Tecnologias digitais nas escolas públicas de Ensino Médio de Rondonópolis/MT

Digital technologies in public high schools in Rondonopolis/MT

Autores

Palavras-chave:

Didática; Prática Educativa; Ensino.

Resumo

Nos últimos anos, houve uma crescente busca por inovação e modernização no sistema educacional brasileiro. Nesse contexto, as tecnologias digitais têm se mostrado como uma ferramenta promissora para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas. O principal objetivo deste artigo é analisar a incorporação das tecnologias digitais em escolas públicas de Ensino Médio no município de Rondonópolis/MT, buscando compreender a realidade dessas instituições nesse aspecto. A metodologia utilizada incluiu uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo, com a aplicação de questionário pelo Google Forms a 74 professores do segmento estudado. Foram identificadas as melhores práticas e possíveis soluções para garantir um ensino de qualidade mediado pelas tecnologias digitais.

Palavras-chave: Educação; Ensino Médio; Tecnologia.

 

Abstract

In recent Years, there has been a growing search for innovation and modernization in the Brazilian educational system. In this context, digital technologies have proven to be a promising tool to assist in the teaching and learning process in public schools. The main objective of this article is to analyze the incorporation of digital technologies in public high schools in the city of Rondonópolis/MT, seeking to understand the reality of these institutions in this regard. The methodology used included a bibliographic review and field research, with the application of a questionnaire via Google Forms to 74 teachers in the studied segment. The best practices and possible solutions to ensure quality teaching mediated by digital technologies were identified.

Keywords: Technology; Education; High school.

 

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Biografia do Autor

Marijane de Oliveira Soares, URI

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões-URI (2021). Linha de Pesquisa Processos Educacionais, Linguagens e Tecnologias. Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões-URI (2021). Bacharel em Direito pela Faculdade Uniasselvi Rondonópolis (2018). Graduada em Pedagogia por Albert Einstein (Falbe) (2012). Especialista em Línguas e Ensino de Línguas: Escrita e Leitura, pela Instituição UNIC Cuiabá (2004), Graduanda em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas literaturas Portuguesa e Brasileira pela Universidade de Cuiabá (2003), sou atualmente é professor da Escola Estadual Professor Domingos Aparecido dos Santos e do CEAC-Positivo Cooperativa de Rondonópolis. E-mail: jane1442@outlook.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1846-7296.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, câmpus de Frederico Westphalen

Ana Paula Teixeira Porto é graduada em Letras - Língua Portuguesa (2002) e Letras - Espanhol (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria, com especialização em Educação a Distância (PUCRS, 2012), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Letras pela UFRGS. Realizou pós-doutorado em literatura angolana lusófona (UFRGS, 2013). Professora universitária desde 2005, atua nos Programas de Pós-graduação em Letras e Educação da URI, onde coordena o Mestrado em Letras. Suas pesquisas abordam formação de leitores, literatura contemporânea de língua portuguesa e tecnologias no ensino. É editora da Revista de Ciências Humanas e integra o banco de avaliadores do INEP/MEC. E-mail: anapaula@uri.edu.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2674-8020

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Publicado

09/11/2024
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Como Citar

DE OLIVEIRA SOARES, M.; PORTO, A. P. T. Tecnologias digitais nas escolas públicas de Ensino Médio de Rondonópolis/MT : Digital technologies in public high schools in Rondonopolis/MT. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7739. Acesso em: 26 dez. 2024.