Guia interativo para mediar a Educação Permanente na Academia com o aplicativo Arco Didático da Problematização: guiADP
Interactive Guide for Mediating Continuing Education in the Academy with the Arco Didático da Problematização Application: guiADP
Palavras-chave:
Produto técnico;, Produto tecnológico;, Tecnologias da Informação e Comunicação;, Educação Permanente.Resumo
Este artigo objetiva abordar a construção, validação e avaliação de um produto educacional para mediar a Educação Permanente na Academia (EPA) integrada a interface do aplicativo Arco Didático da Problematização em uma universidade pública do interior da Amazônia, usando o estudo metodológico com delineamento transversal, abordagem e análise do tipo quantitativa. Em síntese, obteve-se como resultado a construção de tecnologia educativa do tipo guia interativo, a validação de conteúdo e a avaliação semântica indicaram concordância, consistência e confiabilidade pelos Coeficiente de Correlação Interclasses (ICC) e alfa de Cronbach com índices globais excelentes. A versão final reúne conteúdo inovador e interativo sobre a problematização com o arco de Maguerez no contexto da pesquisa, ensino e extensão para mediar ações de formação docente e discente em Instituições de Ensino Superior.
Palavras-chave: Produto educacional; Produto tecnológico; Educação Permanente.
Abstract
This article aims to address the construction, validation, and evaluation of an educational product to mediate Continuing Education in the Academy (EPA) integrated with the interface of the Arco Didático da Problematização application in a public university in the interior of the Amazon, using a methodological study with a cross-sectional design, and a quantitative approach and analysis. In summary, the results obtained include the construction of an educational technology in the form of an interactive guide, with content validation and semantic evaluation indicating agreement, consistency, and reliability through Intraclass Correlation Coefficient (ICC) and Cronbach's alpha with excellent overall indices. The final version includes innovative and interactive content on problematization with the Maguerez Arch in the context of research, teaching, and extension to mediate faculty and student training actions in Higher Education Institutions.
Key-words: Educational product; Technological product; Permanent Education.
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