FORMAÇÃO, DIDÁTICA E PESQUISA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Albêne Lis Monteiro albenelis@uol.com.br
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Neste artigo, discuto a importância da formação de professores, da didática e da pesquisa, a fim de alcançar a qualidade dos cursos de licenciaturas. Para isso, analiso, com base na literatura nacional e internacional, nas pesquisas de autores que refletem sobre a formação de professores e nas experiências docentes da autora, sobre as referidas categorias. Dessa maneira, conceituo o que se entende por formação de professores, demonstro a importância da didática, revelando, na periodização estabelecida, os diversos objetos desse campo de estudo para produzir a formação docente nos cursos de licenciaturas, evidenciando a perspectiva da didática fundamental e o fundamental da didática, as diversas competências e temas clássicos, que são importantes para avançar o processo formativo docente. Ressalto, ainda, a necessidade de incluir a pesquisa para melhor conhecer a realidade da escola básica e aliar a teoria com a prática. Concluo que há urgência de se realizar outros processos de formação de professores e que experiências nesse sentido, com o uso da didática na perspectiva fundamental, já estão sendo realizadas nos cursos de licenciatura."

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/06/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 232
  • PDF downloads: 229

Como Citar

MONTEIRO, A. L. FORMAÇÃO, DIDÁTICA E PESQUISA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 94–120, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/787. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos