OLHA O PASSARINHO, IRMÃOZINHO! Ensaio sobre Fotografia e Gesto

Autores

  • Josebel Akel Fares no@email.com
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Este ensaio está dividido em duas partes: um estudo teórico e um exercício poético de olhar, com interdependência temática, entretanto a leitura de cada ponto pode ser feita separadamente. A primeira revela a essência dos conceitos sobre Fotografia, em Roland Barthes, a partir das resenhas de "A Câmara clara: nota sobre a fotografia" (1984) e "O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III" (1990). A segunda pretende desenvolver um exercício de olhar a partir de fotos-retratos do poeta Ruy Barata, captadas pelas câmeras de cinco fotógrafos. A análise dos retratos associa uma leitura sintagmática, em nível cognitivo e uma leitura dos procedimentos conotativos das Fotografias. É a leitura do Óbvio, pois, segundo Barthes, a leitura do Obtuso não está na língua.

Palavras-chave: Fotografia. Fotografado. Leitura."""

Olha o passarinho, irmãozinho! ah essay on photoqraph and qesture

This essay is divided in two paris: a theoretical study and a poetic exercise of looking with thematic interdependence, nevertheless, the reading of each point can be done separately. The first one reveals the essence of concepts on Photograph in Roland Barthes, from the reviews of "A Câmara clara: nota sobre a fotografia" (1984) e "O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III" (1990). The second intends to develop an exercise related to the action of looking from photos-portrait of the poet Ruy Barata, took by the câmeras of five photographers. The portrait analysis associates a syntagmatic reading on cognitive level and a reading of Photographs connotative procedures. It is the Obvious reading, for, according to Barthes, the Obtuse reading is not in the language.

Keywords: Photograph. Photographed. Reading.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josebel Akel Fares, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP- 2003); mestra em Letras: Teoria Literária (UFPA - 1997). Professora da Universidade do Estado do Pará / Departamento de Artes e Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, pesquisa principalmente temas ligados à Amazônia, como poéticas orais, cultura, literatura, educação e leitura. Coordena o grupo de pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA- UEPA) e participa do Centro de Estudos da Oralidade (PUC/SP); Estudos de Narrativas na Amazônia (UFPA). Membro de entidades científicas, tais como a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Letras e Lingüística (ANPOLL / GT de Literatura Oral e Popular) e a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).

Downloads

Publicado

28/08/2011
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • Sem título () downloads: 0
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • Sem título () downloads: 0
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • Sem título () downloads: 0
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • PDF downloads: 484
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • Sem título () downloads: 0
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • Sem título () downloads: 0

Como Citar

FARES, J. A. OLHA O PASSARINHO, IRMÃOZINHO! Ensaio sobre Fotografia e Gesto. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 95–106, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/74. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos