Reflexões e práticas sobre transdisciplinaridade no Ensino de Ciências: uma revisão sistemática nas edições de 2013 a 2023 do ENPEC

Reflections and practices about transdisciplinarity in Science Teaching: a systematic review of the 2013 to 2023 editions of ENPEC

Autores

Palavras-chave:

Complexidade, Formação docente, Hiperespecialização

Resumo

Apresentou-se um estudo sobre o paradigma da transdisciplinaridade, objetivando analisar as últimas seis edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Assumiu-se o problema: “Quais são as reflexões, possibilidades e desafios pedagógicos sobre transdisciplinaridade encontrados e/ou desenvolvidos na última década por pesquisadores de educação em Ciências participantes do ENPEC?”. Metodologicamente, a revisão sistemática integrativa encontrou nove trabalhos. Duas categorias surgiram: i) práticas transdisciplinares na formação docente em Ciências: caminhos possíveis? e ii) transdisciplinaridade: desafios na prática pedagógica. Constatou-se que a transdisciplinaridade é reconhecida como alternativa para reunificar conhecimentos e culturas, mas é pouco assumida nos cursos de formação e nas práticas docentes.

Palavras-chave: complexidade; formação docente; hiperespecialização.

 

Abstract

A study on the transdisciplinarity paradigm is presented, aiming to analyze the last six editions of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC). The problem was: “What are the reflections, possibilities and pedagogical challenges on transdisciplinarity found and/or developed in the last decade by Science education researchers participating in ENPEC?”. Methodologically, the integrative systematic review found nine studies. The review allowed obtaining and discussing data, considering the most relevant ideas and their theoretical-practical proposals. Two categories emerged: i) transdisciplinary practices in science teacher training: possible paths? and ii) transdisciplinarity: challenges in pedagogical practice. It was found that transdisciplinarity is recognized as an alternative to reunify knowledge and cultures, but it is little adopted in training courses and teaching practices.

Keywords: complexity; teacher training; hyperspecialization.

 

 

 

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Biografia do Autor

André de Azambuja Maraschin, Instituto Federal Sul-rio-grandense/Professor EBTT-substituto

Aluno especial do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGECi-UFRGS). Mestre em Ensino. Professor EBTT-substituto do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). E-mail: andremaraschin@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2153-8024

 

Leandro Gonçalves Leite, Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul/Servidor público

Aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGECi-UFRGS). Mestre em Agrobiologia. Professor de Ciências da rede municipal de ensino de Caxias do Sul, RS. E-mail: leandro_gl@outlook.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3242-6853

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense/Professor EBTT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática. Professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGECi-UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de professores na perspectiva da construção de currículo democrático na área das Ciências da Natureza. E-mail: profmarcus@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5974-3050

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Publicado

18/11/2024
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Como Citar

DE AZAMBUJA MARASCHIN, A.; GONÇALVES LEITE, L.; MACIEL RIBEIRO, M. E. Reflexões e práticas sobre transdisciplinaridade no Ensino de Ciências: uma revisão sistemática nas edições de 2013 a 2023 do ENPEC: Reflections and practices about transdisciplinarity in Science Teaching: a systematic review of the 2013 to 2023 editions of ENPEC. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8151. Acesso em: 22 dez. 2024.

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