Pedagogia Universitária na pós-graduação Stricto Sensu e o desenvolvimento profissional dos professores da educação básica
University Pedagogy in Stricto Sensu post-graduation and the professional development of elementary education teachers
Resumo
Neste artigo propõe-se compreender quais as percepções dos professores da Educação Básica sobre a Pedagogia Universitária vivenciadas numa pós-graduação Stricto Sensu e o seu desenvolvimento profissional após retorno à Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se utilizou questionário de caracterização e entrevistas semiestruturadas para a produção de dados e da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os dados revelam que as ações formativas vivenciadas pelos professores egressos da pós-graduação, potencializaram sua formação devido à ressignificação de seus saberes após retorno à Educação Básica.
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional; Pedagogia Universitária; Pós-graduação.
Abstract
This article aims to understand what are the perceptions of Elementary Education teachers about the university Pedagogy experienced in a Stricto Sensu post-graduation course and their professional development after returning to Elementary Education. This is a qualitative approach research that applied a characterization questionnaire and semi-structured interviews to produce data as well as Bardin's (2016) content analysis technique to interpret them. The data reveal that the educational actions experienced by the graduate teachers have enhanced their training due to the re-signification of their knowledge after returning to Elementary Education.
Keywords: Professional Development; University Pedagogy; Post-graduation.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 150
- pdf downloads: 133