Diálogos possíveis entre Educação Ambiental e Estudos Queer: limites e potencialidades

Possible dialogues between Environmental Education and Queer Studies: limits and possibilities

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Estudos queer, Ecofeminismo

Resumo

O presente artigo discute os possíveis diálogos entre a Educação Ambiental e os estudos queer. O estudo de abordagem qualitativa parte de uma revisão de literatura em que as categorias e os termos ora se delimitam, ora se aproximam. Desta forma, objetiva compreender os caminhos percorridos por estes campos de luta e resistência, cuja marca tem sido interrogar-nos sobre as condições de possibilidade histórica, social, política e cultural, com vistas aos modos de assujeitamento no qual determinadas categorias são vistas como os “outros” do homem (branco) racional. Na esteira dos estudos pós-estruturais, ecofeministas e queer, busca-se o enfrentamento teórico às matrizes de opressão representadas pelo machismo, a heteronormatividade, o racismo e a lógica neoliberal de mercado. Entende-se que estes diálogos epistemológicos podem potencializar uma outra Educação Ambiental.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Estudos queer; Ecofeminismo.

 

Resumen

Este artículo discute los posibles diálogos entre la Educación Ambiental y los Estudios Queer. El estudio de enfoque cualitativo se basa en una revisión de la literatura en la que las categorías y términos a veces se delimitan y otras veces se aproximan. De esta manera, se pretende comprender los caminos recorridos por estos campos de lucha y resistencia, cuya huella ha sido interrogarnos sobre las condiciones de posibilidad histórica, social, política y cultural, con vistas a los modos de sujeción en los que ciertas categorías son vistas como los “otros” del hombre (blanco) racional. A raíz de los estudios postestructurales, ecofeministas y queer se busca confrontar teóricamente las matrices de opresión representadas por el machismo, la heteronormatividad, el racismo y la lógica de mercado neoliberal. Se entiende que estos diálogos epistemológicos pueden potenciar otra Educación Ambiental.

Palabras clave: Educación Ambiental; Estudios Queer; Ecofeminismo.

 

             

 

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Biografia do Autor

Renato Duro Dias, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Direito, do Programa de Pós-graduação em Direito e Justiça Social e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, todos da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Líder do GDiS - Grupo de Pesquisa Direito e Sexualidades (CNPq). Vice-líder do Laboratório Imagens da Justiça (UFPel) - Grupo de Pesquisa. E-mail: renatodurodias@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9849-1332

 

Simone Grohs Freire, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação Ambiental. Professora Associada do Instituto de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. E-mail: simone.sgfreire@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3566-0669

 

Amanda Netto Brum, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutoranda em Direito. Doutora em Direito pela Unisinos. Mestra em Direito e Justiça Social pela FURG. Especializanda em educação para sexualidades - FURG. Vice-líder do Grupo de pesquisa Direito e sexualidades - GDiS. Email: amandanettobrum@gmail.com. Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-1775-4493

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Publicado

18/09/2024
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Como Citar

DURO DIAS, R.; GROHS FREIRE, S.; NETTO BRUM, A. Diálogos possíveis entre Educação Ambiental e Estudos Queer: limites e potencialidades: Possible dialogues between Environmental Education and Queer Studies: limits and possibilities. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8027. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

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Relatos de Pesquisas

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