(Pseudo)Humanismo e educação: das históricas centelhas humanistas à ressignificação das práticas cotidianas contemporâneas

(Pseudo)Humanism and education: from the historical humanist sparks to the resignification of contemporary everyday practices

Autores

Palavras-chave:

Humanização na educação, Propósitos da formação escolar, Cotidiano Escolar

Resumo

Neste estudo objetiva-se construir uma reflexão acerca da (pseudo)humanização nos processos de escolarização. A escrita se caracteriza como qualitativa e bibliográfica, estando apoiada no método analítico-hermenêutico e se dividindo em dois momentos. No primeiro, expõem-se amostras teóricas que confirmam a presença de centelhas humanistas na formação humana em diferentes períodos da história, mesmo que em constante embate com formas menos progressistas de educação. No segundo, situado na atualidade, a educação e a humanização são postas em uma perspectiva antropológica, questionando-se também os propósitos hodiernos dos processos de escolarização.  Indica-se, diante das questões levantadas, a responsabilidade com a educação como o caminho para (re)construir a humanização nos processos pedagógicos.

Palavras-chave: Humanização na educação; Propósitos da formação escolar; Cotidiano Escolar.

 

Abstract

This study aims to build a reflection about the (pseudo)humanization in schooling processes. The writing is characterized as qualitative and bibliographical, being supported by the analytical-hermeneutic method and being divided into two moments. In the first, theoretical samples are exposed that confirm the presence of humanist sparks in human formation in different periods of history, even if in constant conflict with less progressive forms of education. In the second, situated in the present, education and humanization are placed in an anthropological perspective, also questioning the current purposes of schooling processes. Given the issues raised, responsibility for education is indicated as the way to (re)build humanization in pedagogical processes.

Keywords: Humanization in education; Purposes of school training; School Life.

 

 

 

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Vieira, Universidade de Passo Fundo

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. E-mail: analucia.vieira32@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3076-9238.

Renata Cecilia Estormovski, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (CAPES). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (CAPES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior – GEPES e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas – GEPCEM. Coordenadora pedagógica da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

E-mail: renataestormovski@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5714-8928

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Publicado

29/10/2023
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Como Citar

VIEIRA, A. L.; ESTORMOVSKI, R. C. (Pseudo)Humanismo e educação: das históricas centelhas humanistas à ressignificação das práticas cotidianas contemporâneas: (Pseudo)Humanism and education: from the historical humanist sparks to the resignification of contemporary everyday practices . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7248. Acesso em: 12 maio. 2024.