Pesquisa-formação: notas caleidoscópicas embasadas em investigações no campo arte-educativo

Investigación-formación: notas caleidoscópicas a partir de las investigaciones en el campo arte-educativo

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa-Formação, Arte-educação, formação docente

Resumo

O texto reflete sobre Pesquisa-Formação com base em estudos realizados e vinculados a um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública brasileira, publicados de 2017 a 2022. Analisamos a relevância dessa abordagem de pesquisa na formação de docentes e apresentamos onze pesquisas-formação com foco na seguinte indagação: que concepções e práticas permeiam as feituras das pesquisas-formação analisadas? Para isto, nos detivemos na análise dos objetivos e das metodologias empregadas nas pesquisas concluídas e publicadas no website da universidade, bem como nas concepções desses pesquisadores sobre Pesquisa-Formação. Com o estudo, concluímos que, mesmo trabalhando de modo integrado, os pesquisadores constituem caminhos teórico-metodológicos singulares em cada investigação, por exemplo: meio de pesquisa reflexiva crítica, abordagem, metodologia, possibilidade formativa dentre outros meios.

Palavras-chave: Pesquisa-Formação; Arte-educação; Formação docente.

 

Resumen

Este texto reflexiona acerca del tema Investigación-Formación con apoyo de estudios desarrollados y vinculados a un Programa de Postgrado en Educación de una universidad pública estatal de Brasil, publicados desde 2017 hasta 2022. Analizamos la relevancia de ese abordaje de investigación en el ámbito de la formación docente y presentamos once investigaciones-formación con énfasis en la siguiente indagación: ¿qué conceptos y prácticas permean la realización de las investigaciones-formación analizadas? Para ello, nos detuvimos en el análisis de las metodologías empleadas en las investigaciones conclusas y publicadas en el sitio de la universidad, como en los conceptos de los integrantes del referido grupo de investigación en lo que se refiere a sus ideas acerca de la Investigación-Formación. Con este estudio concluimos que, aunque trabajando de modo integrado, los investigadores constituyen caminos teórico-metodológicos singulares en cada investigación, por ejemplo: medio de investigación crítico-reflexiva, abordaje, metodología, posibilidad formativa de entre otros medios.

Palabras clave: Investigación-Formación; Arte-Educación; Formación docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Moraes, UECE

Pós-doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará – UFC). Doutora em Educação (Universidade Estadual de Campinas-SP – UNICAMP). Mestra em Educação (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (Universidade Estadual do Ceará – UECE). Graduada em Arte-educação (UniGrande) e em Serviço Social (UECE). Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE – e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH. Bolsista de Produtividade pelo CNPQ (PQ2). Endereço eletrônico: cris.moraes@uece.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8650-8272.

 

Juliane Gonçalves Queiroz, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) (2020), com bolsa pelo Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020) e graduada em Pedagogia (2014) pela mesma universidade. Graduada em Dança/Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2022). Pesquisadora do grupo de pesquisa Investigações em Arte, Ensino e História (IARTEH/UECE). Participa do grupo de pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço e Areia: invenções interculturais em dança da UFC. Endereço Eletrônico: julianeg.queiroz@aluno.uece.br e ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3413-048X.

Izabel Cristina Soares da Silva Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Docente do Curso de Licenciatura em Artes Visuais UECE/UAB. Doutoranda e Mestra em Educação (Programa de Pós-graduação em Educação/Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE). Licenciada em Artes Visuais (Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB). Licenciada em História (Universidade Federal do Ceará – UFC). Especialista em Arte-Educação com ênfase em Música (Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ). Especialista em Gestão Escolar (Universidade Federal do Ceará – UFC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Investigação em Arte, Ensino e História (IARTEH/UECE). Gestora da EMEF Maestro Eleazar de Carvalho, Maracanaú, Ceará. Arte Educadora, Cineclubista e Artista Visual. Endereço Eletrônico: izabel.soares@aluno.uece.br e ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0075-0712.

