O PORTFÓLIO NA EAD: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Resumo
Este artigo trata de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo identificar e analisar as Representações Sociais de 150 alunos do curso de Ciências Biológicas, na modalidade a distância, de uma Universidade mineira, sobre a realização do Portfólio como instrumento de avaliação formativa. Caracterizado como pesquisa quanti-qualitativa, toma como referencial teórico-metodológico a teoria das Representações Sociais." Os dados foram coletados a partir de um questionário e a técnica de associação livre de palavras tratada pelo software EVOC. Os resultados mostram que a construção do Portfólio pelos participantes apresenta elementos que o caracterizam como instrumento de avaliação formativa. Porém, sugere-se à instituição estudos mais sistematizados sobre a sua construção, visando um maior conhecimento sobre esse sistema de avaliação formativo, já que, ao mesmo tempo, esse processo cria representações que podem dificultar sua prática pelos próprios alunos.
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