Percalços da permanência na educação superior: fatores socioeconômicos como condicionantes da evasão

Autores

  • Chaiane de Medeiros Rosa chaianemr@hotmail.com
    UFG
  • Ricardo Ribeiro despertarosol@gmail.com
    UNESP

Resumo

Resumo

Este artigo propõe-se a desvelar o perfil dos estudantes de educação superior brasileira, para compreender a relação entre permanência nesse nível de ensino e os condicionantes de classe. Além disso, busca-se compreender o impacto das políticas de assistência estudantil na permanência dos estudantes com fragilidades socioeconômicas na educação superior. O trabalho realiza-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A parte bibliográfica fundamenta-se em autores como Almeida e Veloso (2002), Baggi e Lopes (2011), Lima Júnior e Ostermann (2010), Oliveira e Catani (2011), Silva Filho et al. (2007), Zago (2006), e outros. A pesquisa documental ampara-se em dados obtidos por meio de estudos publicados pelo Ministério da Educação, Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Palavras-chave: Evasão. Permanência. Assistência estudantil.

"

Mishaps of staying in higher education: socioeconomic factors as conditioning of evasion

Abstract

This article aims to unveil the profile of Brazilian higher education students to understand the relationship between permanence in that level of education and the class constraints. In addition, it seeks to understand the impact of student assistance policies in the permanence of students with socio-economic weaknesses in higher education. The work is carried out through documentary and bibliographical research. The bibliographical part is based on authors such as Almeida and Veloso (2002), Baggi and Lopes (2011), Lima Junior and Ostermann (2010), Oliveira and Catani (2011), Silva Filho et al. (2007), Zago (2006), and others. The documentary research sustains on data obtained from studies published by the Ministry of Education, National Association of Directors of Federal Institutions of Higher Education, Institute of Applied Economic Research and the Brazilian Institute of Geography and Statistics.

Keywords: Evasion. Permanence. Student assistance.

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, UFG

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Araraquara (em andamento). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão (2013). Especialista em Português Jurídico pela Faculdade Integrada Grande Fortaleza (FGF) (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), campus Catalão (2009). Pesquisadora participante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de Catalão NEPEDUCA. Área de interesse em investigação científica: História da Educação, Políticas Educacionais e Educação Superior. Técnica em Assuntos Educacionais na UFG. E-mail: chaianemr@hotmail.com.

Ricardo Ribeiro, UNESP

Possui graduação em Ciências Sociais e Politica pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1985), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, sendo também vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e vice-chefe do Departamento de Ciências da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais. Atua nas seguintes áreas: utilização de recursos tecnológicos de comunicação para programas de formação; formação de professores; descentralizaçãor; avaliação institucional; e formação de conselhos de políticas públicas e sociais. Coordena os trabalhos da Incubadora de Gestores e Lideranças Educacionais da Faculdade de Ciêncais e Letras, UNESP/Araraquara. E-mail: despertarosol@gmail.com

Downloads

Publicado

16/09/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 400
  • PDF downloads: 338

Como Citar

ROSA, C. de M.; RIBEIRO, R. Percalços da permanência na educação superior: fatores socioeconômicos como condicionantes da evasão. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 66–89, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1282. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos