Epistemologias e cosmovisões sistêmicas: o dedilhar para uma (re)educação ambiental

pistemologías y cosmovisiones sistémicas: la digitación de una (re)educación ambiental

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Questões Socioambientais, Ecologia Profunda

Resumo

Este ensaio busca dialogar acerca das questões socioambientais sob a matriz ético-política das (cosmo)visões sistêmicas nas experiências com drealidade à proposição de novos caminhos para a Educação Ambiental (EA) crítica, abrangendo a dimensão ética e a sacralização da natureza na relação sociedade-natureza. Baseando-se nos fundamentos da Ecologia Profunda e em autores como Fritjof Capra e Ailton Krenak, realiza-se um resgate teórico das raízes da sociedade, evidenciando a dissociação e o subjugamento da natureza e da figura feminina ocidentalizada, o qual abarca as diferentes crises da sociedade. Diante das políticas públicas fragilizadas e de uma nova governança, assim também da retomada das atividades e programas de EA, espera-se que o estudo contribua para acentuar a necessidade de uma formação humana complexa, perceptível, terrena e socioambiental à (re)condução ética da sociedade.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Questões Socioambientais; Ecologia Profunda

 

Resumen

Este ensayo busca dialogar sobre cuestiones socioambientales bajo la matriz ético-política de (cosmo)visiones sistémicas en experiencias con la drealidad para proponer nuevos caminos para la Educación Ambiental (EA) crítica, abarcando la dimensión ética y la sacralización de la naturaleza en la relación entre sociedad-naturaleza. Partiendo de los fundamentos de la Ecología Profunda y de autores como Fritjof Capra y Ailton Krenak, se realiza un rescate teórico de las raíces de la sociedad, destacando la disociación y sometimiento de la naturaleza y la figura femenina occidentalizada, que engloba las diferentes crisis de la sociedad. . Ante políticas públicas debilitadas y una nueva gobernanza, así como la reanudación de actividades y programas de EA, se espera que el estudio contribuya a acentuar la necesidad de una formación humana compleja, perceptible, terrenal y socioambiental para la ética (re ) conducción de la sociedad.

Palabras llave: Educación Ambiental; Asuntos Socioambientales; Ecología Profunda

 

             

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Biografia do Autor

Luiz Henrique Ortelhado Valverde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Ensino de Ciências e Especialista em Educação Ambiental pela mesma instituição. Licenciado em Ciências Biológicas e atualmente compoe a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul. E-mail: valverde.ufms@gmail.com. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-5332-4728

 

Adler Santos Garcia Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Ensino de Ciências Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciado em Ciências Biológicas. E-mail: adler.sgc@gmail.com. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-2837-7750

Marcos Vinicius Campelo Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e atualmente compoe a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul. E-mail: campelogeografia@gmail.com. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-6501-644X

 

Suzete Rosana de Castro Wiziack, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso. Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). E-mail: suzetew@gmail.com. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-2269-603X

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Publicado

11/03/2024
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Como Citar

ORTELHADO VALVERDE, L. H.; SANTOS GARCIA COSTA, A.; CAMPELO JUNIOR, M. V.; DE CASTRO WIZIACK, S. R. Epistemologias e cosmovisões sistêmicas: o dedilhar para uma (re)educação ambiental: pistemologías y cosmovisiones sistémicas: la digitación de una (re)educación ambiental. Revista Cocar, [S. l.], n. 23, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7945. Acesso em: 29 abr. 2024.

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