Paulo Freire e a condição ético-crítica da educação

Paulo Freire and the ethical-critical condition of education

Autores

DOI:

10.31792/rc.v20i38.7502

Resumo

O artigo tem como tema ‘Paulo Freire e a condição ético-crítica da educação’. Reconhece a ousadia de um ‘subversivo’ que gostava de gente e amava intensamente a boniteza da vida. Pesquisa qualitativa de cunho teórico/bibliográfico, cujo objetivo é discorrer sobre os processos e práticas educativas emancipatórias na pedagogia crítico-social de Paulo Freire; nesse sentido, foram selecionadas as seguintes obras do ilustre Patrono da Educação Brasileira: Educação como prática da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Pedagogia da esperança (1992) e Pedagogia da autonomia (1997); além de importantes contribuições de seus comentadores. Os resultados indicam a condição ético-crítica da educação em Paulo Freire, a saber, uma educação esperançosa para os oprimidos, ação dialética e dialógica necessária aos processos de ensino e aprendizagem humana.

Palavras-chave: Educação; Condição ético-crítica; Paulo Freire.

 

Abstract

The article has as its theme 'Paulo Freire and the ethical-critical condition of education'. Ecognizing the daring of a 'subversive' who liked people and intensely loved the beauty of life. Qualitative research of a theoretical/bibliographic nature, whose objective is to discuss emancipatory educational processes and practices in Paulo Freire's critical-social pedagogy; in this sense, the following works by the illustrious Patron of Brazilian Education were selected: Education as a practice of freedom (1967), Pedagogy of the Oppressed (1968), Pedagogy of Hope (1992) and Pedagogy of Autonomy (1997); in addition to important contributions from its commentators. The results indicate the ethical-critical condition of education in Paulo Freire, namely, a hopeful education for the oppressed, dialectical and dialogical action necessary for the processes of teaching and human learning.

Keywords: Education; Ethical-critical condition; Paulo Freire.

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Biografia do Autor

FERNANDO DE ALMEIDA SILVA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - BAHIA

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador - Salvador/BA (2019). Professor de Filosofia na rede estadual de ensino da Bahia (atual). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura – GETIC/UNIT/CNPq. Doutorando em Educação na Universidade Tiradentes – PPED/UNIT/Aracaju – SE. E-mail: fernando_leia@hotmail.comhttps://orcid.org/0000-0002-4826-350X.

CRISTIANE DE MAGALHÃES PORTO, UNIVERSIDADE TIRADENTES - SE

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Letras e Linguística pela mesma Instituição. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIT). Líder do Grupo de pesquisa: Educação, Tecnologia da In- formação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (UFBA/CNPq). Atualmente está com pós-doutorado em andamento (FACED/UFBA). E-mail: crismporto@gmail.com; https://orcid.org/0000-0001-5622-030X.

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Publicado

29/05/2024
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Como Citar

DE ALMEIDA SILVA, F. D. A. S.; DE MAGALHÃES PORTO, C. Paulo Freire e a condição ético-crítica da educação: Paulo Freire and the ethical-critical condition of education. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. DOI: 10.31792/rc.v20i38.7502. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7502. Acesso em: 21 dez. 2024.