Diálogos pedagógicos amazônicos: saberes e alternativas na escola de assentamento em Parintins - AM

Autores

  • Denis de Oliveira Silva denissilvamestrado@outlook.com
    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.
  • João Marinho da Rocha denissilvamestrado@outlook.com
    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as perspectivas dos professores, alunos e comunitários sobre o currículo prescrito e realizado na escola Municipal Minervina Reis Ferreira, da Comunidade do Bom Socorro, no Assentamento agrícola de Vila Amazônia - Parintins-AM. Utilizamos a abordagem qualitativa aplicada à educação, como procedimento o dialético, e como técnicas, a observação participante e entrevistas. A educação rural no Baixo Amazonas exclui as vozes dos sujeitos no processo educacional, através das propostas pedagógicas advindas da zona urbana, chamadas de urbanocêntricas, mas, os sujeitos que estudam e trabalham na escola reagem criando o que chamamos de diálogos pedagógicos amazônicos, ou seja, atividades que evidenciam as realidades do local, transformando-as em alternativas identitárias do campo na escola rural amazônica.

Palavras-chave: Educação rural no Baixo Amazonas. Diálogos pedagógicos amazônicos. Formação identitária.

Amazonian pedagogical dialogues: knowledge and alternatives in the settlement school in Parintins- AM

"

This paper aims to analyze the perspectives of teachers, students and community about the prescribed curriculum and held at the Municipal school Minervina Reis Ferreira, of Comunidade do Bom Socorro, the agricultural settlement of Vila Amazon - Parintins-AM. We used a qualitative approach applied to education as the dialectical procedure, and participant observation and interviews as the technics. Rural education in the lower Amazon excludes the voices of the individuals in the educational process through the pedagogical proposals coming from the urban area, but the individuals who study and work at school react creating what we call Amazon pedagogical dialogues, activities that highlight the realities of the place, turning them into alternative identity of the field in the Amazon rural school.

Keywords: Rural Education in the Lower Amazon. Amazon educational dialogues. Identity formation.

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24/03/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 98
  • PDF downloads: 79

Como Citar

SILVA, D. de O.; ROCHA, J. M. da. Diálogos pedagógicos amazônicos: saberes e alternativas na escola de assentamento em Parintins - AM. Revista Cocar, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 127–145, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/707. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos