Os “fios” que tecem o Programa de Assistência Estudantil na Univasf: contextualizando a permanência em tempos de regressão de direitos

The “threads” that weave the Student Assistance Program at Univasf: contextualizing permanence in times of regression of rights

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Política Social, Assistência Estudantil

Resumo

As transformações sociais recentes, forjadas no contexto da educação pública brasileira, culminaram na expansão do acesso, da interiorização e da democratização do ensino superior; evidenciaram alterações significativas no perfil da comunidade acadêmica e demandaram o planejamento e a efetivação de ações, a fim de garantir a permanência estudantil nas instituições de ensino. As ações da Assistência Estudantil são norteadas por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil. Este artigo objetiva refletir sobre as perspectivas e os desafios que têm delineado tal Programa na Universidade Federal do Vale do São Francisco, ao longo dos últimos dez anos. Caracteriza-se como relato de experiência, pautado em pesquisa bibliográfica e documental, buscando contextualizar a forma como o direito à permanência vem sendo forjado diante dos processos de restrição orçamentária e de incertezas quanto à efetivação do direito a educação.

Palavras-Chave: Ensino Superior; Política Social; Assistência Estudantil.

 

Abstract

The recent social transformations, forged in the context of Brazilian public education, resulted in the expansion of access, internalization, and democratization of higher education; showing significant changes in the profile of the academic community and demanded the planning and implementation of actions in order to guarantee student permanence in educational institutions. The National Student Assistance Program guides Student Assistance actions. From this perspective, this study aims to reflect on the perspectives and challenges that have outlined the Student Assistance Program at the Federal University of Vale do São Francisco over the last ten years. It is characterized as an experience report based on bibliographical and documentary research, seeking to contextualize how the right to permanence has been forged in the face of budgetary restriction processes and uncertainties regarding the effectiveness of the right to education.

Keywords: Higher Education; Social Policy; Student Assistance.

 

 

 

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Biografia do Autor

Lucília Mendes Rocha, Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF

Assistente Social da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotada na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PROAE; Mestranda em Extensão Rural (PPGExR/Univasf). Orcid: https://orcid.org/0009-0000-0834-2601. E-mail: mendes.lucilia@gmail.com

 

José Hermógenes Moura da Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF

Antropólogo - Licenciado e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Pernambuco. Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Colegiado de Ciências Sociais. Coordenador do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO/UNIVASF. Coordenador Pedagógico da Licenciatura em Ciências Sociais do PRONERA/UNIVASF. Professor Colaborador do Mestrado em Extensão Rural da UNIVASF. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o uso de Substâncias Psicoativas-LAPIS/UNIVASF. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4617-1839. E-mail: hermogenes.moura@univasf.edu.br

 

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Publicado

24/12/2023
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Como Citar

MENDES ROCHA, L.; HERMÓGENES MOURA DA COSTA, J. Os “fios” que tecem o Programa de Assistência Estudantil na Univasf: contextualizando a permanência em tempos de regressão de direitos: The “threads” that weave the Student Assistance Program at Univasf: contextualizing permanence in times of regression of rights. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7467. Acesso em: 30 dez. 2024.