O ensino público superior em contexto político: reflexões acerca do processo de desmonte da universidade a partir de 2016

The higher public education in political context: reflections concerning the university dismantling process from de 2016

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Desmonte, Governo

Resumo

Este artigo problematiza o processo de desmonte do ensino público superior em razão das políticas de contingenciamentos orçamentários a partir do impeachment   de Dilma em 2016. A metodologia reporta-se a uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo na qual realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do tema e seus desdobramentos na literatura especializada. Abordou-se um panorama do contexto político desde a chegada do Governo Lula à Presidência da República, passando pela destituição do Governo Dilma até o advento dos Governos Temmer e Bolsonaro.  Na análise em questão, compreende-se que os cortes nos orçamentos das Instituições Federais de Ensino Superior estão inseridos num projeto de enfraquecimento dessas instituições. Conclui-se que o Estado instrumentaliza os cortes orçamentários como uma política de desmobilização da Autonomia Universitária.

Palavras-chave: Ensino Superior; Desmonte; Governo.

 

Abstract

This article problematizes the dismantling process of the Higher public education due to the budget contingency policies from Dilma´s impeachment in 2016. The methodology report  an exploratory research of qualitative nature  in which a literature review was carried out on the subject and its developments in specialized literature. An overview of the political context was approached since the arrival of the Lula government to the Presidency of the Republic, through the removal of the Dilma Government until the advent of the Temmer and Bolsonaro Governments. In the analysis in question, It must be understood that cuts in the budgets of Federal Institutions of Higher Education are part of a project to weaken these institutions. It is concluded that  the State instrumentalizes budget cuts as demobilization policy the University Autonomy.

Keywords: Higher Education; dismantling; Government.  

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Biografia do Autor

André Ricardo Ribeiro Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorando em Linguística e Literatura pelo Programa   de   Pós-graduação   em   Linguística   e Literatura (PPGLLIT), Câmpus de Araguaína, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestre em Letras (UFT/2018), Assistente Administrativo (Câmpus de Araguaína/UFNT); ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5580-5840

E-mail: ricardoandre@uft.edu.br

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Pós-doutor em Letras pela Universidade da Beira Interior de Portugal; pós-doutor em Letras Clássicas pelo Laboratório de Letras Clássicas da Universidade Federal da Paraíba;  Doutor  em  Letras  pela  Universidade  de  São  Paulo;  Professor  efetivo da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7412-890X.  E-mail: luizpeel@uft.edu.br.

 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora efetiva da Universidade Federal do Tocantins – UFNT. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2411-6580.

E-mail: mjpgon@uft.edu.br

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Publicado

16/09/2024
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Como Citar

RIBEIRO SILVA, A. R.; PEEL FURTADO DE OLIVEIRA, L. R.; DE PINHO, M. J. O ensino público superior em contexto político: reflexões acerca do processo de desmonte da universidade a partir de 2016: The higher public education in political context: reflections concerning the university dismantling process from de 2016. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7268. Acesso em: 4 dez. 2024.