Análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela SEED-PR durante a pandemia SARS-CoV-2 (2020-2021)

Analysis of the normative contours of educational policies implemented by SEED - PR during the SARS-CoV-2 pandemic (2020-2021)

Autores

Palavras-chave:

Pandemia SARS-CoV-2;, Contornos normativos;, Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná.

Resumo

O presente artigo é uma análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) durante a pandemia SARS-CoV-2 no período de 2020 e 2021. Esta pesquisa teve por objetivo analisar se nesse tempo e contexto histórico-social, no Paraná, em meio a implementação das normativas educacionais, os contornos educacionais da Educação Básica da SEED-PR, diante da necessidade de isolamento social na pandemia, foram ou não adequados, e se cumpriram seu papel de garantir a continuidade das aulas. A partir desta problemática, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de base quali-quantitativa, tendo por fontes primárias os dados organizados pelos documentos oficiais (diretrizes, resoluções, ofícios, entre outros), que tiveram por intuito dar continuidade às atividades de ensino na rede pública do Paraná.

Palavras-chave: Pandemia SARS-CoV-2; Contornos normativos; Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná.

 

Abstract

This article is an analysis of the normative outlines of the educational policies implemented by the State Secretariat for Education and Sport of Paraná (SEED-PR) during the SARS-CoV-2 pandemic in the period of 2020 and 2021. This research aimed to analyze whether in that time and historical-social context, in Paraná, amid the implementation of educational standards, the educational contours of Basic Education of SEED-PR, faced with the need for social isolation in the pandemic, were adequate, and fulfilled their role of ensuring the continuity of classes. From this problem, a bibliographical and documentary research was carried out, with qualitative-quantitative basis, having as primary sources the data organized by official documents (guidelines, resolutions, offices, among others), which had the intention to continue teaching activities in the public network of Paraná.

Keywords: Pandemic SARS-CoV-2; Normative contours; State Department of Education and Sport of Paraná.

 

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Niedermayer, Unioeste

Doutoranda em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2023). Graduada em pedagogia pelo Centro Universitário Univel (2020). Graduada em Letras-Português pela Faculdade Educacional da Lapa (2021). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Itecne (2020). Especialista em MBA em Recursos Humanos pelo Centro Universitário Univel (2022). Especialista em Educação Especial pelo Centro Universitário Faveni (2023).

E-mail isabelniedermayer@gmail.com.  Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-2300-0508

Francis Mary Guimarães Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1998). Mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1993). Graduada em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Professora da Universidade Central da Venezuela e professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação no campo, política educacional, Venezuela e políticas sociais.

E-mail francis.mary.guimaraes.nogueira@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-0778-4939.  

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Publicado

03/12/2024
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Como Citar

NIEDERMAYER, I. C.; GUIMARÃES NOGUEIRA, F. M. Análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela SEED-PR durante a pandemia SARS-CoV-2 (2020-2021): Analysis of the normative contours of educational policies implemented by SEED - PR during the SARS-CoV-2 pandemic (2020-2021). Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8101. Acesso em: 4 dez. 2024.

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