O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVA DO PROFESSOR ITINERANTE

Autores

  • Gabriely Cabestré Amorim amorim89@hotmail.com
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini verinha@fc.unesp.br
  • Rita de Cássia Tibério Araújo ritac@marilia.unesp.br

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil (EI) é importante, considerando que esta etapa escolar oferece um currículo que favorece o desenvolvimento de competências básicas para o aprendizado de funções superiores. Este estudo visou identificar, sob a ótica dos professores itinerantes (PI), os padrões e arranjos organizacionais que estruturam a prática do AEE na EI. A coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada com 17 PI de uma rede municipal, do interior paulista. Os resultados revelaram que o atendimento realizado na forma de itinerância pelo professor do AEE, embora possa favorecer as ações na classe comum, não ocorre de acordo com um padrão de gerenciamento, havendo também uma lacuna na relação do AEE com o professor regente da classe comum, com a área da saúde e com a família dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/06/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 593
  • PDF downloads: 409

Como Citar

AMORIM, G. C.; FIALHO CAPELLINI, V. L. M.; ARAÚJO, R. de C. T. O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVA DO PROFESSOR ITINERANTE. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 140–165, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/789. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos