Estratégias autorregulatórias, cognitivas e comportamentais empregadas por estudantes de um curso de pedagogia ofertado a distância em função da faixa etária (PUB)

Autores

  • Natália Moraes Góes nataliamoraesg@gmail.com
  • Paula Mariza Zedu Alliprandini paulaalliprandini@uel.br

Resumo

Embasado na Psicologia Cognitiva/Teoria do Processamento da Informação, o estudo teve por objetivo analisar e comparar o uso de estratégias de aprendizagem de estudantes de um curso de Pedagogia ofertado a distância em função da faixa etária. Participaram da pesquisa 532 alunos com idade variando entre 25 e 63 anos. Para a coleta de dados foi aplicada a Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA) proposta por Zerbini e Abbad (2008). Os resultados indicaram menor frequência de uso das estratégias autorregulatórias e maior frequência de uso das estratégias cognitivas e que, no geral, com o avanço da idade, os indivíduos se tornam mais estratégicos. Os resultados indicam a necessidade de intervenções pedagógicas junto aos tutores, de forma a promover maior autonomia e autorregulação da aprendizagem do aluno da EaD, em especial em alunos mais jovens

Palavras-chave: estratégias de aprendizagem, educação a distância, faixa etária."

Self-regulatory, cognitive and behavioral strategies employed by students of a distance undergraduation course of pedagogy considering the age of the group

Based on the Cognitive Psychology/Information Processing Theory, the study had the objective of analyzing and comparing the use of learning strategies" by students of a Pedagogy course offered as Distance Learning as a function of the age group. Five hundred and thirty two students (532) with ages between 25 and 63 years took part in the research. For data collection was used the Scale of Learning Strategies (SLS) proposed by Zerbini and Abbad (2008). Results indicated lower frequency of using self regulatory strategies and higher frequency of using cognitive strategies and that, generally, with advancing age, individuals become more strategic. Results indicate the need of" pedagogical interventions with the tutors, in order to promote higher autonomy and self regulation of learning by the Distance Learning student, particularly in younger students.

Key-words: learning strategies, distance learning, age group.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/03/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 199
  • PDF downloads: 136

Como Citar

GÓES, N. M.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Estratégias autorregulatórias, cognitivas e comportamentais empregadas por estudantes de um curso de pedagogia ofertado a distância em função da faixa etária (PUB). Revista Cocar, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 166–192, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/722. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos