Guia interativo para mediar a Educação Permanente na Academia com o aplicativo Arco Didático da Problematização: guiADP

Interactive Guide for Mediating Continuing Education in the Academy with the Arco Didático da Problematização Application: guiADP

Autores

Palavras-chave:

Produto técnico;, Produto tecnológico;, Tecnologias da Informação e Comunicação;, Educação Permanente.

Resumo

Este artigo objetiva abordar a construção, validação e avaliação de um produto educacional para mediar a Educação Permanente na Academia (EPA) integrada a interface do aplicativo Arco Didático da Problematização em uma universidade pública do interior da Amazônia, usando o estudo metodológico com delineamento transversal, abordagem e análise do tipo quantitativa. Em síntese, obteve-se como resultado a construção de tecnologia educativa do tipo guia interativo, a validação de conteúdo e a avaliação semântica indicaram concordância, consistência e confiabilidade pelos Coeficiente de Correlação Interclasses (ICC) e alfa de Cronbach com índices globais excelentes. A versão final reúne conteúdo inovador e interativo sobre a problematização com o arco de Maguerez no contexto da pesquisa, ensino e extensão para mediar ações de formação docente e discente em Instituições de Ensino Superior.  

Palavras-chave: Produto educacional; Produto tecnológico; Educação Permanente.      

 

Abstract

This article aims to address the construction, validation, and evaluation of an educational product to mediate Continuing Education in the Academy (EPA) integrated with the interface of the Arco Didático da Problematização application in a public university in the interior of the Amazon, using a methodological study with a cross-sectional design, and a quantitative approach and analysis. In summary, the results obtained include the construction of an educational technology in the form of an interactive guide, with content validation and semantic evaluation indicating agreement, consistency, and reliability through Intraclass Correlation Coefficient (ICC) and Cronbach's alpha with excellent overall indices. The final version includes innovative and interactive content on problematization with the Maguerez Arch in the context of research, teaching, and extension to mediate faculty and student training actions in Higher Education Institutions.

Key-words: Educational product; Technological product; Permanent Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Campos de Sousa Borges, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Núcleo Tucuruí, Campus XIII desde 2009. É mestre e doutora em Ensino em Saúde pelo Programa de Pós-graduação, Doutorado Profissional em Ensino e Saúde na Amazônia da UEPA. Atua como enfermeira do Trabalho no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Lago pela Prefeitura municipal de Tucuruí- PA.  Atuação na docência do ensino superior desde 2012 para o curso de graduação em Enfermagem na UEPA- Núcleo Tucuruí-PA cargo efetivo como professor Assistente I e Faculdade Gamaliel, Pólo Tucuruí-PA. É vice- líder do Núcleo de Pesquisa de Educação em Saúde na Amazônia (NUPESA) pela UEPA. e-mail: renata.borges@uepa.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7510-5582

Guilherme Henrique Nascimento Alves, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) no ano de 2021. Participou como voluntário do Projeto Samuzinho do SAMU 192 no ano de 2019. Curso de atendimento pré-hospitalar e Resgate em locais de difícil acesso pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (SAMU 192). Curso-técnico-profissionalizante em Operador de Computador pelo SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Vínculo profissional como Enfermeiro na Divisão de Vigilância Epidemiológica do município de Cametá - PA. e-mail: henryalves116@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3347-5905

Thiago Marcirio Gonçalves de Castro, Fundação Centro de Hematologia do Pará

Enfermeiro graduado na Universidade do Estado do Pará (UEPA - Campus XIII) (2018 - 2022). Residente em Atenção em Hemoterapia e Hematologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UEPA (PRMS - UEPA), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA). e-mail: thiagogoncalves_2013@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8069-8899

Milena Coelho Fernandes Caldato, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1997) e em Farmácia pelo Centro Universitário do Pará (1995). Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Professora Adjunto IV de Clínica Médica (sub-área:  Endocrinologia) da Universidade do Estado do Pará. Professora Titular e Coordenadora do Curso de Medicina do CESUPA. Docente e Orientadora do Programa de Pós-graduação em Ensino e Saúde na Amazônia (UEPA) - Mestrado e Doutorado e do Mestrado em Educação médica do CESUPA. e-mail: milenacaldato@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7077-8470

Referências

BERBEL, N.A.N. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. uma reflexão teorico-epistemological. Londrina: EDUEL. Edicao do Kindle. 2016.

BRASIL. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.

BRASIL. Conselho nacional de saúde (CNS). Resolução nº466/2012. Trata de pesquisas em seres humanos e atualiza a resolução 196. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 23 ago. 2017.

CAPES. Documento Orientador de APCN Área 46: Ensino. Ministério da Educação, Brasília, 2019. Disponível em: https://capes.gov.br/images/Criterios_apcn_2019/ensino.pdf. Acesso em: 5 set. 2020.

CAMACHO, A. C. L. F.; CAPETINI, A. C.; GUIMARÃES, A. O. et al. TECNOLOGIA EDUCACIONAL INTERATIVA SOBRE CUIDADOS A IDOSOS COM DEMÊNCIAS. REUOL. v. 13, n. 1, p. 249-254, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaenfermagem/article/view/235826/31195. Acesso em: 5 set. 2021.

