O PORTFÓLIO NA EAD: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Ricardo Baratella gestor.cienciasbiologicas@uniube.br
  • Vania Maria de Oliveira Vieira vaniacamila@uol.com.br

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo identificar e analisar as Representações Sociais de 150 alunos do curso de Ciências Biológicas, na modalidade a distância, de uma Universidade mineira, sobre a realização do Portfólio como instrumento de avaliação formativa. Caracterizado como pesquisa quanti-qualitativa, toma como referencial teórico-metodológico a teoria das Representações Sociais." Os dados foram coletados a partir de um questionário e a técnica de associação livre de palavras tratada pelo software EVOC. Os resultados mostram que a construção do Portfólio pelos participantes apresenta elementos que o caracterizam como instrumento de avaliação formativa. Porém, sugere-se à instituição estudos mais sistematizados sobre a sua construção, visando um maior conhecimento sobre esse sistema de avaliação formativo, já que, ao mesmo tempo, esse processo cria representações que podem dificultar sua prática pelos próprios alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/06/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 119
  • PDF downloads: 187

Como Citar

BARATELLA, R.; VIEIRA, V. M. de O. O PORTFÓLIO NA EAD: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 210–239, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/792. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos