Paulo Freire e a condição ético-crítica da educação

Paulo Freire and the ethical-critical condition of education

Autores

DOI:

10.31792/rc.v20i38.7502

Resumo

O artigo tem como tema ‘Paulo Freire e a condição ético-crítica da educação’. Reconhece a ousadia de um ‘subversivo’ que gostava de gente e amava intensamente a boniteza da vida. Pesquisa qualitativa de cunho teórico/bibliográfico, cujo objetivo é discorrer sobre os processos e práticas educativas emancipatórias na pedagogia crítico-social de Paulo Freire; nesse sentido, foram selecionadas as seguintes obras do ilustre Patrono da Educação Brasileira: Educação como prática da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Pedagogia da esperança (1992) e Pedagogia da autonomia (1997); além de importantes contribuições de seus comentadores. Os resultados indicam a condição ético-crítica da educação em Paulo Freire, a saber, uma educação esperançosa para os oprimidos, ação dialética e dialógica necessária aos processos de ensino e aprendizagem humana.

Palavras-chave: Educação; Condição ético-crítica; Paulo Freire.

 

Abstract

The article has as its theme 'Paulo Freire and the ethical-critical condition of education'. Ecognizing the daring of a 'subversive' who liked people and intensely loved the beauty of life. Qualitative research of a theoretical/bibliographic nature, whose objective is to discuss emancipatory educational processes and practices in Paulo Freire's critical-social pedagogy; in this sense, the following works by the illustrious Patron of Brazilian Education were selected: Education as a practice of freedom (1967), Pedagogy of the Oppressed (1968), Pedagogy of Hope (1992) and Pedagogy of Autonomy (1997); in addition to important contributions from its commentators. The results indicate the ethical-critical condition of education in Paulo Freire, namely, a hopeful education for the oppressed, dialectical and dialogical action necessary for the processes of teaching and human learning.

Keywords: Education; Ethical-critical condition; Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FERNANDO DE ALMEIDA SILVA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - BAHIA

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador - Salvador/BA (2019). Professor de Filosofia na rede estadual de ensino da Bahia (atual). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura – GETIC/UNIT/CNPq. Doutorando em Educação na Universidade Tiradentes – PPED/UNIT/Aracaju – SE. E-mail: fernando_leia@hotmail.comhttps://orcid.org/0000-0002-4826-350X.

CRISTIANE DE MAGALHÃES PORTO, UNIVERSIDADE TIRADENTES - SE

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Letras e Linguística pela mesma Instituição. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIT). Líder do Grupo de pesquisa: Educação, Tecnologia da In- formação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (UFBA/CNPq). Atualmente está com pós-doutorado em andamento (FACED/UFBA). E-mail: crismporto@gmail.com; https://orcid.org/0000-0001-5622-030X.

Referências

ALVES, J. C.; OLIVEIRA, M. L. A. M.; MELO, S. P. de A. L. Uma reflexão sobre a importância da construção da autonomia no processo educativo. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 30, 16 ago. 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/30/uma-reflexao-sobre-a-importancia-da-construcao-da-autonomia-no-processo-educativo/. Acesso em: 10 jan. 2023.

ARROYO, M. G. Paulo Freire: outro paradigma pedagógico? Educação em Revista. Belo Horizonte, Dossiê: Paulo Freire: um legado global, v.35, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v35/1982-6621-edur-35-e214631.pdf. Acesso em: jan. 2023.

BOFF, L. Prefácio. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Paulo Freire. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

BRASIL. Lei n. 12.612/12. Declara o educador Paulo Freire como Patrono da Educação Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 abr. 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12612.httpm. Acesso em: 06 mai. 2023.

BRIGHENTE, M. F.; MESQUIDA, P. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, v. 27, n. 1 (79), p. 155-177, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/kBxPw6PW5kxtgJBfWMBXPhy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2023.

DELORS, J. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Porto, Portugal: UNESCO, Edições Asa, 1996.

DONÁRIO, A.; SANTOS, R. B. dos. Reflexões em economia: conceitos fundamentais. Centro de Análise Económica de Regulação Social (CARS), Universidade Autónoma de Lisboa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ual.pt/handle/11144/3190. Acesso em: 21 jan. 2023.

FREIRE, N. Contribuições de Paulo Freire para a pedagogia critica: "educação emancipatória: a influência de Paulo Freire na cidadania global" ou "a influência de Paulo Freire na educação para a autonomia e a libertação". Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, v. 10, n. 3, nov. 2009, p. 141-158. Universidad de Salamanca, Salamanca, España. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=201014898009. Acesso em: 22 mar. 2023.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021a.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 80. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021b.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 70. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021c.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

GADOTTI, M. Pedagogia: diálogo e conflito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GADOTTI, M. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez Editora, 1996. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/010c2d36-b5ef-446b-8234-c4b4b806d0e5/content. Acesso em: 19 mar. 2023.

GEPPF. Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire. Como Paulo Freire gostaria de ser lembrado. 02 mai. 1997. Disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=930307227732636. Acesso em: 01 mai. 2023.

KOHAN, W. O. Paulo Freire: um menino de 100 anos. Walter Omar Kohan. Rio de Janeiro: NEFI, 2021. Disponível em: https://www.uerj.br/agenda/18793/. Acesso em: 10 abr. 2023.

MIRANDA, R. F. Um estudo sobre a prática pedagógica libertadora de Paulo Freire. Boletim GEPEP, v. 03, n. 04, p. 14-28, jul. 2014. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/grupos/gepep/2d.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

MOYA, I. Paulo Freire: o que dizia a filosofia do educador brasileiro? Disponível em: https://www.politize.com.br/paulo-freire/. Acesso em: 29 fev. 2023.

OLIVEIRA, E. C. de. Prefácio. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire. 70. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021c.

PERES, S. M. Z.; AFONSO, L. H. R.; PERES, G. P. Liberdade e democracia: construção da emancipação humana em Paulo Freire. Dialogia, São Paulo, n. 42, p. 1-13, set./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22376. Acesso em: 25 abr. 2023.

PROJETO MEMÓRIA. Paulo Freire: educar para transformar. 2016. Disponível em: www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/biografia/02_biografia_juventude_e_universidade.html. Acesso em: 20 mai. 2023.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.

SHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Ira Shor; Paulo Freire. Tradução Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

SOAVE, C.; BARBIERI S. C. R.; ROSA, G. A. da. Cuidado do ser em Freire: Dimensão ontológica do ser mais na educação. Revista do NESEF filosofia e ensino, Curitiba, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/63790. Acesso em: 02 mai. 2023.

TAVEIRA, A. S. N. e; SEVERINO, A. J.; ROMÃO, N. P. Ontologia, epistemologia e axiologia na pedagogia do oprimido. Rev. Educ. Perspec. Viçosa, MG, v.9 n.3 p.538-552 set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7157. Acesso em: 03 mai. 2023.

WEFFORT, F. C. Prefácio. Pedagogia como prática da liberdade. Paulo Freire. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021a.

Downloads

Publicado

29/05/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 69
  • pdf downloads: 61

Como Citar

DE ALMEIDA SILVA, F. D. A. S.; DE MAGALHÃES PORTO, C. Paulo Freire e a condição ético-crítica da educação: Paulo Freire and the ethical-critical condition of education. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. DOI: 10.31792/rc.v20i38.7502. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7502. Acesso em: 3 jul. 2024.