"SANTINHA EM TUDO QUANTO ERA CANTO": UM ESTUDO SOBRE JOVENS MULHERES UNIVERSITÁRIAS CRISTÃS

Autores

  • Lucélia de Moraes Braga Bassalo lbassalo@uol.com.br
  • Hamanda Maiara N. Pontes m-pontes15@hotmail.com

Resumo

O presente trabalho analisa jovens universitárias cristãs protestantes e é a partir de quem se orientam as reflexões acerca das culturas juvenis, assim como sobre os modos de ser jovem. As jovens mulheres cristãs, ao construírem seu estilo de vida, lançam mão de sinais que marcam a juventude contemporânea, porém, estão condicionadas pelos limites impostos por sua cultura religiosa. No ambiente universitário os valores cristãos podem ou não influenciar na convivência estudantil ou, dito de outro modo, em suas formas de sociabilidade juvenil. Nos trajetos e percursos pela universidade vivenciam experiências de estranhamento e conflito e no esforço em articular experiências juvenis e cristãs na igreja e na universidade acabam atuando na fronteira entre dois modos de vida literalmente distintos, jogando com um ou outro dependendo da instituição em que se encontram. Este trabalho discute a tensão vivenciada na articulação de experiências juvenis e evangélicas no espaço universitário. De abordagem qualitativa, a pesquisa dispôs da entrevista narrativa como técnica de coleta de dados e do Método Documentário na análise das ações e práticas cotidianas de sete jovens evangélicas, estudantes de universidades públicas e particulares da cidade de Belém, vinculadas às igrejas Assembleia de Deus, Quadrangular, Deus é Amor e Batista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/06/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 151
  • PDF downloads: 126

Como Citar

BASSALO, L. de M. B.; PONTES, H. M. N. "SANTINHA EM TUDO QUANTO ERA CANTO": UM ESTUDO SOBRE JOVENS MULHERES UNIVERSITÁRIAS CRISTÃS. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 335–360, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/798. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)