Um experimento didático da modelagem matemática da pluviometria na Região Norte
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo verificar se os professores de Matemática, em formação, ao participarem de um experimento de modelagem matemática, envolvendo dados de GPS, apresentam motivação em usar tal experimento como instrumento didático. Para respondermos esta questão de pesquisa, fizemos um experimento de modelagem matemática envolvendo a pluviometria na região Norte, em duas turmas da disciplina Cálculo Numérico, do Curso de Matemática, de uma Universidade Pública. Os dados utilizados continham uma série histórica das principais cidades do estado. No experimento, observamos mudanças nas atitudes dos alunos relacionadas à segurança no conteúdo, ao enfrentamento de problemas e novas expectativas no uso de seu conhecimento."
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Pluviometria na Região Norte; Formação de professores; Interdisciplinaridade
An didactic experiment of mathematical modeling of the rainfall in North Region
"
The present research aimed to verify whether teachers of Mathematics, in training, taking part in an experiment of mathematical modeling, which involves GPS data, show motivation in using this experiment as a teaching tool. To answer this research question, we made an experiment of mathematical modeling involving the rainfall in Brazilian northern region, in two classes of Numeric Calculus, of Mathematics undergraduate course, in a public university. The data used contained a historical series of the principal cities of the state. In the experiment, we observed changes in the attitudes of the students related to their confidence in the content, to the way they face problems and new expectations in the use of their knowledge.
Keywords: Mathematical Modeling; Rainfall in Brazilian northern region; Teacher in training; Interdisciplinarity."
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 191
- PDF downloads: 173