Os desafios dos coordenadores pedagógicos como formadores de professores na escola
The challenges of pedagogical coordinators as teacher trainers at school
Palavras-chave:
Formação continuada, Formadores de professores, Coordenadores pedagógicosResumo
Este artigo objetiva analisar os desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos como formadores de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no município de Fortaleza- Ceará. Fundamentado no Materialismo Histórico Dialético (MHD) e na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), apresenta resultados a partir da análise de documentos e de questionário respondido por coordenadores pedagógicos do referido município, as quais apontam para a indisponibilidade de tempo para as formações continuadas, devido à sobrecarga de funções da coordenação e de docência. Indicaram a insatisfação em relação à gratificação paga pela SME, diante das diversas demandas do cotidiano escolar. Concluímos defendendo a viabilização de condições de trabalho, formações continuadas que valorizem os conhecimentos mais elaborados pela humanidade e valorização salarial.
Palavras-chave: Formação continuada; Formadores de professores; Coordenadores pedagógicos.
Abstract
The aim of this article is to analyze the challenges faced by pedagogical coordinators as trainers of Early Years teachers in the municipality of Fortaleza, Ceará. Based on Historical Dialectical Materialism (HDM) and Historical-Critical Pedagogy (HCP), it presents results based on the analysis of documents and a questionnaire answered by pedagogical coordinators in the municipality, who point to the lack of time for ongoing training, due to the overload of coordination and teaching duties. They were also dissatisfied with the bonus paid by the SME, given the various demands of everyday school life. We conclude by arguing for better working conditions, continuing training that values the knowledge most developed by humankind, and higher salaries.
Keywords: Continuing education; Teacher trainers; Pedagogical coordinators.
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