Humanismo, práxis educativa e didática em Paulo Freire

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão em torno do pensamento de Paulo Freire na formação docente, em particular no curso de licenciatura em pedagogia de uma universidade estadual no Nordeste brasileiro. Tem como objetivo discutir a formação de professores a luz da teoria freireana, em perspectiva crítica. O estudo, de natureza metodológica bibliográfica, é resultado de inquietações surgidas durante a nossa atuação enquanto docentes, mas também enquanto discentes, no referido curso. Os resultados da pesquisa apontam que a imersão no pensamento crítico e dialético de Paulo Freire nos impele a levar em consideração o seu compromisso com uma educação crítica, política, humana e emancipadora, uma educação utópica, entendida no sentido daquilo que não foi realizado ainda, mas que é passível de realização, dimensões essas fundamentais para uma formação e atuação docente crítica.

Abstract

This paper presents a discussion around Paulo Freire's thinking in teacher education, particularly in the teaching degree course at a state university from the Brazilian northeast. It aims to discuss teacher training in the light of Freire's theory, in a critical perspective. The study, of bibliographic methodological nature, is the result of concerns that arose during our performance as teachers, but also as students, in the referred course. The results of the research show that the immersion in Paulo Freire's critical and dialectical thinking impels us to take into account his commitment to a critical, political, human and emancipatory education, a utopian education, understood in the sense of what has not yet been accomplished, but that is capable of realization, dimensions that are fundamental for critical teacher training and performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Glauber de Oliveira Paulino, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Iniciação Científica (IC-UECE) através do projeto “Educação do Campo é direito e não esmola: educação geográfica, poder e território nos percursos das tensionalidades e tensões no Ceará” onde desenvolve pesquisa referente ao espectro da pedagogia na Educação do campo. Tem experiência de investigação na área de Trabalho, Educação e Organização de Classe. E-mail: francisco.paulino@aluno.uece.br; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5312-569X

Maria Núbia de Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2014), mestra em Educação pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição (2017) e Doutoranda em Educação no mesmo programa. Professora da Rede Municipal de Educação de Caucaia - Ceará, na Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia. E-mail: nubia.araujo@aluno.uece.br; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6386-8021.

.

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando e Mestre em Educação (UFC). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FALC). Graduado em Pedagogia (UECE) e Licenciado em Língua Portuguesa e suas Literaturas (FGF). Professor no Curso de Pedagogia da UECE. Professor de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Tutor no Curso de Pedagogia da UAB/UECE. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação Humana, cadastrado no CNPq e vinculado ao Centro de Educação (CED) da UECE. E-mail: jarlelope@gmail.com; Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0942-6764.

Downloads

Publicado

08/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 308
  • pdf downloads: 285

Como Citar

DE OLIVEIRA PAULINO, F. G. .; DE ARAÚJO, M. N. .; LOPES DE MEDEIROS, J. Humanismo, práxis educativa e didática em Paulo Freire. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3661. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos