Análise do discurso sobre a formação no Programa de Residência Pedagógica

Análisis del discurso sobre la formación en el Programa de Residencia Pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Análise do Discurso, Políticas públicas educacionais

Resumo

O presente artigo sintetiza e socializa os resultados de uma pesquisa de mestrado, a qual teve como objetivo geral analisar o discurso sobre a formação docente presentes em documentos oficiais do Programa de Residência Pedagógica. Utilizamos a Análise do Discurso foucaultiana para sustentar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, mobilizando predominantemente os conceitos do eixo ser-saber: discurso, enunciado e formação discursiva. Tratando-se da primeira versão do programa (2018-2019), o Edital Capes e dois projetos institucionais compuseram nosso corpus, enquanto materialidade discursiva. Concluímos que essa política pública legitima uma formação pedagógica ancorada, primordialmente, em saberes do campo político e econômico.

Palavras-chave: Formação docente; Análise do discurso; Residência Pedagógica.

 

Resumen

Este artículo sintetiza y socializa los resultados de una investigación de maestría, que tuvo como objetivo general analizar el discurso sobre la formación docente presente en documentos oficiales del Programa de Residencia Pedagógica. Utilizamos el Análisis del Discurso Foucaultiano para sustentar el marco teórico-metodológico de la investigación, movilizando predominantemente los conceptos del eje ser-saber: discurso, enunciado y formación discursiva. En el caso de la primera versión del programa (2018-2019), la Convocatoria de la Capes y dos proyectos institucionales conformaron nuestro corpus, como materialidad discursiva. Concluimos que esta política pública legitima una formación pedagógica anclada, especialmente, en conocimientos provenientes del campo político y económico.

Palabras Clave: Formación docente; Análisis del discurso; Residencia Pedagógica.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Mellini Faleiros, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciências Biológicas (2019) e Mestrado em Educação (2023). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE). prof.lucasfaleiros@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5519-3776.

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Letras (1999) e Especialização em Leitura e Produção de Textos (2000) pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Mestrado (2004) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Professora Associada do Departamento de Linguística e Língua Português da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE). marinalva.barbosa@uftm.edu.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3538-8821.

Referências

BARRETTO, E. S. de S. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 20, n. 62, p. 679-701, Set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/6dBCYcmPwf9BM447tNpYpgR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018 CAPES. Programa Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018b. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica.

BRASIL. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria GAB nº 38/2018. Institui o Programa Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf. Acesso em: 06 ago. 2022BRASIL. Universidade Federal de Uberlândia. Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica. http://www.prograd.ufu.br/servicos/residencia-pedagogica.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018 CAPES. Programa Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 06 ago. 2021

COSTA, C. C. D; GONÇALVES, S. da R. V. A residência pedagógica e o pragmatismo na formação docente. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, Chile, v. 19, n. 41, p. 307­321, Dez. 2020. Disponível em: http://www.rexe.cl/ojournal/index.php/rexe/article/view/821. Acesso em: 06 ago. 2022

FARIAS, I. M. S.; CAVALCANTE, M. M. S.; GONCALVES, M. T. L. Residência Pedagógica: entre convergências e disputas no campo da Formação de Professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre a Formação de Professores, v. 13, n. 25, p. 95-108, 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/433. Acesso em: 06 ago. 2022

FISCHER, R. M. B. A Análise do discurso: para além de palavras e coisas. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, p. 18-37, Dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71741. Acesso em: 22 fev. 2024.

FISCHER, R. M. B. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? Perspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 371-389, 2003. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9717/8984. Acesso em: 20 mar. 2023.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz F. B. Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2020.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução: Laura F. A. Sampaio. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

GREGOLIN, M. do R. Por uma Arqueogenealogia dos Estudos Discursivos Foucaultianos no Brasil – Cartografias: Entrevista com Maria do Rosario Gregolin. [Entrevista cedida a] Pedro Navarro e Vanice Sargentini. Revista da Anpoll, v. 53, n. 2, p. 10-19, Ago. 2022. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1777. Acesso em: 09 mar. 2024.

INDUZIR. In: MICHAELIS, Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos Ltda, 2022. https://michaelis.uol.com.br/busca?id=vkR50.

MACEDO, E. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-curriculum, v. 12, n. 03, p. 1530-1555, Dez. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21666. Acesso em: 09 mar. 2024.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SAVIANI, D. A crise política e o papel da educação na resistência ao golpe de 2016 no Brasil. In: Krawczyk, N; Lombardi, J.C (Orgs.) O golpe de 2016 e a educação no Brasil. Uberlândia: Editora Navegando, 2018

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCALCON, S. O pragmatismo e o trabalho docente profissionalizado. Perspectiva, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 35-49, Dez. 2008. Disponível em: https://gepeto.ced.ufsc.br/files/2015/03/suze_pragmatismo1.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.

SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SILVA, K. A. C. P.; CRUZ, S. P. A Residência Pedagógica na formação de professores:

história, hegemonia e resistências. Momento: Diálogos em Educação, Rio Grande

do Sul, v. 27, n. 2, p. 227-247, Ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062. Acesso em: 09 mar. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: http://www.prograd.ufu.br/servicos/residencia-pedagogica. Acesso em: 06 dez. 2022

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica.

Downloads

Publicado

17/09/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 17
  • pdf downloads: 19

Como Citar

MELLINI FALEIROS, L.; VIEIRA BARBOSA, M. Análise do discurso sobre a formação no Programa de Residência Pedagógica: Análisis del discurso sobre la formación en el Programa de Residencia Pedagógica . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8269. Acesso em: 7 out. 2024.