A Base Nacional Comum Curricular e o “novo” Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) no contexto internacional das reformas educacionais

La Base Curricular Común Nacional y la “nueva” Escuela Secundaria (Ley n. 13.415/2017) en el contexto internacional de las reformas educativas

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Resumo

Por meio deste artigo, objetivou-se analisar como as políticas educacionais brasileiras para a Educação Básica, em específico a BNCC do Ensino Médio e a Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017), se relacionam com proposições de agências regulatórias internacionais, no contexto mundial das reformas educacionais. A partir do método do materialismo histórico-dialético, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e à análise documental. Evidenciou-se que as políticas em questão incorporam recomendações e incentivos de organismos e organizações internacionais para a educação, com destaque para o Banco Mundial. E, envoltas pelo consenso formado da articulação desses agentes externos com os atores da burguesia nacional, estão assentadas em um complexo projeto de mercantilização da educação pública, de padronização da formação escolar e do trabalho docente, e de conformação dos futuros trabalhadores às novas demandas do mercado.

Palavras-chave: BNCC; Ensino médio; Reformas educacionais.

 

Resumen

A través de este artículo, el objetivo fue analizar cómo las políticas educativas brasileñas para la educación básica, en concreto la Base Curricular Común Nacional (BNCC) para la educación secundária y la Reforma de la Educación Secundaria (Ley n. 13.415/2017), se relacionan con las propuestas de los organismos internacionales reguladores, en el contexto mundial de las reformas educativas. Con base en el método del materialismo histórico-dialéctico, se realizó una investigación bibliográfica y el análisis documental. Se evidenció que las políticas en cuestión incorporan recomendaciones e incentivos de organismos internacionales y organismos para la educación, em particular, el Banco Mundial. Y, reforzados por el consenso formado por la articulación de estos agentes externos con actores de la burguesía nacional, se sustentan en un complejo proyecto de mercantilización de la educación pública, de normalización de la formación escolar y del trabajo docente, y de conformación de los futuros trabajadores para las nuevas demandas del mercado.

Palavras-chave: BNCC; Escuela secundaria; Reformas educativas.

             

 

 

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Biografia do Autor

Everton Koloche Mendes Barbosa, Universidade Estadual de Maringá/Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP). E-mail: pg55881@uem.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6371-3436

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM)/ Pró-Reitoria de Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Presidente Prudente. Atualmente é Pró-Reitor de Ensino e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP) e Coordenador da Red Latinoamericana de Estudios sobre Educación Escolar, Violencia y Desigualdad Social (RESVIDES).

E-mail: mvfrancisco@uem.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5410-2374

 

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Publicado

27/10/2024
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Como Citar

BARBOSA, E. K. M.; FRANCISCO, M. V. A Base Nacional Comum Curricular e o “novo” Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) no contexto internacional das reformas educacionais: La Base Curricular Común Nacional y la “nueva” Escuela Secundaria (Ley n. 13.415/2017) en el contexto internacional de las reformas educativas . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7099. Acesso em: 8 dez. 2024.