Sinonímia, Hiperonímia e Hiponímia no Livro Didático: Mecanismos de Coesão

Synonymy, Hyperonymy, and Hyponymy in the Textbook: Cohesion Mechanisms

Autores

Palavras-chave:

Sinônimo, Hiperônimo e Hipônimo, Coesão textual

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os fenômenos léxico-semânticos da sinonímia, hiperonímia e hiponímia presentes no livro didático de Língua Portuguesa (LD) do 8° ano do Ensino Fundamental, da coleção A Poema, de Lucia Teixeira, Silvia Maria de Sousa, Karla Faria e Nadja Pattresi, 2018. A escolha do LD ocorreu devido ele fazer parte do Programa Nacional do Livro e do Material didático – PNLD, ciclo 2020 a 2023; e, ser adotado nas escolas públicas. Dessa forma, foram verificados esses fenômenos semânticos como recursos de coesão textual, especificamente, tivemos como ponto principal o tópico ‘Mecanismos de coesão: sinônimos, hipônimos e hiperônimos’, presente no LD, bem como apresentamos uma sugestão de atividade desses fenômenos. Ainda, a pesquisa seguiu por uma abordagem qualitativa, com pesquisa documental.

Palavras-chave: Sinônimo, Hiperônimo e Hipônimo; Coesão textual.

 

Abstract

This article aims to reflect about lexical-semantic phenomena of synonymy, hyperonymy and hyponymy that are in the Portuguese Language (LD) textbook of the 8th grade of Elementary School, from the collection A Poema, by Lucia Teixeira, Silvia Maria de Sousa, Karla Faria and Nadja Pattresi, 2018. The choice of the textbook was due to the fact that it is part of the National Book and Didactic Material Program – NBDP, cycle 2020 to 2023; and, being adopted in public schools. Therefore, these semantic phenomena were verified as resources of textual cohesion, specifically, we had as our main aspect the topic 'Cohesion mechanisms: synonyms, hyponyms and hyperonyms', exposed in the textbook, as well as we presented an activity suggestion of these phenomena. In addition, the research is based on a qualitative approach, with documentary research.

Keywords: Synonym, Hypernym and Hyponym; Textual cohesion.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Daniela Jaqueline Tôrres Barreto, UFNT

Doutoranda em Letras - Ensino de Língua e Literatura na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT/ Araguaína). E-mail: danielajaqueline20@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2146-3146

 

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Pós-doutorado em Letras (Terminologia Gramatical e Ensino de Língua Portuguesa), Universidade da Beira Interior-Portugal. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura). E-mail: luizpeel@mail.uft.edu.br.    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7412-890X

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Publicado

26/12/2024
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Como Citar

TÔRRES BARRETO, D. J.; PEEL FURTADO DE OLIVEIRA, L. R. Sinonímia, Hiperonímia e Hiponímia no Livro Didático: Mecanismos de Coesão: Synonymy, Hyperonymy, and Hyponymy in the Textbook: Cohesion Mechanisms . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7912. Acesso em: 21 jan. 2025.

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