NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: TRABALHO COM MEMORIAIS NA APROXIMAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Valdete Côco valdetecoco@hotmail.com
  • Luciana Galdino lupapoula@hotmail.com
  • Marle Aparecida Fidéles de Oliveira Vieira fidelesmarle@gmail.com

Resumo

Vinculado à formação inicial de professores, este relato de experiência integra a rede dialógica sobre as práticas de memórias e narrativas como estratégias formativas. Na articulação entre ensino e pesquisa, analisa uma experiência de formação desenvolvida com licenciandos de uma disciplina do curso de Pedagogia, durante um semestre letivo do ano de 2015. A experiência, com procedimento de narrativa, por meio da elaboração de memoriais visuais, integra também um grupo de pares em formação composto de outros estudantes de graduação e de pós-graduação. No bojo dos desafios relacionados à formação de professores, em especial na sua vinculação com o provimento de profissionais para o campo da Educação Infantil, com referenciais bakhtinianos, investe na troca entre pares favorecendo o reconhecimento das singularidades de cada trajetória e o encontro entre percursos formativos, de modo a vivificar reflexões sobre as aprendizagens pessoais, os desafios da educação com as crianças pequenas, os compromissos da docência, os movimentos do curso na instituição, o desenvolvimento da educação etc."

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/06/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 228
  • PDF downloads: 168

Como Citar

CÔCO, V.; GALDINO, L.; DE OLIVEIRA VIEIRA, M. A. F. NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: TRABALHO COM MEMORIAIS NA APROXIMAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 121–139, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/788. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos