Educação política para a democracia e combate ao neonazifascismo: uma proposta curricular

Political education for democracy and the fight against neo-Nazi fascism: a curricular proposal

Autores

Palavras-chave:

Neonazifascismo; Educação política; Democracia

Resumo

Este artigo tem como escopo sugerir a educação política como uma estratégia para a defesa e proteção da democracia contra o ideário neonazifascista bolsonarista que se levantou contra a sociedade brasileira na gestão do governo federal de 2019 a 2022. Adotou-se a abordagem qualitativa do tipo exploratória com fundamentação teórica de fontes secundárias e evidências empíricas da realidade observada e vivida. Empregou-se a análise de conteúdo e do discurso narrativo sócio-histórico de forma contextualizada. Os resultados parciais conclusivos atestam que: I) a educação política em relação aos valores e princípios da democracia é demasiadamente deficitária; II) as ideias e ideário neonazifascistas bolsonaristas foram derrotados apenas nas urnas, sendo necessário agora os derrotar também nas redes e nas ruas; III) postula-se que a educação política seja uma estratégia eficiente visando à defesa da democracia.

Palavras-chave: Neonazifascismo; Educação política; Democracia.

 

 

Resumen

Este artículo objetiva sugerir la educación política como una estrategia para la defensa y protección de la democracia contra el ideario neonazifascita bolsonarista que se instaló en la sociedad brasileña en la gestión del gobierno federal de 2019 a 2022. Se adoptó un abordaje cualitativo de tipo exploratorio con fundamentación teórica de fuentes secundarias y evidencias empíricas de la realidad observada y vivida. Se empregó el análisis de contenido y del discurso narrativo sociohistórico de forma contextualizada. Los resultados parciales conclusivos apuntan que: I) la educación política en cuanto a los valores y principios de la democracia es demasiado deficitaria; II) las ideas y ideario neonazifascistas bolsonaristas fueron derrotados solamente en las urnas,  siendo todavía necesario derrotarlos en las redes y en las calles; III) se defiende que la educación política sea una estrategia eficiente para defender la democracia.

Palabras clave: Neonazifascismo; Educación política; Democracia.

             

 

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Biografia do Autor

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Pós-doutor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Líder do grupo de pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS) da Unilab, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: roberto@unilab.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3018-2058.

Edmilson Alves Maia Junior, Universidade Estadual do Ceará-Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - Uece-Feclesc

Supervisor de pós-doutoramento nesta pesquisa. Pós-doutor e doutor em História, respectivamente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), Quixadá-Ceará-Brasil. E-mailedmilson.junior@uece.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8568-6448.

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17/11/2024
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Como Citar

XAVIER, A. R.; MAIA JUNIOR, E. A. Educação política para a democracia e combate ao neonazifascismo: uma proposta curricular: Political education for democracy and the fight against neo-Nazi fascism: a curricular proposal . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8318. Acesso em: 26 dez. 2024.