Tecnologia Digital na Educação Básica – Adoção ou Repúdio?
Digital Technology in Basic Education - Adoption or Repudiation?
Resumo
A tecnologia digital tem transformado o dia a dia da sociedade, observa-se, no entanto, a dualidade com que esta é compreendida na educação. A investigação aqui apresentada objetivou identificar os obstáculos enfrentados pelos docentes da Educação Básica na inserção curricular da tecnologia digital à luz dos obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu a técnica de inquérito por questionário online aplicado com professores da rede pública. Os resultados mostram que a possibilidade do uso da tecnologia digital na educação já deixou de ser uma dúvida, entretanto, a construção do conhecimento em tecnologia digital e seu uso pedagógico se faz distante da formação do professor, o que oportuniza a construção de um conhecimento baseado no senso comum pouco sujeito a críticas perpetuando obstáculos que tendem a obstruir o planejamento, fragilizando sua adoção.
Palavras-chave: Tecnologia digital; Obstáculo didático e epistemológico; Educação Básica.
Abstract
Digital technology has transformed the day-to-day of society, however, the duality with which it is understood in education is observed. The investigation presented here aimed to identify the obstacles faced by Basic Education teachers in the curricular insertion of digital technology in the light of Gaston Bachelard's epistemological obstacles. The research, of a qualitative nature, involved the technique of inquiry through an online questionnaire applied with public school teachers. The results show that the possibility of using digital technology in education is no longer a doubt, however, the construction of knowledge in digital technology and its pedagogical use is distant from teacher training, which allows the construction of knowledge based on in common sense, little subject to criticism, perpetuating obstacles that tend to obstruct planning, weakening its adoption.
Keywords: Digital technology; Didactic and Epistemological obstacle; Basic Education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 246
- pdf downloads: 174