Referências

ARRAIS, Gardner de Andrade. Educação estética de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa-ação a partir de experiências mediadas pelo patrimônio. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2018.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BOCCHETTI, André; GONÇALVES, Teresa. Caminhar entre a pesquisa e a educação: um exercício e algumas notas em favor do caráter acontecimental do pensamento. In:

GUEDES, Adrianne Ogêda.; RIBEIRO, Tiago. Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. São Paulo: Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p.483-502, set, 2005. Quadrimestral.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Compreender e Transformar a prática docente. In: Pedagogia e Prática Docente. FRANCO, Maria Amélia Santoro. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANÇA, Tânia Maria de Sousa. A formação dos professores egressos dos cursos de especialização em arte da UECE e do CEFET. 2007. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2007.

FRANÇA, Tânia Maria de Sousa. Educação estética e Patrimônio Cultural: uma experiência de formar formando na cidade de Viçosa do Ceará. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 2002.

GONÇALVES, Maira Gutierres. Formação estética em artes visuais: uma abordagem a/r/tográfica sobre o patrimônio cultural. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2017.

JOSSO, Marie C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação. Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em 11 set. 2022.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Adaptação à edição brasileira Maria Vianna. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Chistine. Investigação-Formação: a reflexão sobre a vida como construção de aprendizado na formação profissional. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Itajaí: ANPEDSUL, p.1-11, 2008.

JOSSO, M. C. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

AUTORA 3. xxxxxxx. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, xxxxxxxx, 2020.

LONGAREZI, Andrea Maturano.; SILVA, Jorge Luiz. “Pesquisa-formação: um olhar para sua constituição conceitual e política”. In: Revista Contrapontos. V. 13, nº. 03, p. 214-225. 2013. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/4390. Acesso em: 12/11/22.

MEDEIROS, Wendel Alves de. Educação estética videográfica com licenciandos em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2020.

AUTORA 1, et al xxxxxx. 2021.

NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional, 1995.

NÓVOA, Antônio. A formação tem de passar por aqui: as histórias de vida no projeto Prosalus. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988.

OLIVEIRA, Georgia Tath Lima de. Audiodescrição e a formação estética de futuros pedagogos na disciplina arte-educação. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2022.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. A pesquisa em círculos tecida: ensaios de metodologia errante In: GUEDES, A. Ogêda; RIBEIRO, Tiago. Pesquisa, Alteridade e Experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.

PAIXÃO, Fernando. A literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial brasileiro na formação estética de docentes. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2022.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino. O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Revista Investigación Cualitativa, 2(1) pp. 6-26. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/317673701_O_Movimento_AutoBiografico_no_Brasil_Esboco_de_suas_Configuracoes_no_Campo_Educacional. Acesso em: 10/02/23.

PEIXOTO, Jacqueline Rodrigues. Travessias no artistar-docenciar: trajetórias de uma atriz-bailarina-educadora. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2019.

PINEAU, Gaston. Investigaciones transdisciplinarias en formación. In: Jornada de Innovación Universitaria: transdisciplinaridad, 2, Universidad de Barcelona, Barcelona, 2006, Analles, 2006.

PINEAU, Gaston.; LE GRAND, Jean-Louis. As histórias de vida. Natal: EDUFRN, 2012.

AUTORA 2. xxxxxx. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, xxxxx, 2020.

SANTOS, Brena Neilyse Correia dos. Formação docente e educação musical ativa: uma pesquisa-formação no curso de Licenciatura em Música da UECE. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2021.

SCHILLER, Friedrich. A Educação Estética do Homem. São Paulo: EPU, 2011.

SILVA, Camila Oliveira da. Formação docente para o ensino de arte na educação infantil: pistas produzidas em uma pesquisa-formação no curso de pedagogia (UECE/FACEDI). Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2022.

WARSCHAUER, Cecília. Rodas em rede: oportunidades formativas fora e dentro da escola. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2001.

Downloads

Publicado

22/01/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 213
  • pdf downloads: 212

Como Citar

MORAES, A. C. de; QUEIROZ, J. G.; LIMA, I. C. S. da S. Pesquisa-formação: notas caleidoscópicas embasadas em investigações no campo arte-educativo: Investigación-formación: notas caleidoscópicas a partir de las investigaciones en el campo arte-educativo. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7520. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)