Maria Gilvanise de Oliveira Pontes: trajetória profissional e o protagonismo na formação do professor que ensina matemática
Maria Gilvanise de Oliveira Pontes: professional trajectory and the leading role in the training of teachers who teach mathematics
Palavras-chave:
Saber Profissional Docente, Educação Matemática, Mulher na CiênciaResumo
Neste estudo aborda-se, em linhas gerais, questões relativas aos saberes específicos para ensinar matemática a partir de uma compreensão histórica construída pelo relato de atuação de Gilvanise Pontes. Em específico, objetiva-se refletir sobre os saberes para ensinar matemática, sistematizados a partir da atuação de Gilvanise Pontes para a formação de professores que ensinam matemática no Ceará. Trata-se de um estudo ancorado teoricamente nos pressupostos da História Cultural, em que se construiu uma biografia hermenêutica a partir de uma entrevista livre em história oral desenvolvida com a própria biografada. Conclui-se que a biografada é uma mulher que teve aproximações com a docência muito cedo, revelando a trajetória de uma professora que enfrentou desafios para constituição de saberes no campo da matemática, historicamente marcado pelo domínio da presença masculina.
Palavras-chave: Saber Profissional Docente; Educação Matemática; Mulher na Ciência.
Abstract
This study addresses, in general terms, aspects concerning the specific knowledge for the teaching of mathematics based on a historical understanding constructed by the report of Gilvanise Pontes' actions. Specifically, the objective is to reflect on the knowledge to teach mathematics, systematized as from the performance of Gilvanise Pontes for the training of teachers who teach mathematics in Ceará, Brazil. The study was theoretically anchored in the assumptions of Cultural History. A hermeneutic biography was constructed based on a free oral history interview developed with the biographed herself. The conclusion is that the biographed is a woman who was introduced to teaching at an early age, revealing the trajectory of a teacher who faced challenges in establishing knowledge in the field of mathematics, historically marked by the dominance of the male presence.
Keywords: Professional Teaching Knowledge; Mathematics Education; Woman in Science.
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