Pedagogia Universitária na pós-graduação Stricto Sensu e o desenvolvimento profissional dos professores da educação básica

University Pedagogy in Stricto Sensu post-graduation and the professional development of elementary education teachers

Autores

Resumo

Neste artigo propõe-se compreender quais as percepções dos professores da Educação Básica sobre a Pedagogia Universitária vivenciadas numa pós-graduação Stricto Sensu e o seu desenvolvimento profissional após retorno à Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se utilizou questionário de caracterização e entrevistas semiestruturadas para a produção de dados e da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os dados revelam que as ações formativas vivenciadas pelos professores egressos da pós-graduação, potencializaram sua formação devido à ressignificação de seus saberes após retorno à Educação Básica.

Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional; Pedagogia Universitária; Pós-graduação.

 

Abstract

This article aims to understand what are the perceptions of Elementary Education teachers about the university Pedagogy experienced in a Stricto Sensu post-graduation course and their professional development after returning to Elementary Education. This is a qualitative approach research that applied a characterization questionnaire and semi-structured interviews to produce data as well as Bardin's (2016) content analysis technique to interpret them. The data reveal that the educational actions experienced by the graduate teachers have enhanced their training due to the re-signification of their knowledge after returning to Elementary Education.

Keywords: Professional Development; University Pedagogy; Post-graduation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Rodrigues de Souza, SEDUC

Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da UNEMAT. Professora da área de Língua Portuguesa na Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência e Formação (GFORDOC). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5246-3961.   Lattes: https://lattes.cnpq.br/7641232469647919. E-mail: anarodriso@hotmail.com

Loriége Pessoa Bitencourt, UNEMAT

Doutora em Educação pelo PPGE/UFRGS. Docente Efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotada na FACET, Cáceres-MT. Docente credenciada no PPGEdu/UNEMAT, curso de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas; e na REAMEC, Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, na linha de pesquisa: Formação de professores para a educação em ciências e matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7643-2091 E-mail: loriege.pessoa@unemat.br

 

Downloads

Publicado

12/02/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 122
  • pdf downloads: 111

Como Citar

RODRIGUES DE SOUZA, A. P.; PESSOA BITENCOURT, L. Pedagogia Universitária na pós-graduação Stricto Sensu e o desenvolvimento profissional dos professores da educação básica: University Pedagogy in Stricto Sensu post-graduation and the professional development of elementary education teachers. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7169. Acesso em: 23 jun. 2024.