Guia interativo para mediar a Educação Permanente na Academia com o aplicativo Arco Didático da Problematização: guiADP

Interactive Guide for Mediating Continuing Education in the Academy with the Arco Didático da Problematização Application: guiADP

Autores

Palavras-chave:

Produto técnico;, Produto tecnológico;, Tecnologias da Informação e Comunicação;, Educação Permanente.

Resumo

Este artigo objetiva abordar a construção, validação e avaliação de um produto educacional para mediar a Educação Permanente na Academia (EPA) integrada a interface do aplicativo Arco Didático da Problematização em uma universidade pública do interior da Amazônia, usando o estudo metodológico com delineamento transversal, abordagem e análise do tipo quantitativa. Em síntese, obteve-se como resultado a construção de tecnologia educativa do tipo guia interativo, a validação de conteúdo e a avaliação semântica indicaram concordância, consistência e confiabilidade pelos Coeficiente de Correlação Interclasses (ICC) e alfa de Cronbach com índices globais excelentes. A versão final reúne conteúdo inovador e interativo sobre a problematização com o arco de Maguerez no contexto da pesquisa, ensino e extensão para mediar ações de formação docente e discente em Instituições de Ensino Superior.  

Palavras-chave: Produto educacional; Produto tecnológico; Educação Permanente.      

 

Abstract

This article aims to address the construction, validation, and evaluation of an educational product to mediate Continuing Education in the Academy (EPA) integrated with the interface of the Arco Didático da Problematização application in a public university in the interior of the Amazon, using a methodological study with a cross-sectional design, and a quantitative approach and analysis. In summary, the results obtained include the construction of an educational technology in the form of an interactive guide, with content validation and semantic evaluation indicating agreement, consistency, and reliability through Intraclass Correlation Coefficient (ICC) and Cronbach's alpha with excellent overall indices. The final version includes innovative and interactive content on problematization with the Maguerez Arch in the context of research, teaching, and extension to mediate faculty and student training actions in Higher Education Institutions.

Key-words: Educational product; Technological product; Permanent Education.

 

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Biografia do Autor

Renata Campos de Sousa Borges, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Núcleo Tucuruí, Campus XIII desde 2009. É mestre e doutora em Ensino em Saúde pelo Programa de Pós-graduação, Doutorado Profissional em Ensino e Saúde na Amazônia da UEPA. Atua como enfermeira do Trabalho no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Lago pela Prefeitura municipal de Tucuruí- PA.  Atuação na docência do ensino superior desde 2012 para o curso de graduação em Enfermagem na UEPA- Núcleo Tucuruí-PA cargo efetivo como professor Assistente I e Faculdade Gamaliel, Pólo Tucuruí-PA. É vice- líder do Núcleo de Pesquisa de Educação em Saúde na Amazônia (NUPESA) pela UEPA. e-mail: renata.borges@uepa.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7510-5582

Guilherme Henrique Nascimento Alves, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) no ano de 2021. Participou como voluntário do Projeto Samuzinho do SAMU 192 no ano de 2019. Curso de atendimento pré-hospitalar e Resgate em locais de difícil acesso pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (SAMU 192). Curso-técnico-profissionalizante em Operador de Computador pelo SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Vínculo profissional como Enfermeiro na Divisão de Vigilância Epidemiológica do município de Cametá - PA. e-mail: henryalves116@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3347-5905

Thiago Marcirio Gonçalves de Castro, Fundação Centro de Hematologia do Pará

Enfermeiro graduado na Universidade do Estado do Pará (UEPA - Campus XIII) (2018 - 2022). Residente em Atenção em Hemoterapia e Hematologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UEPA (PRMS - UEPA), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA). e-mail: thiagogoncalves_2013@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8069-8899

Milena Coelho Fernandes Caldato, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1997) e em Farmácia pelo Centro Universitário do Pará (1995). Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Professora Adjunto IV de Clínica Médica (sub-área:  Endocrinologia) da Universidade do Estado do Pará. Professora Titular e Coordenadora do Curso de Medicina do CESUPA. Docente e Orientadora do Programa de Pós-graduação em Ensino e Saúde na Amazônia (UEPA) - Mestrado e Doutorado e do Mestrado em Educação médica do CESUPA. e-mail: milenacaldato@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7077-8470

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Publicado

09/11/2024
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Como Citar

CAMPOS DE SOUSA BORGES, R.; NASCIMENTO ALVES, G. H.; GONÇALVES DE CASTRO, T. M.; COELHO FERNANDES CALDATO, M. Guia interativo para mediar a Educação Permanente na Academia com o aplicativo Arco Didático da Problematização: guiADP: Interactive Guide for Mediating Continuing Education in the Academy with the Arco Didático da Problematização Application: guiADP. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8208. Acesso em: 26 dez. 2024.