Pessoas com Deficiência Intelectual e o Sistema Monetário: um diálogo com práticas pedagógicas no contexto da Educação Especial

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática., Deficiência Intelectual., Sistema Monetário.

Resumo

Este relato origina-se de um Diário de Campo que observou as práticas pedagógicas e estratégias utilizadas para o ensino do sistema monetário e uso do dinheiro, tendo, como referência, as mediações dos professores com as pessoas jovens, adultas e idosas com deficiência intelectual nas turmas de Serviço de Atendimento Específico (SAE) de um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAESP).  A metodologia de origem qualitativa e descritiva conduziu para a apresentação das práticas pedagógicas dos professores no contexto do SAE à luz dos referenciais teóricos da Educação Matemática e da Educação Especial. Os resultados e as considerações apontam para o reconhecimento das potencialidades das pessoas com deficiência intelectual, identificando seus saberes, a forma com que acontecem suas aprendizagens, visando promover o direito de oportunidades educacionais para a vida familiar e social.

Palavras-chave: Educação Matemática. Deficiência Intelectual. Sistema Monetário.

 

Abstract

This report has originated from a Field Diary that observed the pedagogical practices and strategies used to teach the monetary system and money use, taking into reference, teachers’s mediations with young, adult and elderly people’s with intellectual disabilities in Specific Assistance Service (SAE) classes from a Specialized Educational Assistance Center (CAESP).The qualitative and descriptive origin methodology led to teachers' pedagogical practices presentation in SAE context in light of Mathematics Education and Special Education theoretical references. The results and considerations point to people’s potencial recognition with intellectual disabilities, identifying their knowledge, the way in which their learning takes place, aiming to promote the educational opportunity right for familiar and social life.

Keywords: Mathematics Education. Intellectual Disability. Monetary System.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Irma Tamanho Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Educação. Professora da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em atuação no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Ponte Serrada. E-mail: tamanhosartoriirma@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5878-9700

Denise Knorst da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, RS.  E-mail: denise.silva@uffs.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0316-5439

 

Bárbara Cristina , Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, RS. E-mail: barbara.pasa@uffs.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5439-2060

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Publicado

10/12/2024
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Como Citar

SARTORI, I. T.; SILVA, D. K. da; PASA, B. C. Pessoas com Deficiência Intelectual e o Sistema Monetário: um diálogo com práticas pedagógicas no contexto da Educação Especial. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7469. Acesso em: 18 dez. 2024.