Visibilizando biografias de atletas paralímpicas na disciplina de projeto de vida

Showcasing the biographies of Paralympic athletes in the life project discipline

Autores

Palavras-chave:

Deficiência, Mulheres Atletas, Storytelling

Resumo

Produzimos 18 storytelling sobre biografias de mulheres paratletas brasileiras que foram protagonistas e/ou medalhistas nos Jogos Paralímpicos (JP). Em seguida, realizamos uma experiência educacional para analisar o efeito do uso de storytelling sobre trajetórias de atletas paralímpicas na inspiração e motivação dos/as estudantes para a construção de projetos de vida, considerando suas potencialidades e desafios sociais e culturais enfrentados. Participaram cinco escolas públicas de uma cidade do interior do RS, atingindo 200 estudantes. A ação desenvolvida consistiu em: introduzir a temática, apresentar 3 a 4 storytelling, conduzir uma roda de conversa e concluir a experiência educacional. Os resultados sugerem que o storytelling é um recurso potente, já que os/as estudantes, ao conhecerem as biografias das paratletas, sentiram-se encorajados a considerar a continuação de sua formação, enfatizando que diferentes marcadores sociais não sejam limitadores dos seus projetos de vida.

Palavras-chave: Storytelling; Mulheres Atletas; Estudantes; Projeto de Vida

 

Abstract
We produced 18 storytelling pieces about the biographies of Brazilian para-athlete women who were protagonists and/or medalists in the Paralympic Games (PG). Subsequently, we conducted an educational experiment to analyze the effect of using storytelling about the trajectories of Paralympic athletes on inspiring and motivating students to construct life projects, considering their potential and the social and cultural challenges they face. Five public schools in a city in the Rio Grande do Sul countryside participated, involving 200 students. The implemented action consisted of introducing the theme, presenting 3 to 4 storytelling pieces, conducting a discussion, and concluding the educational experience. The results suggest that storytelling is a powerful resource, as students, when exposed to para-athlete biographies, felt encouraged to consider continuing their education, emphasizing that different social markers should not limit their life projects.

Keywords: Storytelling; Female Athletes; Students; Life Project

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Biografia do Autor

Juliana Jungs de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Ciências do Movimento e Reabilitação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo de Estudos em Diversidade, Corpo e Gênero (GEDCG - UFSM). Tem interesse na área de Educação Física escolar, com ênfase nas discussões de corpo, gênero e sexualidade. E-mail: juliana.jungs@acad.ufsm.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-0768-1226.

Tainara Rodrigues de Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharela em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Formada no ensino médio integrado pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem interesse na área da dança, atletismo, musculação, ginástica laboral, ginástica localizada, natação e treinamento funcional. E-mail: tainararodrigu13@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-8436-7788.

Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É professora associada IV, líder do Grupo de Pesquisa em Diversidade, Corpo e Gênero (GEDCG) e orientadora do PPG em Ciências do Movimento e Reabilitação da Universidade Federal de Santa Maria. Tem interesse nos temas: representações de corpo, relações de gênero e sexualidades nas diferentes práticas corporais e esportivas em diferentes contextos e na área das metodologias qualitativas e uso de inteligência artificial em pesquisas. E-mail: angelita@ufsm.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4998-1578.

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Publicado

07/07/2024
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Como Citar

JUNGS DE ALMEIDA, J.; RODRIGUES DE FREITAS, T.; ALICE JAEGER, A. Visibilizando biografias de atletas paralímpicas na disciplina de projeto de vida: Showcasing the biographies of Paralympic athletes in the life project discipline. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8083. Acesso em: 5 out. 2024.