 25 jul. 2023.

Derrotamos o Bolsonaro, mas não os bolsonaristas, diz Lula. GZH Política, Porto Alegre, 23 jul. 2023. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2023/07/derrotamos-o-bolsonaro-mas-nao-os-bolsonaristas-diz-lula-clkg1wrs1005i0140ovbuggg3.html. Acesso em: 25 jul. 2023.

Extrema-direita e neonazismo: muito mais do que “discursos de ódio”. Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, 2021. https://www.ihu.unisinos.br/categorias/622254-extrema-direita-e-neonazismo-muito-mais-do-que-discursos-de-odio. Acesso em: 3 ago. 2023.

FAVORETO, Aparecida; GALTER, Maria Inalva. Entrevista com Lízia Helena Nagel: educamos ou ensinamos? A função do educador e/ou do professor ainda existe?. Educere et Educare, Cascavel, v. 2, p. 1-10, 2016.

FERRERO-VÁZQUEZ, Óscar; GHERMAN, Michel; SCHURSTER, Karl (org.). Negacionismo: a construção social do fascismo no tempo presente. Rio de Janeiro: Autografia, 2022.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo, Cortez, 2001.

GHERMAN, Michel. O judeu imaginário no Bolsonarismo: a tentativa de colonização do Judaísmo Brasileiro pelo Fascismo Tropical. São Paulo: Fósforo, 2022a.

GHERMAN, Michel. O não judeu judeu. São Paulo: Fósforo, 2022b.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRANADO, Helena Ragusa. Expressões antidemocráticas da extrema-direita na conjuntura brasileira atual: neonazismo, negação do Holocausto e antissemitismo. In: ANPUH, 31., 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UERJ, 2021.

GRISA, Gregório. Como foi o desempenho do governo Bolsonaro na educação?. 11 abr. 2022. Disponível em: https://gregoriogrisa.com.br/como-foi-o-desempenho-do-governo-bolsonaro-na-educacao/ Acesso em: 30 jul. 2023.

ISMERIM, Flávio. Fim das escolas cívico-militares não é questão política, mas sim pedagógica, diz ministro à CNN. CNN Brasil, São Paulo, 18 jul. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/fim-das-escolas-civico-militares-nao-e-questao-politica-mas-sim-pedagogica-diz-ministro-a-cnn/. Acesso em: 27 jul. 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2006.

LOUREIRO, Robson. Educar, Elaborar o passado, Desnazificar: : Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI . Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 69, p. 1541-1582, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49010. Acesso em: 10 ago. 2023.

LÖWY, Michael. Neofascismo: um fenômeno planetário – o caso Bolsonaro. Bresser Pereira, 2019. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/Terceiros/2019/outubro/19.10- Neofascismo-e-Bolsonaro.pdf. Acesso em: 3 dez. 2023.

M’BEMBE, Achille. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: N-1, 2018.

MÉDICI, Mônica Strege; MÉDICI, Domenico dos Santos; LEÃO, Marcelo Franco. Escola pública atual ou cívico-militar? Com a palavra professores e estudantes de uma instituição estadual de Vila Rica/MT. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 14, n. 2, 2022. ISSN: 2176-3070 DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3123. Disponível em: http://www.univates.br/revistas. Acesso em: 3 ago. 2023.

Morre Adriana Dias, uma das maiores pesquisadoras do neonazismo no país. Brasil de Fato, São Paulo, 29 jan. 2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/01/29/morre-adriana-dias-uma-das-maiores-pesquisadoras-do-neonazismo-no-pais. Acesso em: 13 out. 2023.

OLIVEIRA, Cida de. Os sete erros de Bolsonaro que permitiram 75% das 690 mil mortes por covid no Brasil. Rede Brasil Atual, Brasília, DF, 27 nov. 2022. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/sete-erros-bolsonaro-covid-brasil/. Acesso em: 27 jul. 2023.

PARO, Vitor Henrique. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 13, n. 1, p. 23-38, 2000.

SILVA, Michel Goulart da. O Escola sem Partido como expressão do ideário militar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 3, p. 169-175, 2018.

VALENTE, Rubens. País teve 211 casos de censura e ataques à cultura em 3 anos, diz relatório. UOL, Reportagem, São Paulo, 17 mar. 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/rubens-valente/2022/03/17/cultura-censura-ataques-governo-bolsonaro.htm. Acesso em: 30 ul. 2023.

VIEIRA, Anderson. Com nove crimes atribuídos a Bolsonaro, relatório da CPI é oficialmente apresentado. Senado Notícias, Brasília, DF, 20 out. 2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/20/com-nove-crimes-atribuidos-a-bolsonaro-relatorio-da-cpi-e-oficialmente-apresentado. Acesso em: 13 jul. 2023.

XAVIER, Antônio Roberto. Segurança pública, direitos humanos e cidadania: desafios ao estado democrático de direito no Brasil. Fortaleza: Imprece, 2009.

Downloads

Publicado

17/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • pdf downloads: 25

Como Citar

XAVIER, A. R.; MAIA JUNIOR, E. A. Educação política para a democracia e combate ao neonazifascismo: uma proposta curricular: Political education for democracy and the fight against neo-Nazi fascism: a curricular proposal . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8318. Acesso em: 23 nov. 2024.