Tecnologias digitais nas escolas públicas de Ensino Médio de Rondonópolis/MT
Digital technologies in public high schools in Rondonopolis/MT
Palavras-chave:
Didática; Prática Educativa; Ensino.Resumo
Nos últimos anos, houve uma crescente busca por inovação e modernização no sistema educacional brasileiro. Nesse contexto, as tecnologias digitais têm se mostrado como uma ferramenta promissora para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas. O principal objetivo deste artigo é analisar a incorporação das tecnologias digitais em escolas públicas de Ensino Médio no município de Rondonópolis/MT, buscando compreender a realidade dessas instituições nesse aspecto. A metodologia utilizada incluiu uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo, com a aplicação de questionário pelo Google Forms a 74 professores do segmento estudado. Foram identificadas as melhores práticas e possíveis soluções para garantir um ensino de qualidade mediado pelas tecnologias digitais.
Palavras-chave: Educação; Ensino Médio; Tecnologia.
Abstract
In recent Years, there has been a growing search for innovation and modernization in the Brazilian educational system. In this context, digital technologies have proven to be a promising tool to assist in the teaching and learning process in public schools. The main objective of this article is to analyze the incorporation of digital technologies in public high schools in the city of Rondonópolis/MT, seeking to understand the reality of these institutions in this regard. The methodology used included a bibliographic review and field research, with the application of a questionnaire via Google Forms to 74 teachers in the studied segment. The best practices and possible solutions to ensure quality teaching mediated by digital technologies were identified.
Keywords: Technology; Education; High school.
Downloads
Referências
ANJOS, A. M. Tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) na educação. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Tecnologia Educacional, 2018.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação? Florianópolis: Autores Associados, 2005.
BEZERRA, L. T. S.; AQUINO, M. A. Ensinar e aprender na cibercultura. Rev. FAMECOS mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v. 18, n. 3, setembro/dezembro de 2011.
BLIKSTEIN, P. Digital Fabrication and “Making” in Education: The Democratization of Invention, 2013.
BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em 23 set. 2023.
CALEJON, L. M. C.; BRITO, A. de S. Entre a pandemia e o pandemônio uma reflexão no campo da educação. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, v. XXV, n. 2, p. 291-311, jul.-dez. 2020.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CERUTTI, E.; BALDO, A. P. Da ambiência do aluno à prática docente: olhares sobre as tecnologias digitais em sala de aula. Eccos Revista Científica, São Paulo, n.55, p. 1-18, e8349, out./dez. 2020.
COSCARELLI, Carla, V.; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2005. 248p.
DANTAS, P. V. Q.; VOLTOLINI, A. G. M. F. F.; BERTOLOTO, J. S. A BNCC para o Ensino Médio: Tecnologias Digitais e a Influência da Mídia na Vida dos Estudantes. Rev. Ens. Educ. Cienc. Humana. v. 21, n. 3, p. 250-256, 2020.
DWYER, T. et al. Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar. Educação e Sociedade [online]. 2007, vol.28, n.101, p. 1303-1328. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0328101.pdf. Acessado em: 20 set. 2023.
FERRARI, A. Digital competence in practice: an analysis of Frameworks. Sevilla: JRCIPTS, 2012.
FRIZON, V.; LAZZARI, M. de B.; SCHWABENLAND, F. P.; TIBOLLA, F. R. C. A formação de professores e as tecnologias digitais. IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar – ENAEH. III Seminário Internacional de Representações Sociais – Educação. V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente – SIPO – Cátedra UNESCO. PUCRS, p. 10191-10205, 26 a 29/10/2015.
GABRIEL, M. Educação a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.
JÚNIOR, C. P. O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.11190 Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11190/7554#citations. Acessado em: 20 set. 2023.
MARTINS, M.R.R. Software educacional para expressar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Curitiba - Paraná – Brasil - ISSN impresso 1516-280X e ISSN eletrônico 2179-6122 - n.18, p. 77-89, 2018.
MAZUCATO, Thiago (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018. Disponível em: https://faculdadefastech.com.br/fotos_upload/2022-02-16_10-06-51.pdf. Acessado em 18 ago. 2023.
MENDONÇA, F. Q. C.; SOARES, C. V. C. O. Um breve olhar para a BNCC, as tecnologias digitais e a produção textual no ensino médio. Fólio: Revista de Letras. Vitória da Conquista. v. 12, nº 1, jan./jun. 2020.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas-São Paulo: Papirus, 2016.
NEIRA, M. G. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018.
OLIVEIRA, C. A. C. de. Aulas em multimídia como ferramenta pedagógica na melhoria do ensino de Química de alunos do 1º Ano do Ensino Médio: um estudo de caso. 2015. 98f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil, 2015.
PEREIRA, Adriana Soares. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria, RS: UFSM, 2018.
Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acessado em 22 de ago. de 2023.
PORTO, L. T.; PORTO, A. P. T. Recursos tecnológicos no processo de aprendizagem de literatura. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 6, p. 258-267, 2012.
POSSAS, I. M. de M. Sentidos subjetivos de estudantes do ensino médio: o uso das tecnologias digitais para estudar Biologia. 2017. 109f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, 2017.
QUEIRÓZ, D, P. V.; VOLTOLINI, A. G.; BERTOLOTO, J. A BNCC para o Ensino Médio na área de Linguagens e suas Tecnologias: Tecnologias Digitais e a Influência da Mídia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 250–256, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p250-256. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8144. Acesso em: 4 out. 2023.
SILVA, M.D.P.; XAVIER, M.M. Tecnologias Digitais e práticas de Linguagens: Para Pensar a BNCC do Ensino Médio. Línguas e Letras, v.23, nº 55, p. 112-129. e-ISSN: 1981-4755DOI: 10.5935/1981-4755.20220032, 2022.
XAVIER, M.M.; ALMEIDA, M. F. Redes sociais, linguagem e interação discursiva. In: XAVIER, M.M.(Org.) Linguística Contemporânea: estudos sobre discursos, cultura digital e ensino. São Paulo, Mentes Abertas, 2020, p. 183-19.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 45
- pdf downloads: 9