Reflexões e práticas sobre transdisciplinaridade no Ensino de Ciências: uma revisão sistemática nas edições de 2013 a 2023 do ENPEC
Reflections and practices about transdisciplinarity in Science Teaching: a systematic review of the 2013 to 2023 editions of ENPEC
Palavras-chave:
Complexidade, Formação docente, HiperespecializaçãoResumo
Apresentou-se um estudo sobre o paradigma da transdisciplinaridade, objetivando analisar as últimas seis edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Assumiu-se o problema: “Quais são as reflexões, possibilidades e desafios pedagógicos sobre transdisciplinaridade encontrados e/ou desenvolvidos na última década por pesquisadores de educação em Ciências participantes do ENPEC?”. Metodologicamente, a revisão sistemática integrativa encontrou nove trabalhos. Duas categorias surgiram: i) práticas transdisciplinares na formação docente em Ciências: caminhos possíveis? e ii) transdisciplinaridade: desafios na prática pedagógica. Constatou-se que a transdisciplinaridade é reconhecida como alternativa para reunificar conhecimentos e culturas, mas é pouco assumida nos cursos de formação e nas práticas docentes.
Palavras-chave: complexidade; formação docente; hiperespecialização.
Abstract
A study on the transdisciplinarity paradigm is presented, aiming to analyze the last six editions of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC). The problem was: “What are the reflections, possibilities and pedagogical challenges on transdisciplinarity found and/or developed in the last decade by Science education researchers participating in ENPEC?”. Methodologically, the integrative systematic review found nine studies. The review allowed obtaining and discussing data, considering the most relevant ideas and their theoretical-practical proposals. Two categories emerged: i) transdisciplinary practices in science teacher training: possible paths? and ii) transdisciplinarity: challenges in pedagogical practice. It was found that transdisciplinarity is recognized as an alternative to reunify knowledge and cultures, but it is little adopted in training courses and teaching practices.
Keywords: complexity; teacher training; hyperspecialization.
Downloads
Referências
AIRES, Berenice Feitosa; SUANNO, João Henrique. A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 42-56, 2017. DOI: 10.14295/remea.v34i2.6822. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822. Acesso em: 30 dez. 2023.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. DOI: 10.21171/ges.v5i11.1220. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 30 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1997. 126 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos – apresentação dos Temas Transversais. Brasília: Ministério da Educação, 1998. 436 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília: Ministério da Educação, 2019. 20 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.
CANTANHEDE, Severina Coelho da Silva; RIZZATTI, Ivanise Maria; CANTANHEDE, Leonardo Baltazar. Epistemologia de Paulo Freire e Edgar Morin como suporte para construção de uma proposta CTSA. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 188-204, 2022. DOI: 10.14483/23464712.18788. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/18788. Acesso em: 12 dez. 2023.
CASANOVA, Pablo Gonzalez. As novas ciências e as humanidades: da academia à política. São Paulo: Boitempo, 2006.
CORDEIRO, Natália de Vasconcelos. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC: as contribuições da Transdisciplinaridade. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2661. Acesso em: 30 dez. 2023.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento – transdisciplinaridade. In: NICOLESCU, B. et al. (Orgs.) Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000. 185p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127511. Acesso em: 12 dez. 2023.
PETRAGLIA, Izabel. O processo de produção do conhecimento: complexidade e transdisciplinaridade. In: BEHRENS, Marilda Aparecida; ENS, Romilda Teodora (Orgs.). Complexidade e transdisciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris, 2015. p. 75-86.
PRIGOL, Edna Liz; BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação e a prática pedagógica do professor do ensino superior: sob a luz do paradigma da complexidade e da transdisciplinaridade. In: MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; FERREIRA, Jacques de Lima (Orgs.). Formação de professores: história, políticas educacionais e práticas pedagógicas. Curitiba: Appris, 2015. p. 195-218.
RECHE, Bruno Donato. Por uma formação humana: a educação transdisciplinar. Revista Humanitaris, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 76-96, 2020. Disponível em: https://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/revistahumanitaris/article/view/424. Acesso em: 30 dez. 2023.
ROCHA, João Bernardes da; BASSO, Nara Regina de Souza; BORGES, Regina Maria Rabello. Transdisciplinaridade: a natureza íntima da educação científica. 2. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2009. 132p.
ROCHA, Ronai. Quando ninguém educa: questionando Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2017. 160p.
SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 13, n. 37, p. 71-83, 2008. DOI: 10.1590/S1413-24782008000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5qbJPVmkqkbqNMj8hGTXVBN/. Acesso em: 30 dez. 2023.
SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010. 119p.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2015. 160p.
SCHERER, Karine Cristina; ALVES, Marcos; ZUCOLOTTO, Marcele Pereira. Os desafios da hiperespecialização segundo Edgar Morin. Saber Humano, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 151-169, 2021. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/490. Acesso em: 12 dez. 2023.
SILVA, Thiago da; SÁ, Ivo Ribeiro; GOMES, Wagner Cotrim. A fragmentação do conhecimento e as escolas a partir do século XX. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 1-11, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n22023.19084. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/19084. Acesso em: 12 dez. 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 31
- pdf downloads: 5