IDENTIDADE PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: O OLHAR DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Autores

  • Juliana Beltrão Lins JULI_BELTRAO@HOTMAIL.COM
  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar carrilho1513@gmail.com

Resumo

Este estudo buscou identificar como estudantes da disciplina "Coordenação Pedagógica e Prática Docente", do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, compreendem a coordenação pedagógica. A partir destas compreensões do ser coordenador, procuramos nos aproximar do processo de construção da identidade profissional dos coordenadores pedagógicos. Adotamos como instrumento de coleta um questionário com questões abertas e, para a análise dos dados, a análise temática de conteúdo, proposta por Bardin (2000). Os resultados sinalizaram que os estudantes incorporaram múltiplas funções aos coordenadores, demonstrando que os coordenadores pedagógicos apresentam um conflito de identidade profissional e não sabem ao certo quais as suas funções e revelaram, ainda, a importância do coordenador enquanto formador. Através do olhar dos estudantes, percebemos aproximações de uma identidade profissional em construção, aqui entendida como um espaço de construção da maneira de ser e estar na profissão, tornando-se necessário complementar tal estudo com novas investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/06/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 97
  • PDF downloads: 167

Como Citar

LINS, J. B.; DE AGUIAR, M. da C. C. IDENTIDADE PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: O OLHAR DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 69–93, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/786. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos