O pensamento pedagógico de Paulo Freire acerca da prática docente: revisitando o legado do educador

The pedagogical thinking of Paulo Freire regarding teaching practice: revisiting the educator's legacy

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire;, Prática Docente;, Legado Freireano;

Resumo

Este estudo bibliográfico tem o objetivo de analisar as contribuições do pensamento pedagógico freireano, na promoção de novos olhares, posturas e práticas de professores(as) na contemporaneidade e, apresenta o recorte de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica que resultou em um Trabalho de Conclusão de Curso. A coleta e apreciação dos dados ocorreu através da análise documental utilizando-se documentos de autoria de Freire, que vão além dos tradicionais livros, como artigos, entrevistas e diálogos. Os resultados evidenciam a prática educativa de um educador democrático que incentiva uma busca profunda por conhecimento, ao mesmo tempo em que promove a criticidade, curiosidade e dialogicidade por meio de um diálogo crítico, colaborativo e transformador. Estes fatores constatam a interligação entre a prática educativa e a formação política e ética na concepção freireana, constituindo a base de uma educação transformadora e socialmente justa e equitativa.

Palavras-chave: Paulo Freire; Prática Docente; Legado Freireano.

 

Abstract

This bibliographic study aims to analyze the contributions of Freirean pedagogical thought in promoting new perspectives, attitudes, and practices among teachers in contemporary times. It presents a segment of research conducted within the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships, resulting in a Bachelor's Thesis. Data collection and analysis occurred through documentary analysis using documents authored by Freire, extending beyond traditional books to include articles, interviews, and dialogues. The results highlight the educational practice of a democratic educator who encourages a profound pursuit of knowledge while fostering critical thinking, curiosity, and dialogue through a transformative, collaborative, and critical discourse. These factors underscore the interconnectedness between educational practice and political and ethical formation in the Freirean conception, forming the basis of a transformative and socially just and equitable education.

Keywords: Paulo Freire; Teaching Practice; Freirean Legacy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciete da Silva Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Pedagoga formada pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Paulo Freire – GPEEIPF da UFAPE. Pesquisadora nas áreas de currículo, profissionalização docente e formação de professores de Ciências. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7208-802X. E-mail: luciete.sousa@ufpe.br.

Anderson Fernandes de Alencar, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Pedagogo pela Universidade Federal da Paraíba / UFPB. Foi membro e consultor do Instituto Paulo Freire, no qual coordenou a área de tecnologia, o setor de memória institucional e a Universitas Paulo Freire. Professor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco e líder do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Paulo Freire da UFAPE, coordenador geral do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais e atua como professor permanente e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da UFRPE, em nível de doutorado, área interdisciplinar. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1539-1775. E-mail: anderson.alencar@ufape.edu.br.

Caline Mendes de Araújo, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Pós-Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, e Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente, é professora de Geografia na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE no curso de Licenciatura em Pedagogia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7038-8077. E-mail: caline.araujo@ufape.edu.br.

Referências

Acervo Paulo Freire - Repositório digital. Instituto Paulo Freire, 2024. Disponível em: https://www.paulofreire.org/o-acervo-paulo-freire Acesso em: 03 mar. 2024.

BARDIN, L. B. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016. 279p.

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos Cedes, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. 5 ed. [rev.] - São Paulo: Saraiva, 2006.

FREIRE, P. O Professor Universitário como Educador. Estudos Universitários, Recife, n. 1, p. 45-47, jul./set. 1962. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/1135 Acesso em: 13 mar. 2022

FREIRE, P. Une pédagogie de la liberté. Preuves, Paris, 14, p.47-55, 2e tri. 1973. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/4660. Acesso em: 12 nov. 2021.

FREIRE, P.; LEITE, L. C. M.; FAÚNDEZ, A. Encontro com Paulo Freire. Genebra, 1978. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/90053 Acesso: 02 dez. 2021

FREIRE, P.; TEÓFILO, I. Educação libertadora: entrevista feita com Paulo Freire por Ivan Teófilo. Revista de Educação AEC. Suplemento Educação. [S.l.], p. 2-11, jan./mar. 1988. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/4a85d5d3-531c-4c2c-a93b-72545effd6b4/content Acesso em: 12 dez. 2021.

FREIRE, P. Quem é Paulo Freire no atual contexto brasileiro? 1989a. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2489 Acesso em: 25 nov. 2021.

FREIRE, P.; FRARE, J. L; SOUZA, H. Entrevista: Paulo Freire. Revista Nova Escola. 1989b. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/4380. Acesso em: 22 de nov. 2021.

FREIRE, P. Educação: o sério compromisso de arriscar. UTE - Informa, Minas Gerais, n. 27 fev. 1989c. Entrevista concedida a autor desconhecido. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/e6a436d3-7513-47b4-8b17-d4ce8b0f5d95/content Acesso em: 17 jan. 2022.

FREIRE, P. Construindo a educação pública popular. 1989d. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/9f56c07a-a6c9-4210-be9a-13e1a00fa9dc/content Acesso: 18 dez. 2021

FREIRE, P. Entrevista de Paulo Freire para o Jornal dos Professores. 1991a. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/4382 Acesso em: 07 mar. 2022.

FREIRE, P. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991b. 76p.

FREIRE, P.; DE SOUSA, L. E.; CORTELLA, M. S. Aos que fazem conosco a Educação pública de qualidade em São Paulo. Gabinete do Prefeito. In: Diário Oficial do Município. São Paulo, 1992. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2233 Acesso em: 10 out. 2021.

FREIRE, P. Ensinar, aprendendo. O Comunitário, Campinas, v.6, n.38, mar. 1994, p. 6-9. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/3010 Acesso em: 18 dez. 2021.

FREIRE, P.; PAPERT, S. Freire e Papert discutem a pedagogia dos tempos globais. Jornal da tarde, São Paulo, 20 jan. 1996. Caderno de sábado. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/ac9c9601-24ef-4efb-846e-657a9a533078/content Acesso em: 17 ago. 2023

FREIRE, P. O homem que amava intensamente. Entrevista cedida a Carlos Alberto Torres. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 32-37, ago./out. 1997. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/f1e007f0-975d-4257-96f1-f643bab44aab/content Acesso em: 13dez. 2021

FREIRE, P. Educación y participación comunitaria. Tarea, Perú, n. 41, p. 29-33, mar. 1998. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/3503ed59-e7c3-46a3-9a67-e00ea878c94d/content Acesso em: 24 set. 2021.

FREIRE, P.; SON, L. Transcrição 1: FITA Nº 11.254.3(1) 1998. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2482 Acesso em: 20 nov. 2021

FREIRE, P. (s.d.a.). Pedagogia da Autonomia. Revista de Educação. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/3159 Acesso em: 20 dez. 2021.

FREIRE, P. (s.d.b.). Compromisso ético e compromisso político das autoridades e dos educadores. Fazenda Escola, Uberaba, v.4, n. 5.] Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1121 Acesso em: 30 out. 2021.

GADOTTI, M. Por que celebrar o centenário de Paulo Freire? Jornal da USP. São Paulo, p. 1-2. 17 set. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/por-que-celebrar-o centenario-de-paulo-frei re/. Acesso em: 12 mar. 2022.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220p.

HERCHEUL, M. D.; FREIRE, P. Diálogo com Paulo Freire. Jornal do Campus, [São Paulo, 16 jul. 1987]. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/033cf8ab-2b30-4829-abb1-dc808c082176/content Acesso em: 17 ago. 2023

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SAUL, A. M.; SILVA, A. F. G. O pensamento de Paulo Freire no campo de forças das políticas de currículo: a democratização da escola. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 1-24, nov. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/7597. Acesso em: 05. abr. 2022.

SAUL, A. M. Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção. Revista e-Curriculum, São Paulo, 15, v.14, n.01, p. 09 – 34 jan./mar. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/ view/27365. Acesso em: 05. abr. 2022.

SAUL, A. M. Ensino e pesquisa na PUC - SP marcam 20 anos de presençã/ausência de Paulo Freire. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 2, p. 119-133, Maio./Ago. 2017. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/8962 Acesso em: 16 jun. 2023.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23a ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

08/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 66
  • pdf downloads: 22

Como Citar

SOUSA, L. da S.; FERNANDES DE ALENCAR, A.; MENDES DE ARAÚJO, C. O pensamento pedagógico de Paulo Freire acerca da prática docente: revisitando o legado do educador: The pedagogical thinking of Paulo Freire regarding teaching practice: revisiting the educator’s legacy. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8262. Acesso em: 26 dez. 2024.