Maria Gilvanise de Oliveira Pontes: trajetória profissional e o protagonismo na formação do professor que ensina matemática

Maria Gilvanise de Oliveira Pontes: professional trajectory and the leading role in the training of teachers who teach mathematics

Autores

Palavras-chave:

Saber Profissional Docente, Educação Matemática, Mulher na Ciência

Resumo

Neste estudo aborda-se, em linhas gerais, questões relativas aos saberes específicos para ensinar matemática a partir de uma compreensão histórica construída pelo relato de atuação de Gilvanise Pontes. Em específico, objetiva-se refletir sobre os saberes para ensinar matemática, sistematizados a partir da atuação de Gilvanise Pontes para a formação de professores que ensinam matemática no Ceará. Trata-se de um estudo ancorado teoricamente nos pressupostos da História Cultural, em que se construiu uma biografia hermenêutica a partir de uma entrevista livre em história oral desenvolvida com a própria biografada. Conclui-se que a biografada é uma mulher que teve aproximações com a docência muito cedo, revelando a trajetória de uma professora que enfrentou desafios para constituição de saberes no campo da matemática, historicamente marcado pelo domínio da presença masculina.

Palavras-chave: Saber Profissional Docente; Educação Matemática; Mulher na Ciência.

 

Abstract

This study addresses, in general terms, aspects concerning the specific knowledge for the teaching of mathematics based on a historical understanding constructed by the report of Gilvanise Pontes' actions. Specifically, the objective is to reflect on the knowledge to teach mathematics, systematized as from the performance of Gilvanise Pontes for the training of teachers who teach mathematics in Ceará, Brazil. The study was theoretically anchored in the assumptions of Cultural History.  A hermeneutic biography was constructed based on a free oral history interview developed with the biographed herself. The conclusion is that the biographed is a woman who was introduced to teaching at an early age, revealing the trajectory of a teacher who faced challenges in establishing knowledge in the field of mathematics, historically marked by the dominance of the male presence.

Keywords: Professional Teaching Knowledge; Mathematics Education; Woman in Science.

 

 

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Biografia do Autor

Adriana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Pesquisadora Associada do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GHEMAT-BRASIL). E-mail: nogueira.oliveira@aluno.uece.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1542-2452.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de Especialização em ensino de matemática para o ensino médio da UECE, Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto à Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). E-mail: carolina.pereira@uece.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3819-2381.

Elcimar Simão Martins, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE). Diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN/UNILAB). E-mail: elcimar.martins@uece.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5858-5705.

 

 

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Publicado

04/06/2024
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Como Citar

OLIVEIRA, A. N. de; PEREIRA, A. C. C.; MARTINS, E. S. Maria Gilvanise de Oliveira Pontes: trajetória profissional e o protagonismo na formação do professor que ensina matemática: Maria Gilvanise de Oliveira Pontes: professional trajectory and the leading role in the training of teachers who teach mathematics. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8095. Acesso em: 3 dez. 2024.