Maria Gilvanise de Oliveira Pontes: trajetória profissional e o protagonismo na formação do professor que ensina matemática
Maria Gilvanise de Oliveira Pontes: professional trajectory and the leading role in the training of teachers who teach mathematics
Palavras-chave:
Saber Profissional Docente, Educação Matemática, Mulher na CiênciaResumo
Neste estudo aborda-se, em linhas gerais, questões relativas aos saberes específicos para ensinar matemática a partir de uma compreensão histórica construída pelo relato de atuação de Gilvanise Pontes. Em específico, objetiva-se refletir sobre os saberes para ensinar matemática, sistematizados a partir da atuação de Gilvanise Pontes para a formação de professores que ensinam matemática no Ceará. Trata-se de um estudo ancorado teoricamente nos pressupostos da História Cultural, em que se construiu uma biografia hermenêutica a partir de uma entrevista livre em história oral desenvolvida com a própria biografada. Conclui-se que a biografada é uma mulher que teve aproximações com a docência muito cedo, revelando a trajetória de uma professora que enfrentou desafios para constituição de saberes no campo da matemática, historicamente marcado pelo domínio da presença masculina.
Palavras-chave: Saber Profissional Docente; Educação Matemática; Mulher na Ciência.
Abstract
This study addresses, in general terms, aspects concerning the specific knowledge for the teaching of mathematics based on a historical understanding constructed by the report of Gilvanise Pontes' actions. Specifically, the objective is to reflect on the knowledge to teach mathematics, systematized as from the performance of Gilvanise Pontes for the training of teachers who teach mathematics in Ceará, Brazil. The study was theoretically anchored in the assumptions of Cultural History. A hermeneutic biography was constructed based on a free oral history interview developed with the biographed herself. The conclusion is that the biographed is a woman who was introduced to teaching at an early age, revealing the trajectory of a teacher who faced challenges in establishing knowledge in the field of mathematics, historically marked by the dominance of the male presence.
Keywords: Professional Teaching Knowledge; Mathematics Education; Woman in Science.
Downloads
Referências
ALBERTI, V. Histórias dentro da história. In: PINSKY, C. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
BURKE, P. O que é história cultural? Tradução Sérgio Goes de Paula. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. Tradução Gilson César Cardoso Douza. São Paulo: EdUSP, 2015.
FIALHO, L. M. F; COSTA, M. A. A.; LEITE, H. O. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetórias docentes, experiências e sociabilidades (1970-2015). Revista Momentos – diálogos em educação, v. 31, n. 1, p. 203-227, jan./abr., 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13775. Acesso em 31 de mai. de 2023.
FIALHO, L. M. F. et. al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505/4059. Acesso em 31 de mai. 2023.
FIALHO, L. M. F. A vida de jovens infratores privados de liberdade. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2015. v. 1. 375p.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
FREIRE, A. M. A. Paulo Freire: o pedagogo da esperança. Revista Cocar. V. 2, n.3, p. 75-82, 2008. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/122. Acesso em 09 de jun. de 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.) Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1. Ed. São Paulo, Livraria da Física, 2017, p. 113-172.
LIMA, C. R. F. “É preciso educar meninas”: história e memória institucional do Patronato Coração Imaculado de Maria em São Bernardo das Russas – CE (1937-1953). 2020. 249f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2020.
MACHADO, C. J. S. A dimensão da palavra: práticas de escrita de mulheres. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005.
NÓVOA, A. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 27, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270129. Acesso em 09 de jun. de 2023.
PONTELLO, L. S.; GOMES, M. L. M. Memórias da formação de professores de matemática: a Cades no Ceará (1956-1964). Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/430/349. Acesso em 05 de jun. de 2023.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?lang=pt. Acesso em 05 de jun. de 2023.
VALENTE, W. R. A pesquisa sobre história do saber profissional do professor que ensina matemática: interrogações metodológicas. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), Caracas, v. XLI, p. 900-911, junio, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/827/817. Acesso em 09 de jun. de 2023.
VILAS-BOAS, S. Biografismo: reflexões sobre as escritas da vida. 2. ed. São Paulo: EdUnesp, 2014.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 103
- pdf downloads: 78