As discursividades sobre a inclusão escolar nos cursos de licenciatura em Educação do Campo no Rio Grande do Sul

Discourses about school inclusion in teaching courses in Rural Education in the state of Rio Grande do Sul.

Autores

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Educação do campo, Formação de professores

Resumo

O presente texto tem como objetivo apontar como a inclusão escolar é abordada em cursos de licenciatura em Educação do Campo no estado do Rio Grande do Sul, problematizando os efeitos no processo de formação docente na Educação Básica. Como metodologia, realizou-se uma análise documental dos Projetos Políticos dos referidos cursos. Sob uma perspectiva foucaultiana, utilizou-se o conceito de discurso para identificar alguns enunciados nos referidos Projetos por meio das ementas das disciplinas voltadas ao tema da inclusão. Observou-se que essa temática aparece vinculada às áreas da Educação Especial e Inclusiva, sendo necessário considerar a interface com a Educação do Campo.  

Palavras-chave:  Inclusão escolar; Educação do Campo; Formação de Professores.  

 

 

Abstract

This text aims to show how school inclusion has been addressed in teaching courses in Rural Education in the state of Rio Grande do Sul, by problematizing its effects on teacher education in Basic Education. As a methodology, a documentary analysis of the Political Projects of the courses was carried out. From a Foucauldian perspective, the concept of discourse was used to identify some utterances in those Projects considering the syllabi of disciplines focused on the theme of inclusion. It was observed that this theme appears linked to the areas of Special and Inclusive Education, and it is necessary to consider its interface with Rural Education.  

Key words: School inclusion; Rural Education; Teacher education.

 

 

 

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Biografia do Autor

Rejane Ramos Klein, UFRGS

Professora do Departamento Interdisciplinar no Campus Litoral Norte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências da Natureza e Pedagogia EaD. Graduada em Pedagogia (2002), Mestre (2005) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2019-2020). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/CNPq). Integra a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologia em Educação (RIIATE) e a Rede Educação Especial do Campo. Email: rrklein1@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/7794555709395113  - Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7136-466X

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29/11/2023
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Como Citar

RAMOS KLEIN, R. As discursividades sobre a inclusão escolar nos cursos de licenciatura em Educação do Campo no Rio Grande do Sul : Discourses about school inclusion in teaching courses in Rural Education in the state of Rio Grande do Sul. Revista Cocar, [S. l.], n. 21, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7791. Acesso em: 19 maio. 2024.

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Artigos