Os “fios” que tecem o Programa de Assistência Estudantil na Univasf: contextualizando a permanência em tempos de regressão de direitos
The “threads” that weave the Student Assistance Program at Univasf: contextualizing permanence in times of regression of rights
Palavras-chave:
Ensino Superior, Política Social, Assistência EstudantilResumo
As transformações sociais recentes, forjadas no contexto da educação pública brasileira, culminaram na expansão do acesso, da interiorização e da democratização do ensino superior; evidenciaram alterações significativas no perfil da comunidade acadêmica e demandaram o planejamento e a efetivação de ações, a fim de garantir a permanência estudantil nas instituições de ensino. As ações da Assistência Estudantil são norteadas por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil. Este artigo objetiva refletir sobre as perspectivas e os desafios que têm delineado tal Programa na Universidade Federal do Vale do São Francisco, ao longo dos últimos dez anos. Caracteriza-se como relato de experiência, pautado em pesquisa bibliográfica e documental, buscando contextualizar a forma como o direito à permanência vem sendo forjado diante dos processos de restrição orçamentária e de incertezas quanto à efetivação do direito a educação.
Palavras-Chave: Ensino Superior; Política Social; Assistência Estudantil.
Abstract
The recent social transformations, forged in the context of Brazilian public education, resulted in the expansion of access, internalization, and democratization of higher education; showing significant changes in the profile of the academic community and demanded the planning and implementation of actions in order to guarantee student permanence in educational institutions. The National Student Assistance Program guides Student Assistance actions. From this perspective, this study aims to reflect on the perspectives and challenges that have outlined the Student Assistance Program at the Federal University of Vale do São Francisco over the last ten years. It is characterized as an experience report based on bibliographical and documentary research, seeking to contextualize how the right to permanence has been forged in the face of budgetary restriction processes and uncertainties regarding the effectiveness of the right to education.
Keywords: Higher Education; Social Policy; Student Assistance.
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