COSTA, C. C.; GOMES, L. F. S.; TELES, L. M. R. et al. Construção e validação de uma tecnologia educacional para prevenção da sífilis congênita. Acta Paul Enferm. v. 33, p. eAPE20190028, 2020. Doi: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO00286. Acesso em: 5 set. 2021.

DIAS, D.M.V. O ensino da avaliação clínica da oxigenação e circulação do bebê pré-termo: integração simulação virtual e simulação robótica. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. doi:10.11606/T.22.2015.tde-04092015-154256. Acesso em: 01 de maio de 2021.

DOAK, C. C.; DOAK, L. G.; ROOT, J. H. Teaching patients with low literacy skills. 2th ed. Philadelphia: J.B. Lippincott; 1996. 212 p.

FERREIRA, D. S.; TEIXEIRA, E.; OLIVEIRA, M. M. C. de. et al. VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE DO HOMEM. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 34, 2020. DOI: 10.18471/rbe.v34.36344.

GOMES, J. D. P.; CARVALHO, A. T. DE.; BRANDÃO, M. G. S. A.; GALINDO NETO, N. M.; FIGUEIREDO, M. L. F.; GRIMALDI, M. R. M. Construção e validação de vídeo sobre o câncer de mama para surdas. Revista Cuidarte. V. 14, n. 3, p. e3076, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.3076. Acesso em: 5 set. 2023.

JASPER, M. A. Expert: a discussion of the implicationsof the concept as used in nursing. J Adv Nurs. v. 20, n. 4, p. 769-776, 1994. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1046/j.1365-2648.1994.20040769.x. Acesso em: 10 mai 2019.

LEITE, S. S. et al. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev Bras Enferm, v. 71, n. 4, p. 1635-1641, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/xs83trTCYB6bZvpccTgfK3w/?lang=pt#. Acesso em: 27 fev. 2024.

NASCIMENTO, R. V. Guia didático da sala de aula invertida para a educação profissional e tecnológica na modalidade subsequente. 2019. 47f. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1117. Acesso em: 23 out. 2022.

NASCIMENTO, M. H. M.; Teixeira, E. Educational technology to mediate care of the “kangaroo family” in the neonatal unit. Rev Bras Enferm. V. 71, n. 3, p. 1290-1297, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0156.

OLIVEIRA, M. N. Ferramentas tecnológicas educacionais: elaboração de um guia e a utilização no planejamento das aulas de física. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215558. Acesso em: 23 out. 2022.

PAIM, J. S.; TEIXEIRA, C. F. Configuração institucional e gestão do Sistema Único de Saúde: problemas e desafios. Texto elaborado para a Comissão de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde da ABRASCO, como subsídio aos debates da 13ª Conferência Nacional de Saúde, outubro de 2017.

PASQUALI, L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed; 2010.

PARÁ. Secretaria de Estado de Saúde Pública. Política Nacional de Educação Permanente em saúde: manual de orientação para projetos de formação em saúde. Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde- 2º Ed. Belém, SESPA: 2019.

PERDIGÃO, M. M. de M. et al. Educational technology for fatigue management related to antineoplastic chemotherapy. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 6, p. 1519-1525, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0505. Acesso em: 6 set. 2020.

POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B.P. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: avaliação de evidências para a prática em enfermagem. São Paulo: Artmed, 2011.

ROCHA, G. M. N. Construção e validação de tecnologia educativa para o cuidado domiciliar do recém-nascido prematuro. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=88869. Acesso em: 6 set. 2020.

SENA, J. F.; SILVA, I. P.; LUCENA, S. K. P.; OLIVEIRA, A. C. S.; COSTA, I. K. F. Validation of educational material for the care of people with intestinal stoma. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v. 28, p. e3269, 2020. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3179.3269. Acesso em: 30 out. 2021.

SABOIA, D. M. Construção e Validação de Aplicativo Educativo para Prevenção da Incontinência Urinária em Mulheres após o Parto. 2017. 150f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fortaleza, 2017.

SANTANA, D. A. S.; WARTHA, E. J. Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências. Rev Educ Ciên Matem, v. 16, n. 36, p. 39-52, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7109. Acesso em: 30 out. 2021.

SIQUEIRA, A. F.; FERREIRA, D. S. et al. Validation of a handbook on suicide prevention among students: talking is the best solution. Rev Rene. V. 21, p. e42241, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202142241. Acesso em: 30 out. 2021.

SOARES, A. C.; RÊGO, A. S. et al. Construction and validation of self-care educational technology for informal caregivers. Rev Bras Enferm. v. 74, n. 4, p. e20200215, 2021. Disponível em: https://doi. org/10.1590/0034-7167-2020-0215. Acesso em: 30 out. 2021.

SOUSA, F. W. M. et al. Problematizar para se (re)pensar”: oficinas de educação permanente em saúde no serviço de neurologia de hospital-escola. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.16, n.12, p. 32907-32921, 2023.

Downloads

Publicado

09/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 20
  • pdf downloads: 13

Como Citar

CAMPOS DE SOUSA BORGES, R.; NASCIMENTO ALVES, G. H.; GONÇALVES DE CASTRO, T. M.; COELHO FERNANDES CALDATO, M. Guia interativo para mediar a Educação Permanente na Academia com o aplicativo Arco Didático da Problematização: guiADP: Interactive Guide for Mediating Continuing Education in the Academy with the Arco Didático da Problematização Application: guiADP. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8208. Acesso em: 8 dez. 2024.