Tecnologia Digital na Educação Básica – Adoção ou Repúdio?

Digital Technology in Basic Education - Adoption or Repudiation?

Autores

Resumo

A tecnologia digital tem transformado o dia a dia da sociedade, observa-se, no entanto, a dualidade com que esta é compreendida na educação. A investigação aqui apresentada objetivou identificar os obstáculos enfrentados pelos docentes da Educação Básica na inserção curricular da tecnologia digital à luz dos obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu a técnica de inquérito por questionário online aplicado com professores da rede pública. Os resultados mostram que a possibilidade do uso da tecnologia digital na educação já deixou de ser uma dúvida, entretanto, a construção do conhecimento em tecnologia digital e seu uso pedagógico se faz distante da formação do professor, o que oportuniza a construção de um conhecimento baseado no senso comum pouco sujeito a críticas perpetuando obstáculos que tendem a obstruir o planejamento, fragilizando sua adoção.

Palavras-chave: Tecnologia digital; Obstáculo didático e epistemológico; Educação Básica.

Abstract 

Digital technology has transformed the day-to-day of society, however, the duality with which it is understood in education is observed. The investigation presented here aimed to identify the obstacles faced by Basic Education teachers in the curricular insertion of digital technology in the light of Gaston Bachelard's epistemological obstacles. The research, of a qualitative nature, involved the technique of inquiry through an online questionnaire applied with public school teachers. The results show that the possibility of using digital technology in education is no longer a doubt, however, the construction of knowledge in digital technology and its pedagogical use is distant from teacher training, which allows the construction of knowledge based on in common sense, little subject to criticism, perpetuating obstacles that tend to obstruct planning, weakening its adoption.

Keywords: Digital technology; Didactic and Epistemological obstacle; Basic Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, Universidade do Sul de Santa Catarina

Pós Doutora em Tecnologia Educacional, Universidade do Minho (UMinho). Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina - Brasil. Lider do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia da Informação e Comunicação. Orcid iD https://orcid.org/0000-0002-4828-2946.

E-mail:  vera.schuhmacher@animaeducacao.com.br 

Elcio Schuhmacher, Universidade Regional de Blumenau

Pós Doutor em Tecnologia Educacional, Universidade do Minho (UMinho). Doutorado em Química (UFSC). Professor titular do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) Professor da Universidade Regional de Blumenau – Brasil.  Líder do Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional - GETEC-EDU; Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-0037-3651;   E-mail: elcio@furb.br

 

Downloads

Publicado

12/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 246
  • pdf downloads: 174

Como Citar

SCHUHMACHER, V. R. N.; SCHUHMACHER, E. Tecnologia Digital na Educação Básica – Adoção ou Repúdio? Digital Technology in Basic Education - Adoption or Repudiation?. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7004. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos