Desafios e Perspectivas da Experimentação em Ciências na Educação Infantil: Um Relato de Experiência durante a Semana Mundial do Brincar
Challenges and Perspectives of Scientific Experimentation in Children’s Education: A Report on the Experience during World Play Week
Palavras-chave:
Semana Mundial do Brincar, Experimentação, Educação InfantilResumo
Este artigo relata a experiência vivenciada durante a Semana Mundial do Brincar, cujo desafio foi planejar e desenvolver propostas de experimentação na área de Ensino de Ciências para a Educação Infantil. Devido à escassez de estudos, ações e trabalhos voltados para a educação científica de crianças são fundamentais pois apresentam os desafios relacionados aos cuidados técnicos essenciais no meio acadêmico e em normas de segurança. O texto discutiu a necessidade de conciliar a preservação da integridade física com a forma natural das crianças de aprender, interagir e conhecer o mundo ao tocar, provar e cheirar. Além disso, destacou a importância da promoção da alfabetização científica na Educação Infantil como uma perspectiva a ser considerada para a reflexão e o aprimoramento das práticas de experimentação científica nesse contexto.
Palavras-chave: Semana Mundial do Brincar; Experimentação; Educação Infantil.
Abstract
This article describes the experiences during World Play Week, which involved the challenge of planning and developing experimentation proposals in the discipline of Science for Children’s Education. Due to the lack of studies, activities and projects with the goal of providing children with science education are instrumental, as they present challenges related to key technical aspects surrounding academia and safety standards. The article discusses the need to preserve bodily integrity while also allowing children to learn, interact and experience the world through the most natural ways they know how, which is touching, tasting, and smelling. In addition, the article also emphasizes the importance of promoting scientific literacy in Children’s Education as a potential perspective in order to reflect on and improve scientific experimentation practices in this context.
Keywords: World Play Week; Experimentation; Children’s Education.
Downloads
Referências
ALIANÇA PELA INFÂNCIA. Semana Mundial do Brincar: Inspirações para experiências felizes - A Natureza do Brincar. Brasil, 2023. Disponível em: http://aliancapelainfancia.org.br/wp-content/uploads/2023/05/AF%E2%80%A2Publicac%CC%A7a%CC%83o_SMB_2023-1.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
CACHAPUZ, Antonio; GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; PRAIA, João; VILCHES, Amparo (Org.). A necessária renovação do ensino das ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CANDA, Cilene Nascimento; SOARES, Leila da Franca; ZEN, Giovana Cristina. Vozes, Sentidos e Experiências na Extensão Universitária: o que dizem as crianças sobre o brincar. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 415-435, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4375. Acesso em: 10 maio 2023.
CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.
COLETE, Fernanda Candido Figueiredo Monteiro; HARACEMIV, Sonia Maria Chaves; MARIOTTI, Milton Carlos. O Brincar na Educação Infantil: teoria e prática na formação e visão dos professores. Revista Cocar, v. 18, n. 36, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6490. Acesso em: 19 maio 2023.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2023.
DEL PINO, José Cláudio; KRÜGER, Verno. Segurança no laboratório. Porto Alegre: CECIRS, 1997. 125 p. Disponível em: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/Seguranca%20laboratorio.pdf. Acesso em 17 ago. 2023.
GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, v. 10, n. 10, p. 43-49, 1999.
JESUS, Honerio Coutinho. Show de Química: aprendendo química de forma lúdica e experimental. 3. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; MAUÉS, Ely. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 2, dez. 2006. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/1983-21172006080207. Acesso em: 23 jul. 2023.
MAGALHÃES, Mariza. Experimentos simples de Química. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Acesso em: 15 jun. 2023.
PIAGET, Jean. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1971.
ROQUETO, Marco Antonio. Química experimental: manual de aula prática. Curitiba: CRV, 2019.
ROSA, Cleci Werner da; PEREZ, Carlos Ariel Samudio; DRUM, Carla. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, 2007. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/465. Acesso em: 21 jul. 2023.
SILVA, Lucilene Ferreira da. Cultura Tradicional da Infância enquanto patrimônio material e imaterial e as iniciativas de preservação e cultivo do seu repertório no Brasil, em tempos de globalização. Revista Fórum Patrimônio: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, v. 11, n. 2, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34101/27122. Acesso em: 2 jun. 2023.
SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens; TUNES, Elizabeth. Experimentar Sem Medo de Errar. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2011. p. 231-261.
SILVA, Railane dos Santos; SILVA, Mara Aparecida Alves da; SILVA, José Gilberto da. Os Limites e Potencialidades de uma Oficina Temática como estratégia para o Ensino de Química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 2, p. 207-230, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7197. Acesso em: 2 mar. 2023.
SUART, Rita de Cassia. A Experimentação no Ensino de Química: Conhecimentos e Caminhos. In: SANTANA, E. S.; SILVA, E. L. et al. Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro e João Editores, 2014 . p. 63 88.
VOLTARELLI, Monique Aparecida; LOPES, Eloisa Assunção de Melo. Infância e Educação Científica: perspectivas para aprendizagem docente. Educar em Revista, v. 37, e75394, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.75394. Acesso em: 20 ago. 2023.
ZABALZA, Miguel António. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2007.
ZUQUIERE, Rita de Cássia Bastos. O Ensino de Ciências na Educação Infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da Pedagogia Histórico Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2007. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90857/zuquieri_rcb_me_bauru.pdf?sequenc e=1>. Acesso em 23 jul. 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 239
- pdf downloads: 93